Ir para o conteúdo

Nomeados os membros de Conselhos de Administração de 13 Unidades Locais de Saúde e do IPO de Coimbra

O Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, procedeu à reestruturação das entidades públicas empresariais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da integração dos hospitais e centros hospitalares existentes com os Agrupamentos de Centros de Saúde, adotando para isso o modelo de organização e funcionamento em unidades locais de saúde (ULS), nos termos previstos no Estatuto do SNS.
Nos termos do disposto nos Estatutos dos hospitais, centros hospitalares, institutos portugueses de oncologia e unidades locais de saúde, constantes do Decreto-Lei n.º 52/2022, de 4 de agosto, na sua redação atual, no Decreto-Lei n.º 133/2013, de 3 de outubro, na sua redação atual, no Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de março, e na Lei n.º 82/2023, de 29 de dezembro, que aprova o Orçamento do Estado para 2024, compete à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, I.P., a designação dos membros dos órgãos de gestão dos institutos portugueses de oncologia e das unidades locais de saúde, nos termos do disposto no Estatuto do Gestor Público, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de março.

Atendendo à reestruturação operada pelo Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, que tem subjacente um novo modelo de gestão e de prestação de cuidados de saúde aos utentes, torna-se absolutamente necessário proceder à recomposição dos seguintes órgãos de gestão, de forma a existir plenitude na liderança destas complexas e exigentes instituições.

Foi ouvida, nos termos do Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de março, na sua redação atual, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), que se pronunciou favoravelmente sobre as designações constantes do presente despacho.

De sublinhar que nestas 14 instituições de saúde do SNS, foram nomeados os Diretores clínicos para a área dos cuidados de saúde primários, os Vogais executivos propostos pelos municípios abrangidos pelas respetivas unidades locais de saúde (aguardando-se nos restantes casos a sua indicação ou a avaliação pela CReSAP) e com exceção de um caso, todos os Presidentes dos Conselhos de Administração foram mantidos em funções, nos termos legais.

Não existiu nenhuma exoneração de qualquer elemento dos respetivos conselhos de administração.
Os restantes conselhos de administração irão ser nomeados nos próximos dias, aguardando- se as competentes avaliações da CReSAP.
Trata-se desta forma de um processo tranquilo, visando assegurar uma liderança robusta e uma normalidade em termos gestionários, nesta fase de constituição das unidades locais de saúde.

Nesse sentido a DE-SNS, procedeu à data de hoje à nomeação dos seguintes membros dos conselhos de administração, com efeitos a 1 de janeiro de 2024:

1. Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. – mantêm-se em exercício de funções os atuais membros, os quais foram nomeados em 2023, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários.

a. Vera Adelaide de Jesus Cardoso Santos, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho do cargo são evidenciadas na respetiva nota curricular, que consta do anexo ao presente;

2.  Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Santo António, E.P.E. – mantêm-se em exercício de funções os atuais membros, os quais foram nomeados em 2023, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários.
Ana Correia de Oliveira, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho do cargo são evidenciadas na respetiva nota curricular, que consta do anexo ao presente comunicado.

3.  Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, E.P.E. – mantêm-se em exercício de funções os atuais membros, os quais foram nomeados em 2023, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários.
a. Flávio André dos Santos Gaspar Ribeiro, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho do cargo são evidenciadas na respetiva nota curricular, que consta do anexo ao presente comunicado.

4.  Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra, E.P.E. – mantêm-se em exercício de funções os atuais membros, os quais foram nomeados em 2023, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários.
a. Gonçalo Manuel Carvalheiro Envia, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho do cargo são evidenciadas na respetiva nota curricular, que consta do anexo ao presente comunicado.

5.  Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho, E.P.E. – mantêm-se em exercício de funções os atuais membros, os quais foram nomeados em 2022, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, da Vogal executiva proposta pelos municípios abrangidos pela unidade local de saúde e da Enfermeira diretora pela vacatura do lugar, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.a. Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários – Luis Andrés Amorim Alves;
b. Enfermeira diretora – Maria Luisa Oliveira Martins Albuquerque;
c. Vogal executiva, proposta pelos municípios – Celeste Maria Garcia de Magalhães Meireles

6.  Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, E.P.E. – mantêm-se em exercício de funções os atuais membros, os quais foram nomeados em 2023, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários e da Vogal executiva com o pelouro financeiro, ambos pela vacatura do lugar, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários – Noélia Rubina Correia Liça Pinto;
b. Vogal executiva, com o pelouro financeiro – Carla José da Silva Pais

7.  Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, E.P.E. – renovado o exercício de funções de Licínio Oliveira de Carvalho, no cargo de Presidente do Conselho de Administração, e de Maria Alexandra Liz Cardoso Tomás Borges, no cargo de Vogal Executiva com o pelouro financeiro, cargos para os quais tinham sido nomeados em 2020 e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2022, e procede-se à designação dos restantes membros, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do conselho de administração – Licínio Oliveira de Carvalho;
b. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Catarina Maria Gonçalves Faria;
c. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários – Denise Alexandra Cunha Velho;
d. Enfermeiro diretor – Marco Alexandre Santos das Neves;
e. Vogal executiva, com o pelouro financeiro – Maria Alexandra Liz Cardoso Tomás

8. Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, E.P.E. – renovado o exercício de funções de Margarida Madalena Martins França, no cargo de Presidente do conselho de administração, e de Ana Cecília do Bem Gago, no cargo de Vogal executiva com o pelouro financeiro, cargos para os quais tinham sido nomeadas em 2021 (Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E. P. E.) e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2023, e de Teresa Margarida Rosendo Vaio, no cargo de Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, e de Artur Jorge Dias Carvalhinho no cargo de Enfermeiro diretor, cargos para os quais tinham sido nomeados em 2020, para exercerem funções no conselho diretivo do Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede, e procede- se à designação do membro com as funções de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários e da Vogal executiva proposta pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do conselho de administração – Margarida Madalena Martins França;
b. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Teresa Margarida Rosendo Vaio;
c. Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários – Alcino Jorge Marcos de Sousa Santos;
d. Enfermeiro diretor – Artur Jorge Dias Carvalhinho;
e. Vogal executiva, com o pelouro financeiro – Ana Cecília do Bem Gago;
f. Vogal executiva, proposta pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – Rosa Maria Tomás da Conceição.

9. Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, E.P.E.
– renovado o exercício de funções de António Alberto Brandão Gomes Barbosa, no cargo de Presidente do conselho de administração, e de Luís Fernando Andrade Moniz, no cargo de Vogal executivo com o pelouro financeiro, cargos para os quais tinham sido nomeados em 2019, e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2021, e procede-se à designação dos restantes membros, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do conselho de administração – António Alberto Brandão Gomes Barbosa;
b. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Violeta Ofelia Vázquez Iglesias;
c. Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários – João Miguel Marques Baptista da Silva;
d. Enfermeira diretora – Daniela Maria da Costa Balbeira;
e. Vogal executivo, com o pelouro financeiro – Luís Fernando Andrade

10.    Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, E.P.E. – renovado o exercício de funções de Carlos Manuel Pereira Andrade Costa, no cargo de Presidente do conselho de administração, de Maria Sofia Magalhães Loureiro dos Santos, no cargo de Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, e de Ana Paula Ventura Eusébio, no cargo de Enfermeira diretora, cargos para os quais tinham sido nomeados em 2021 e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2023, e procede-se à designação dos restantes membros, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do Conselho de Administração – Carlos Manuel Pereira Andrade Costa;
b. Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Maria Sofia Magalhães Loureiro dos Santos;
c. Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários – Sérgio Miguel Ribeiro Morais Medina do Rosário;
d. Enfermeira Diretora – Ana Paula Ventura Eusébio;
e. Vogal Executiva, com o pelouro financeiro – Susana Isabel da Costa

11.    Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, E.P.E. – renovado o exercício de funções de José Miguel Dias Paiva e Costa, no cargo de Presidente do conselho de administração, de Carlos Manuel Ferreira Carvalho, no cargo de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares, de Sara Cristina da Silva Pereira, no cargo de Enfermeira diretora, e de Rita Manuela Lopes Moutinho, no cargo de Vogal executiva com o pelouro financeiro, cargos para os quais tinham sido nomeados em 2021 e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2023, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários e da Vogal executiva proposta pelos municípios abrangidos pela unidade local de saúde, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do conselho de administração – José Miguel Dias Paiva e Costa;
b. Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Carlos Manuel Ferreira Carvalho;
c. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários – Marisa de Fátima Lemos Carvalho;
d. Enfermeira diretora – Sara Cristina da Silva Pereira;
e. Vogal executiva, com o pelouro financeiro – Rita Manuela Lopes Moutinho;
f. Vogal executivo, proposto pelos municípios – Paulo Filipe de Almeida e Silva

12.    Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, E.P.E. – renovado o exercício de funções de João Manuel Gonçalves Miranda, Vogal Executivo, cargo para o qual tinha sido nomeado em 2018 e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2021, e procede-se à designação dos restantes membros, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do conselho de administração – Pedro Miguel Guimarães Marques da Cunha;
b. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Clara Sofia Domingues Paz Dias;
c. Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários – Domingos Carneiro Freitas;
d. Enfermeira diretora – Alcina Maria Machado Pereira da Silva;
e. Vogal executivo, com o pelouro financeiro – João Manuel Gonçalves

13.    Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, E.P.E. – renovado o exercício de funções de Joaquim Filomeno Duarte Araújo no cargo de Presidente do conselho de administração, de Vera Maria Sargo Escoto, no cargo de Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, de Jorge Manuel Ramos Lourenço Marques, no cargo de Enfermeiro Diretor, de Raul Alberto Carrilho Cordeiro, no cargo de Vogal Executivo com o pelouro financeiro, e de Ana Amélia Rocha Branco Ceia da Silva Tavares, no cargo de Vogal Executiva proposta pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, cargos para os quais tinham sido nomeados em 2020 e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2022, e procede-se à designação do membro com as funções de Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do conselho de administração – Joaquim Filomeno Duarte Araújo;
b. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Vera Maria Sargo Escoto;
c. Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários – Ana Maria Briosa da Mota Antunes;
d. Enfermeiro Diretor – Jorge Manuel Ramos Lourenço Marques;
e. Vogal Executivo, com o pelouro financeiro – Raul Alberto Carrilho Cordeiro;
f. Vogal Executiva proposta pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – Ana Amélia Rocha Branco Ceia da Silva Tavares.

14. Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO), E.P.E. – renovado o exercício de funções de todos os membros do atual conselho de administração, cargos para os quais tinham sido nomeados em 2021 e cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2023, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciadas nas respetivas notas curriculares, que constam do anexo ao presente comunicado.
a. Presidente do conselho de administração – Maria Margarida Torres de Ornelas;
b. Diretora clínica – Ana Filipa Horta Oliveira Cardoso Pais;
c. Enfermeiro diretor – António João Mendes Moreira;
d. Vogal Executivo, com o pelouro financeiro – Luís Miguel Santos Filipe;
e. Vogal Executiva – Catarina Raquel Jorge Lopes

Notas curriculares

Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, P.E.
Vera Adelaide de Jesus Cardoso Santos
Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Douro II-Douro Sul [Atual] Assistente de Medicina Geral e Familiar na UCSP Lamego [Atual]
Médica Interna de Formação Específica na USF Almedina – Lamego [01/01/2017 –16/11/2021]
Médica Interna de Ano Comum no Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro [01/01/2016– 31/12/2016]
Farmacêutica Adjunta na Farmácia Avenida em Lamego [01/04/2004 – 01/11/2010] Farmacêutica Voluntária em São Tomé e Príncipe no Hospital de Neves [01/12/2003 – 01/03/2004]
Farmacêutica Hospitalar no Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro [19/05/2003– 18/11/2003]
Internato Médico de Medicina Geral e Familiar na USF Almedina em Lamego [01/01/2017– 16/11/2021]. Classificação final: 18,78 valores
Pós-Graduação em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos no Instituto Português de Psicologia em Viseu [01/03/2017 – 13/02/2018].
Mestrado Integrado em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar [01/09/2010 – 31/07/2015].
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra [01/09/1997 – 05/05/2003].

2.         Unidade Local de Saúde de Santo António, E.P.E.
Ana Margarida Ribeiro Correia de Oliveira
Mestrado Integrado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar Universidade do Porto (2011);
Especialista em Medicina Geral e Familiar (2017)
Curso Líderes Fortes, Equipas Fortes, ARS Norte (2023)
Curso Liderar e Gerir equipas com inteligência emocional, ACEs Porto Ocidental (2019) Curso de Pós-graduação em Hipertensão Arterial, Sociedade Portuguesa de HTA (2016)
Pós-graduação em Governação e Políticas Públicas em Saúde – Universidade Católica Portuguesa (2015)
Curso de Especialização em Geriatria – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2013-2014) Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CAP) (2005)
Membro Fundador do Grupo de Estudos de Obesidade da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (2022-2023)
Coordenadora da USF Cedofeita – ACEs Porto Ocidental (2019-2023) Presidente Conselho Técnico UCSP Carvalhosa (2019)
Médica na UCSP Apúlia-Fão ACES Barcelos Esposende (2018)
Vogal do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos (2017-2023) Palestrante em inúmeros Congressos e Encontros médicos.
Membro da Comissão organizadora de inúmeros congresso e jornadas médicas.
Formadora médica com apresentação de casos clínicos, trabalhos de investigação e qualidade, revisões baseadas na evidência e revisões clássicas em diversos congressos e reuniões científicas.

3.         Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, E.P.E.
 Flávio André dos Santos Gaspar Ribeiro.
Ingressou no Ensino Superior no ano letivo 2005/06, no Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, o qual concluiu em julho de 2011 com a classificação final de quinze valores.
Frequentou e concluiu o Curso de Especialização em Medicina da Dor, no ano letivo 2014/15, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a classificação final de dezassete valores.
Ingressou no Internato Médico no concurso 2012-A, a 1 de janeiro de 2012, com a frequência do Ano Comum no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, tendo concluído o mesmo a 31 de dezembro de 2012 com a classificação final de Apto.
Em janeiro de 2013 ingressou no Internato de Formação Especializada em Medicina Geral e Familiar na USF Salvador Lordelo, ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, da ARS Norte, I.P., o qual concluiu na época de fevereiro/abril de 2017 com a classificação final de dezoito vírgula três valores, o que lhe conferiu o Grau de Especialista na área de Medicina Geral e Familiar.
Exerceu, de abril a outubro de 2017, funções médicas na USF Nova Era, UCSP Tâmega e Douro e SASU Paredes, ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul.
Em outubro de 2017 iniciou funções médicas como Assistente de Medicina Geral e Familiar na UCSP Abrantes, ACES Médio Tejo, da Administração de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
Desde fevereiro de 2019 integra, como Médico de Família, a equipa da USF Beira Tejo, ACES Médio Tejo, tendo exercido as funções de coordenador desta unidade desde o seu início de atividade até agosto de 2020.
Desde agosto de 2020 exerce as funções de Presidente do Conselho Clínico de Saúde do ACES Médio Tejo bem como de Responsável pelo Acesso à Informação (RAI) deste ACES. Coordena, desde esta mesma data, a Unidade Local de Gestão do Acesso do ACES Médio Tejo.
Desde outubro de 2021 preside à Comissão de Qualidade e Segurança do ACES Médio Tejo. Foi palestrante, moderador e membro da comissão organizadora de diversos eventos científicos.

4.         Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra, E.P.E.
 Gonçalo Manuel Carvalheiro Envia
Mestrado em Gestão de Empresas – ISCTE Business School (2021/2023).
Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde – INDEG – ISCTE Executive Education (2020/2021). Pós-graduação em Medicina Desportiva pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (2014).
Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2004-2010). Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra de outubro 2021 a dezembro 2023. Coordenador da Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento aos Cuidados de Saúde Primários (ERA) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (março 2020 a outubro 2021).
Médico especialista em Medicina Geral e Familiar na USF Lapiás – ACeS Sintra (agosto 2016 a outubro 2021), tendo exercido funções na Unidade de Cuidados Continuados Integrados Maria José Nogueira Pinto – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (julho 2019 a janeiro 2021), Hospital CUF Sintra (junho 2019 a setembro 2020) e Clube “Sociedade União 1º Dezembro” (épocas 2017-2018 a 2020-2021).
Médico Interno de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar na USF Monte da Lua – ACeS Sintra (2012-2016). Médico Interno do Ano Comum no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (2011).
Membro da Direção do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos no mandato 2021-2023.
Representante da Ordem dos Médicos em grupo de trabalho da Secretaria Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores para elaboração de um modelo de avaliação das unidades de saúde de ilha da Região com vista à obtenção de idoneidade formativa, no âmbito do internato médico, da área de medicina geral e familiar (agosto a novembro 2020).
Membro da Direção do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos no mandato 2017-2020.
Orientador de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar desde 2018.
Tutor de Estágios de Medicina Geral e Familiar do Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School, Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa (2016-2020).
Membro do Conselho Técnico da USF Lapiás – ACeS Sintra (2016-2020).
Membro da Comissão Científica e Júri de Comunicações em vários Congressos e Encontros da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.
Membro Efetivo da Comissão de Internos de Medicina Geral e Familiar da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (2014-2016).
Vice-Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (2009).
Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (2008-2009).
Vogal da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (2007-2008).

5.         Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho, E.P.E.
Luís Andrés Amorim Alves
Concluiu o Curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, na Universidade do Porto, Portugal em 2003.
Concluiu o Internato de Formação Especifica de Medicina Geral e Familiar em 2010, obtendo o grau de Assistente de Medicina Geral e Familiar.
Iniciou funções na Unidade de Saúde Familiar St. André de Canidelo em 2011.
Concluiu o Doutoramento em 2014 com a defesa pública da tese intitulada: “As causas das causas: determinantes socioeconómicos de comportamentos relacionados com a saúde cardiovascular”.
É Orientador de Formação do Internato de Medicina Geral e Familiar desde 2012 e foi diretor de Internato de Junho de 2011 a janeiro de 2015.
É Membro da Coordenação do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias / GRESP da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar desde 2015.
É Professor Associado Convidado de Medicina Geral e Familiar no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.
É investigador no Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR) da Universidade do Porto
Obteve o grau de Assistente Graduado de Medicina Geral e Familiar a 20 de maio de 2021. Concluiu com mérito o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde realizado em 2021 na AESE Business School em 2021.
É atualmente Presidente do Júri da Prova de Conhecimentos do final internato de Medicina Geral e Familiar.
É atualmente membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração de perguntas para Prova Nacional de Acesso à Formação Específica.
É atualmente membro do Sub-Comité de Educação do International Primary Care Respiratory Group
Celeste Maria Garcia de Magalhães Meireles Pinto
2013 – Curso Avançado em Gestão Hospitalar, Porto Business School
2012 – Atualização em Gerenciamento em Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem do Porto/universidades de São Paulo
2005 – Curso de Enfermagem Comunitária, Instituto Formação em Enfermagem, Porto 1996 – Licenciatura em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa, Braga 1984 – Curso Geral de Enfermagem, pela Escola de Enfermagem D. Ana Guedes, Porto 2022 – Presente – Enfermeira Gestora no ACeS Espinho/Gaia.
2015 – 2022 – Diretora Executiva de ACeS Espinho/Gaia
2013 – 2015 – Vogal do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria Maior, Barcelos, como Enfermeira Diretora
2011 – 2013 – Assessora do Conselho Diretivo da ASR Norte para os Cudados de Saúde Primários. 2009 – 2011 – Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Espinho/Gaia.
2006 – 2009 – Enfermeira Chefe no Centro de Saúde dos Carvalhos.
Integrou o grupo de trabalho para a preparação da legislação sobre a metodologia de ação do enfermeiro de família;
Colaborou em Grupos de Trabalhos da ARS Norte. Palestrante em iniciativas dinamizadas pela ARS Norte; Palestrante em várias iniciativas no âmbito da comunicação em que está inserido o ACeS.
Maria Luísa Oliveira Martins Albuquerque.
Licenciada em enfermagem pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Posteriormente realizou uma Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde pelo Instituto Superior de Saúde de Ciências da Saúde Norte, a Especialização em Enfermagem de Reabilitação na Universidade do Minho e em 2020 concluiu o Mestrado de Enfermagem de Reabilitação em Enfermagem de Reabilitação pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Ingressou na carreira de enfermagem em 2003 no Hospital S. João, tendo posteriormente em 2010, assumido funções no Hospital Santa Maria Maior, EPE, de Barcelos. Desde 2014 assumiu funções de gestão por nomeação no serviço da Consulta Externa do Hospital Santa Maria Maior, EPE, local onde deu continuidade ao seu desenvolvimento profissional, tendo em 2022 após procedimento concursal, atingido a categoria de enfermeira gestora no mesmo serviço, até à data. Detentora das Competências acrescidas Avançada em Gestão pela Ordem dos Enfermeiros.
Atividade profissional mais relevante – Após alguns anos na prática de cuidados diretos ao doente, assumiu funções de coordenação/gestão de equipa, desde 2014. Integra variados grupos de trabalho do Hospital Santa Maria Maior (HSMM), Barcelos, nomeadamente, a Direção de Enfermagem, a Comissão de Eventos, o Conselho Coordenador de Avaliação SIADAP – Carreira de Enfermagem, a Coordenação da Equipa multidisciplinar da Comissão de Feridas, colabora na qualidade de formadora da instituição, supervisora clínica na orientação e avaliação de estudantes e integrou ainda a Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos. Coordenadora dos Cursos de Estudantes de Advanced Trauma Life Support (ATLS) do American College of Surgeons da Sociedade Portuguesa de Cirurgia. Integra a Direção da Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas bem como o núcleo de Investigação/Formação da mesma sendo co-cordenadora do Grupo da Viabilidade Tecidular. Participou em diversos projetos e na implementação de processos de melhoria das práticas de cuidados, destacando na implementação das consultas de Enfermagem no HSMM. Foi autora de candidaturas para projetos inovadores e realizou várias comunicações livres e pósteres em eventos científicos, na área da gestão bem como da área de boas práticas nos cuidados de enfermagem. Eleita como vogal suplente do Conselho Diretivo da secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros.

6.          Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, E.P.E.
Noélia Rubina Correia Liça Pinto
Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina Universidade do Porto (FMUP).
Pós-graduação em Hidrologia e Climatologia em FMUP e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Pós-graduação – Executive Master em Gestão em Serviços de Saúde no Instituto Universitário de Lisboa ISCTE em 2019.
Doutoramento em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde na FMUP, em curso desde 2021. Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF) – Assistente Graduada Sénior.
Formação em Auditoria Clínica pela Direção Geral da Saúde (DGS) em 2012.
Assessoria Técnica ao Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. (ARS Algarve), de 2019 a 2023.
Elemento da Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARS Algarve de 2019 a 2023.
Núcleo de Monitorização e Análise de Medicamentos e MCDT da ARS Algarve de 2019 a 2023. Membro da Comissão Nacional do Internato Médico (CNIM) nomeada pela ACSS desde 2023. Membro do Conselho Nacional de Saúde de 2021 a 2023.
Membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos (OM), eleita pela Assembleia dos Representantes de 2020 a 2023.
Secretária da Comissão Permanente da OM de 2020 a 2023.
Presidente do Conselho Nacional de Ensino e Educação Médica da OM de 2017 a 2023. Membro eleito da Direção do Colégio de Especialidade de MGF da OM de 2015 a 2017.
Vice-presidente eleita da Associação Portuguesa de MGF (APMGF)de 2009 a 2015 (2 mandatos). Secretária da Mesa da Assembleia Geral da APMGF desde 2020.
Professora Auxiliar Convidada, no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve (UAlg) no Mestrado Integrado em Medicina de 2010 a 2017.
Orientadora de Formação de Internos da Especialidade de MGF de 2007 a 2019. Formadora em Cursos Curriculares do Internato Médico de MGF do Algarve.
Revisora da Revista Ata Médica Portuguesa desde 2017. Revisora da Revista Portuguesa de MGF em 2011.
Coautora em vários artigos científicos e em 3 livros da área médica. Oradora e moderadora em dezenas de palestras científicas.
Carla José da Silva Pais Aleluia.
Licenciatura em Gestão de Empresas, pela Universidade do Algarve, em 1997.
Frequência de Pós-Graduação em Gestão Empresarial na Universidade do Algarve, em 2000. Diretora dos Serviços Financeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E.P.E., desde abril de 2022.
Assessora do Conselho de Administração e Coordenadora do Núcleo de Eficiência e Controlo de Gestão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E.P.E., entre outubro de 2020 e março de 2022.
Diretora de Produção no Grupo Lusíadas Saúde, das Unidades Lusíadas Saúde no Algarve, entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2020.
Coordenadora Administrava e Gestora da Qualidade no Grupo Lusíadas Saúde, das Unidades Lusíadas Saúde no Algarve, entre julho de 1993 e dezembro de 2017.

7.         Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, E.P.E.
Licínio Oliveira de Carvalho.
Diploma em Administração Hospitalar – Escola Nacional de Saúde Pública (1989/1991, quinze valores). Licenciatura em Direito – UC (1984/1989, catorze valores). Aprovação na parte escolar do Curso de Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, na Faculdade de Direito da UC.
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, EPE desde 14 de junho de 2019; Vogal Executivo do Centro Hospitalar Leiria, E.P.E. – 2014/19; do Centro Hospitalar Leiria-Pombal, E.P.E. 2011/2014; do Hospital de Santo André, E.P.E. – 2005/2011 e do Hospital de Santo André, S.A. – 2002/2005. Administrador Delegado do Hospital de Santo André – Leiria – 2011/2002; do Hospital Distrital de Pombal – 1995/2001 e do Hospital Distrital de Lagos – 1994/1995. Assessor do Presidente do CA da ARS do Algarve – 1994/1995. Administrador Hospitalar do Hospital Distrital de Leiria – 1991/1994. Docente do Ensino Superior de 1992/2002 (Universidade Lusófona) e da Coimbra Business School do Instituto Politécnico de Coimbra (desde 2020).
Realizou e publicou (em colaboração) estudos sobre temas de Saúde, para o Departamento de Recursos Humanos do Ministério da Saúde (1992/1993), e para a Secretaria de Estado da Saúde (1998/1999). Apresentou diversos trabalhos em congressos e workshops da Saúde.
Estágio de advocacia. Frequentou várias ações de formação sobre temas de gestão empresarial, de saúde e na área jurídica, bem como iniciativas de natureza técnico-científica (Seminários, Congressos, Jornadas). Integrou diversas Comissões e Grupos de Trabalho em diferentes áreas da Saúde. Diploma do II Curso de Pós-Graduação em Direito das Empresas do Instituto do Direito das Empresas e do Trabalho – Faculdade de Direito de Coimbra (2002/2003); Programa Avançado em Gestão Empresarial Hospitalar – INDEG/ISCTE (2003); Programa Integrado de Gestão Hospitalar – Universidade Católica Portuguesa (2010) e Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) – AESE Business School (2014). Membro da Comissão de Vencimentos do SUCH (2010/2015) e Membro do Conselho Consultivo do SUCH (desde 2014). Membro do Grupo de Acompanhamento Económico e Social criado no âmbito do Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (2020/2022). Vogal do Conselho Fiscal e Disciplina da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (desde 2013). Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria (desde 2021). Gestor do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano de Negócio da ULS – RL (2022/2023).

Catarina Maria Gonçalves Faria
Mestrado Integrado em Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2005 – 2010; Pós-Graduação em Geriatria – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2014 – 2015;
Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2015 –2016;
Pós-Graduação em Cuidados Paliativos Não-Oncológicos – Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, 2018;
Pós-Graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde – ISLA Santarém, 03/2021 – 10/2021;
Doutoranda no Programa Doutoral em Bioética – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 09/2021 – Atual
Internato Formação Geral e em Medicina Interna no Centro Hospitalar de Leiria, 2011 a 2017 Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) Leiria, desde 2015
Medica Especialista em Medicina Interna, desde 2017
Medica coordenadora da Equipa Intra-Hospitalar Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), 01/2018 a 05/2021;
Membro da Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Leiria, desde 06/2018
Estágio na Unidade de Cuidados Paliativos e Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (700h) (IPO de Coimbra), 03/2020 a 08/2020
Estágio na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (110h) ACES Sintra – Polo Rio de Mouro-Colares, 09/2020 a 10/2020
Presidente da Comissão de Ética Centro Hospitalar de Leiria, desde 07/2021
Diretora de Serviço de Cuidados Paliativos Centro Hospitalar de Leiria, desde 05/2021 Membro da Comissão de Qualidade e Segurança Centro Hospitalar de Leiria, desde 08/2022
Assistente Convidado no Mestrado de Cuidados Paliativos Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, desde 10/2022
Vice-Coordenadora Projeto Leiria Compassiva – Paixão pelos seus! Centro Hospitalar de Leiria, desde 03/2023
Membro da Comissão de Ética Instituto Politécnico de Leiria, desde 04/2023 Competência em Medicina Paliativa, pela Ordem dos Médicos desde janeiro de 2021. Participou como palestrante e apresentou diversos trabalhos em reuniões científicas. Formadora em cursos na área dos Cuidados Paliativos.
Múltiplas colaborações com instituições do ensino superior na área da Bioética e Cuidados Paliativos, incluindo arguência de teses de mestrado.

Denise Alexandra Cunha Velho
1999 – Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com a classificação de 15 valores
2005 – Conclusão do Internato Complementar em Medicina Geral e Familiar, com a classificação de 19 valores
2009 – Pós-graduação em Epidemiologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com a classificação de 17 valores
2018 – Admissão no 3º Ciclo em Medicina, com vista a Doutoramento, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (em curso)
2022 – Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, com a classificação de 17 valores
2023 – Membro fundador do GIL – Grupo de Investigação Litoral, do ACeS Pinhal Litoral
2023 – Membro da Comissão de Peritos do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria Autora e coautora de vários artigos científicos ORCID ID: orcid.org/0000-0003-1341-1047. Identificador CiênciaVitae 531E-DBEE-6132 Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar, com o grau de Consultor, na Unidade de Saúde Familiar Santiago, ACeS Pinhal Litoral, desde 2007
Elemento do Júri Nacional da Prova Teórica do Exame Final de Especialidade de MGF desde 2022 Colaboradora do Gabinete da Prova Nacional de Acesso desde 2021
Directora do Internato de MGF de abril de 2020 a dezembro de 2022
Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Pinhal Litoral, de junho de 2020 a dezembro de 2021
Elemento médico do Conselho Técnico da USF Santiago de 2007 a 2014 Orientadora da Formação Especializada em Medicina Geral e Familiar desde 2008
Colaboradora da ERA Centro (Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento das USF) de 2010 a 2013
Inscrita no Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar, desde 2005, e membro da sua Direção de 2009 a 2014
Membro da Delegação Distrital de Coimbra da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) de 2003 a 2007
Membro dos Órgãos Sociais, Conselho Fiscal, da APMGF, de 2009 a 2014;
Vogal da Direção Nacional da APMGF (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar) desde 2021. Inscrita na Federação Nacional dos Médicos – Zona Centro
Membro da Direção da ADSO (Associação Nacional de Docentes e Orientadores de MGF) desde 2010
Membro do EURACT (European Academy of Teachers in General Practice/family Medicine) desde 2008 e Representante Eleita de Portugal desde 2013
Organizadora e Formadora de Cursos EURACT, nacionais e internacionais, desde 2008 Diretora do Member Services Committee (MSC) do EURACT de 2013 a 2018 Secretária da Direção do EURACT de 2019 a 2023
Vogal da Direção da USF-AN (Associação Nacional das USF) de 2015 a 2021 Vice-Presidente da Assembleia Geral da USF-AN desde 2022 Diretora/Editora-chefe da Revista ADSO de 2018 a 2020

Marco Alexandre Santos das Neves
2019 – Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde, Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria.
2014 – Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, Escola Superior de Saúde de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria.
2012 – Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, Escola Superior de Saúde de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria.
2007 – Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Saúde de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria.
2003 – Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, ISLA – Instituto Superior de Leiria. 1996 – Bacharelato em Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem Dr. Lopes Dias.
De 27 de outubro de 2022 até á presente data – Diretor Executivo do ACES Pinhal Litoral De 10 de setembro de 2022 a 26 de outubro de 2022 – Enfermeiro na UCC Dr. Arnaldo Sampaio, ACES Pinhal Litoral.
Desde setembro de 2018 – Professor Assistente Convidado, Escola Superior de Saúde de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria.
De 18 de abril de 2022 a 09 de setembro de 2022 – Técnico Especialista do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, do Ministério da Saúde do XXIII Governo Constitucional.
De 07 de fevereiro de 2013 a 17 de abril de 2022 – Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Pinhal Litoral.
De 01 de junho de 2004 a 17 de abril de 2022 – Enfermeiro no ACES Pinhal Litoral
Desde o ano letivo 2010/2011 até ao ano letivo 2017/2018 – Professor convidado no ISLA – Instituto Superior de Leiria.
De 03 de março de 2006 a 31 de dezembro de 2011 – Membro da Direção da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém.
De 03 de novembro de 1997 a 31 de maio de 2004 – Enfermeiro no Hospital Santo André, Leiria. De 10 de maio de 1996 a 02 de novembro de 1997 – Enfermeiro no Hospital Egas Moniz.
Integrou ainda vários grupos de trabalho na sua área científica, incluindo grupos de trabalho na área da qualidade. Participou como formador, moderador e organizador em múltiplas formações. Exerceu funções de avaliador e de membro do Conselho Coordenador da Avaliação nos processos de avaliação de desempenho assim como membro de múltiplos júris de avaliação do período experimental. Integrou ainda júris de concursos na sua área profissional. Durante o período pandémico, o seu desempenho destacou-se pelas atividades desenvolvidas na criação, instalação, organização e desenvolvimento de novos serviços como o atendimento em áreas dedicadas ao Covid, centros de testagem e centros de vacinação.
Maria Alexandra Liz Cardoso Tomás Borges, nasceu no Porto, em 24 de Agosto de 1964.
Curso Segurança do Doente: da Qualidade e Segurança à Excelência Clínica, promovido pela DGS e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, 2012. Formação PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde — AESE — Escola de Direção e Negócios, 2011. PACES DIRECT – Programa Avançado de Gestão para Diretores Executivos dos ACES, Curso, do Instituto Nacional de Administração, IP, 2009. Ação de Formação promovida pela Joint Commission International, dirigida a membros da Gestão de Topo e do Gabinete de Gestão da Qualidade, 2004. Pós-graduada em Administração Hospitalar, pela Escola Nacional de Saúde Pública, na Universidade Nova de Lisboa, 1996 – 1998. Licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 1982 -1987.
De março de 2014 até à presente data, Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, E.P.E.. De dezembro 2012 até março de 2014, Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte. De 2009 a 2012, Directora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral I. De 2000 a 2009, Administradora Hospitalar no Hospital Santo André. EPE, Leiria. De 1998 a 2000, Assessora do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde, ARS Centro, IP. De 1988 a 1996, Directora Técnica de uma empresa têxtil vertical. De 1987 a 1988, formadora na Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica do Porto.

8.         Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, E.P.E.
Margarida Madalena Martins França nasceu em Esmoriz, a 22 de abril de 1961. Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa, 1985. Em 1989 concluiu o Curso de Administração Hospitalar, ENSP-UNL; em 2000, Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Faculdade de Economia-UC; em 2004, Curso de Formação Profissional Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho; em 2010 – Curso PADIS, AESE e em 2018 o Advanced Trainning Course of the Doctoral Programme in Public Policies da Universidade de Aveiro.
Iniciou funções no SNS na Maternidade de Júlio Dinis, Porto, no ano de 1989. Diretora dos Departamentos de Aprovisionamento (1991-1994) e Análise de Gestão (1997-2000) do Hospital de São João e Administradora Delegada do Hospital S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira (1994-1997). Em 2000, toma posse como Administradora de 2.ª Classe do quadro do IPO FG, Porto. Em 2003 toma posse como Administradora do 2.º grau da Carreira de Administração Hospitalar. Diretora Adjunta do Instituto da Qualidade em Saúde (IQS), 2000-2005 e Diretora nos anos de 2005-2006. Vogal do Conselho Diretivo do INEM, I.P. 2006-2008; Vogal Executiva do Conselho de Administração do Hospital Magalhães de Lemos, EPE, 2008-2010; Presidente do Conselho de Administração do Hospital do HDES de Ponta Delgada, EPE, ano de 2011; de abril de 2017 a maio de 2018 Vogal do Conselho de Administração do CHVNG/Espinho, EPE, data a partir da qual iniciou funções de Presidente do conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE que mantem à data atual no exercício de um segundo mandato.
Diretora do Programa Pós-Graduação Gestão na Saúde da Católica Porto Business School.
Consultora da Direção-Geral da Saúde na área da Qualidade e Membro dos Conselhos Consultivos do PNS 2015-2020 e PNS 2030. Membro efetivo do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde em representação do membro do Governo da área da saúde de 2019 a 2023. Membro da Direção do Centro Académico Clínico Egas Moniz desde 2021.
Associada fundadora e Presidente da SPQS de 2010 a 2017, Vice-Presidente da APAH, triénio 2013- 2016. Membro do Conselho Científico Multidisciplinar da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG) e da Comissão Nacional da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde.
Auditora do ISQua International Accreditation Programme desde 2015.
Autora de mais de sessenta comunicações em congressos, nacionais e internacionais e de inúmeros artigos sobre administração de serviços de saúde, gestão da qualidade, acreditação em saúde e segurança do doente.
Medalha de Serviços Distintos Grau “Ouro” do Ministério da Saúde, concedida em maio de 2009 pela Ministra da Saúde e Louvor como membro do Conselho para a Qualidade na Saúde da DGS, 2010-2013, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, de outubro de 2013.

Teresa Margarida Rosendo Vaio
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1997). Aluna do Programa Doutoral em Medicina e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2010-2012). Médica do Internato Geral nos Hospitais da Universidade de Coimbra (1998- 1999). Interna do Internato Complementar de Medicina Interna nos Hospitais da Universidade de Coimbra (2000-2006). Assistente Hospitalar de Medicina Interna (2006-2015). Assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna desde 2015. Subespecialista em Doenças do Fígado. Competência em Gestão de Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos. Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS). Curso de Codificação Clínica. Participou em mais de 150 cursos e congressos. Apresentação de 70 trabalhos científicos como autor e mais de 150 trabalhos como coautor, em congressos nacionais e internacionais. Publicação de vários artigos científicos como autor e coautor, em revistas médicas nacionais e internacionais. Membro da comissão organizadora de reuniões científicas nacionais.

Atividade clínica exercida nos Hospitais da Universidade de Coimbra (1998-2005), no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) EPE (2006-2011), e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (polo Hospitais da Universidade de Coimbra) de 2011-2020. Responsável pela Medicina Interna da Equipa D` do Serviço de Urgência do CHVNG/E E.P.E. (2007 -2011). Responsável pela atividade pedagógica do Serviço de Medicina Interna do CHVNG/E EPE. (2007- 2010). Médico AVC do Equipa D` do Serviço de Urgência do CHVNG /E EPE (2008-2011). Membro Dinamizador da Comissão de Controlo de Infeção do CHVNG/E EPE (2008- 2011). Responsável pela calendarização da atividade e da ocupação do quarto de internamento curto do Serviço de Medicina do CHVNG/E. Fundadora em 2007 e Coordenadora do Núcleo de Hepatologia do Serviço de Medicina Interna do CHVNG/E EPE. Substituição do Diretor do Serviço de Medicina do CHVNG/E E.P.E., por motivo de ausência simultânea deste e do subdiretor. Chefe de Equipa de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde (maio de 2015-abril 2020). Elo de ligação do Serviço de Medicina Interna e a Comissão de Controlo da Infeção Hospitalar dos Hospitais da Universidade de Coimbra (2012-2013). Médico da Unidade de Convalescença e Unidade de Paliativos do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (2011-2019). Membro do Núcleo de Apoio Técnico e Consultivo do Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção da Infeção e das Resistências aos Antimicrobianos do CHUC (2019-2020). Presidente de júris para procedimento concursal de Reserva de Recrutamento de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica e Técnico Superior. Interlocutora do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo para o Programa Nacional da Tuberculose (2022-atual). Coordenadora da Comissão de Informatização Clínica do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2022-atual). Coordenadora da Unidade Local de Gestão de Acesso do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2020-atual). Membro da Comissão de Humanização do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2020-atual). Coordenadora do Grupo de Coordenação
Local do Programa de Prevenção da Infeção e das Resistências aos Antimicrobianos do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2020-atual). Membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2020-atual). Coordenadora da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2020-atual). Monitora da prescrição Médica Hospitalar do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (2020-atual). Diretora Clínica e Técnica da Unidade de Convalescença do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo, em substituição na ausência da Diretora Clínica e Técnica (2020-atual). Comissão de Escolha para recrutamento de pessoal Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica e Técnico Superior. Diretora clínica do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo desde abril de 2020.
Docente voluntária da Faculdade de Medicina de Universidade do Porto da unidade curricular de Medicina de 2006 a 2011. Tutora do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2011-2020). Assistente convidada de Propedêutica I e II do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2011 – atual). Formadora no curso de Doença hepática autoimune da SPMI (2018-2020). Coordenadora do Workshop Check up – Thoracic and Abdominal physical examination, In 4Med Congress 2023. Orientadora de internos do ano comum na valência de Medicina Interna (2006-2020). Orientadora de Formação de Internos de Formação Específica de Medicina Interna e de Internos de Formação Específica de diferentes especialidades médicas na valência de Medicina Interna (2006-2020).

Alcino Jorge Marcos de Sousa Santos
Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 1996 com 13 valores;
Especialista de Medicina Geral e Familiar desde 2002 (concluiu a especialidade com 18,3 valores); Assistente De medicina Geral e Familiar desde 2002;
Coordenador da Unidade de Saúde Familiar (USF) entre 29/12/2023 e 9/2020;
Diretor do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar do ACES Baixo Vouga entre 19/03/2021 – 23/11/2021;
Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Baixo Vouga entre 13/10/2020 até ao presente; Na Associação Portuguesa de Grupos Balint fez parte da Direção desde 2013 até 2019, onde desempenhou várias funções na área das Tecnologias de Informação, Tesouraria e formação;
Na Associação Portuguesa de Grupos Balint foi Membro da Comissão Científica desde 2019 até à presente data;
Na Associação Portuguesa de Grupos Balint foi presidente da Comissão Científica nos anos de 2020, 2021 e 2022;
É orientador de formação específica de Medicina Geral e Familiar desde 2018
Coorganizou o Congresso mundial da International Balint Federation, no porto em 2019 e coorganizou os Encontros Nacionais da Associação Portuguesa de Grupos Balint, de forma anual, desde 2013 até 2019;

Artur Jorge Dias Carvalhinho
Licenciado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Pós Graduado em Economia e Gestão de Organizações de Saúde pela Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Curso Avançado em Gestão Pública – CAGEP, pelo Instituto Nacional de Administração I.P, Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – PADIS pela AESE Business School, Certificação como Investigador Clínico pela Nova Medical School e UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da UA, Curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho; Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens; Competências Acrescidas pela Ordem dos Enfermeiros: Avançada em Gestão, Diferenciada em Supervisão Clínica, em Enfermagem do Trabalho e Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção
Enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra (1994-2008):
Enfermeiro no Hospital do Arcebispo João Crisóstomo, Cantanhede (2008-2016):
Enfermeiro Diretor no Hospital do Arcebispo João Crisóstomo desde 2016 até presente data: Coordenador do GCL-PPCIRA, Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança, Presidente do Conselho Coordenador de Avaliação em Enfermagem. Substituição do Presidente do Conselho Diretivo, nas suas faltas e impedimentos.
Implementação de diversos projetos distinguidos nacional e internacionalmente dos quais de destacam “Hospital Amigo dos Mais Velhos”, “Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica de Proximidade” e a Certificação do HAJC como “Age Friendly System” pelo Institute for Healthcare Improvement, primeira instituição portuguesa e segunda na Europa a receber esta certificação.
Membro de Júris (Presidente e Primeiro Vogal) de Procedimentos Concursais para Enfermeiro Gestor em instituições do SNS, e de Concursos para Enfermeiros e Assistentes Operacionais do HAJC;
Membro suplente da Direção da Associação dos Enfermeiros Diretores (ADE);
Membro suplente da Mesa de Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Enfermeiros Gestores e Liderança (APEGEL);
Membro do Conselho Consultivo da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede; Diversos artigos publicados e comunicações em eventos científicos;
Orientador de Alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem, do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, de Curso Pós-Graduação em Supervisão Clínica, Curso de Especialização de Enfermagem do Trabalho e Curso de Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho;
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica da Intervenção Comunitária de Prevenção das Doenças Cardiovasculares “Cantanhede Unida pelo Coração”, promovida Fundação Portuguesa de Cardiologia em colaboração com outras entidades;
Membro do Júri da prova de Aptidão Profissional do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Técnico Profissional de Cantanhede;
Membro da Comissão de Honra do Congresso de Enfermagem em Cuidados Paliativos, organizado pela FORMASAU; Formação e Saúde, Lda;
Membro do Conselho Científico e Revisor da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional; Revisor/Avaliador da Journal Health NPEPS (ISSN 2526-1010), Revista científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Ana Cecília do Bem Gago
Mestre em Economia pela Universidade de Aveiro, em 2008; Licenciada em Economia pela Universidade de Aveiro, em 2005; Licenciada em Contabilidade e Administração – Ramo: Contabilidade e Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, em 2001. Em 2019, concluiu o Curso de Especialização em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa.
Iniciou funções no SNS no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE (CHBV), Aveiro, no ano de 2006. Técnica Superior no Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão (2006/2007), Membro da equipa de trabalho do projeto SCAH – Sistema de Custeio por Atividades Hospitalar (2007/2008), Gestora Hospitalar do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (2007/2018), Gestora Hospitalar do Centro de Responsabilidade de Urgência/Emergência (2008/2009), Gestora Hospitalar do Departamento Cirúrgico/Bloco Operatório (2012/2017), Gestora Hospitalar do Departamento da Mulher e Criança (2012/2013 e 2017/2018), Gestora Hospitalar dos Serviços de Anatomia Patológica, Imagiologia, Imunohemoterapia e Patologia Clínica e dos Serviços Farmacêuticos (2017/2018). Integrou ainda a Comissão de Monitorização da Prescrição Médica de Medicamentos e MCDT e a Unidade Local de Gestão do Acesso (ULGA) do CHBV.
Desde 11 de maio de 2018, exerce funções de Vogal Executiva do Conselho de Administração no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE (CHBV).
Outras competências e cargos: Anteriormente exerceu funções privadas na área da contabilidade; em 2005 colaborou com o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação na recolha, análise e sistematização de dados estatísticos para o Boletim Mensal do Comércio Internacional; em 2005 recebeu o “Prémio Banco de Portugal” e o “Prémio BPI” como melhor aluna finalista da Licenciatura em Economia na Universidade de Aveiro no ano letivo 2004/2005.
Rosa Maria Tomás da Conceição
Doutoranda do Programa “Território, Risco e Políticas Públicas”, da Universidade de Coimbra. Tema da Tese de Doutoramento “Politicas de Saúde Pública e o Risco -o papel das autarquias na prestação dos cuidados de saúde primários”
PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – AESE Business School
Pós Graduação em Saúde Pública na Columbia University em Nova York Mestre em Ciências do Ambiente, pelo New Jersey Institute of Technology, EUA; Licenciada em Biologia pela Montclair Sate University, New Jersey, EUA. Atividade Profissional
Exerce funções na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, como Gestora de Projetos Intermunicipais, na área da Educação; Turismo; Cultura; Empreendedorismo; e Relações Internacionais
Foi Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Responsável pelos Serviços de Aprovisionamento; Instalações e Equipamentos; Gabinete de Segurança e Gestão de Risco; e Serviços Hoteleiros.
Vereadora na Câmara Municipal de Anadia, em regime de permanência e responsável pelos pelouros da Educação, Cultura e Ambiente;
Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, desempenhando funções de acompanhamento de todos os dossiers da Presidência, nomeadamente relações internacionais, processos de obras municipais e gestão de candidaturas aos Programas Europeus
Diretora do Departamento “Workforce Development Program” no Essex County College, em Newark, N.J., EUA (1995-2000)
Professora Assistente do Departamento de Biologia do Essex County College, em Newark, N.J. EUA (1988-1995)

9.          Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, E.P.E.
 António Alberto Brandão Gomes Barbosa
Licenciatura em Economia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Pós-graduação em Economia Financeira, Universidade Lusíada, Porto. Diploma de Estudos Avançados, Departamento de Economia Aplicada, Universidade da Corunha. Mastering Health Care Finance — International Executive Program, IEMS – Institute of Health Economics and Management da UniversitéLausanne, em parceria com a Harvard Medical School e Centro Hospitalar do Porto. Curso “Como gerir unidades de saúde num processo de reforma”, Universidade de Aveiro. 2016-… – Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE.
2010-2012 – Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE. 2007-2010 – Administrador Executivo do Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE.
2013-2016 – Assistente Convidado do Instituto Politécnico do Cávado e Ave. 1989-até à data – Assistente Convidado da Universidade Lusíada.
1997-2001 – Vereador do Ambiente e Vice-presidente (2000-2001) da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
1997-2002 – Administrador Executivo de “Sacramento-Têxteis, SA”.
1991-1997 – Administrador Executivo de “PARS – Sociedade Corretora, SA”.

Violeta Ofelia Vázquez Iglesias
Assistente hospitalar graduado em Medicina Interna. 1998 – Curso de Medicina – Espanha.
2008 – Especialista em Medicina Interna Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA). Desde 2010 – Chefe de equipa de urgência.
Desde 2011 – Orientador de formação de internos de formação específica em medicina interna. Desde 2013 – No âmbito da formação das Unidades coordenadoras funcionais da diabetes (UCFD), sediadas nos ACeS, é responsável pela Unidade integrada de diabetes do CHMA na Unidade de Santo Tirso – UCFD Santo Tirso/Trofa.
2015 – Formou parte do Grupo transversal no processo de acreditação do CHMA. 2019 – Grau de consultor de Medicina Interna – Assistente hospitalar graduado.
Entre 2016 e 2020 – Diretora da Consulta Externa da Unidade de Santo Tirso do CHMA.
Desde 2018 – Coordenadora do Serviço de Medicina Interna – Unidade de Santo Tirso do CHMA. Desde 2020 – Diretora do Centro de Ambulatório do CHMA – Consulta e Hospitais de dia – Unidade de Santo Tirso e Famalicão.

João Miguel Marques Baptista da Silva, nascido a 10 de agosto de 1982, na freguesia de S. Martinho do Bougado, concelho de Santo Tirso.
Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar a 30 de julho de 2007; Está inscrito na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos desde 8 de outubro de 2007, com a cédula profissional número 47658;
Realizou o Ano Comum do Internato no Centro Hospitalar de Torres Vedras em 2008 e iniciou o Internato Médico de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar em janeiro de 2009, na Unidade de Saúde Familiar de Alfena, ACES Maia/Valongo, tendo terminado em março de 2013; Médico de Medicina Geral e Familiar na USF São Tomé, ACES Santo Tirso/Trofa desde abril de 2013, tendo desempenhado papel ativo na sua criação e posterior transição para USF Modelo B; Membro do Conselho Técnico da USF S. Tomé entre maio de 2013 e dezembro de 2020; Coordenador da ADC-C (e, posteriormente, ADR-C) de Santo Tirso/Trofa entre abril de 2020 e janeiro de 2021;
Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Santo Tirso/Trofa desde janeiro de 2021 até ao presente;
Detém o grau de Consultor da Carreira Médica desde dezembro de 2022.

Daniela Maria da Costa Balbeira, nascida a 19 de março de 1977, nacionalidade portuguesa. Bacharelato em enfermagem concluído em 2000.
Licenciatura em Enfermagem concluída em 2001.
Pós-Licenciatura de especialização em enfermagem de reabilitação concluída em 2011.
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho concluído em 2014.
Competências Acrescidas atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros:
Competência Acrescida Avançada em Gestão
Competência Acrescida Diferenciada em Supervisão Clínica
Iniciou a sua atividade profissional em 2000 no Hospital Conde S. Bento, Santo Tirso.
De 2000 a 2011 exerceu a sua atividade profissional como enfermeira e enfermeira graduada no serviço de cirurgia do Hospital Conde S. Bento, Santo Tirso.
Desde 2002 a 2012 colaborou com várias Escolas de Enfermagem na Supervisão de alunos em estágio.
Em 2011 iniciou funções de enfermeira especialista no serviço de ortopedia do CHMA, EPE e na Equipa de Gestão de Altas.
Entre 2012 e 2014 integrou o Grupo Transversal das Infraestruturas no âmbito do projeto de Certificação do CHMA, EPE pelo CHKS.
Em 2017, colaborou na criação do novo serviço de internamento do CHMA, EPE, o Serviço de Internamento Polivalente, onde exerceu funções como enfermeira especialista no apoio à gestão em simultâneo com as funções de enfermeira efetiva na EGA.
Em 2020, exerceu funções de enfermeira especialista no apoio à gestão no internamento ADC na Unidade de Santo Tirso, CHMA, EPE, em simultâneo com as funções na EGA.
Em 2020 foi nomeada pelo Conselho de Administração para desenvolvimento, implementação e gestão do Hospital de Campanha da Covid19 de Santo Tirso, em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso.
Em março de 2022 iniciou funções de enfermeira em funções de gestão do Serviço de Urgência Básica (SUB) do CHMA, EPE que acumulou com as funções de enfermeira efetiva na EGA até dezembro do mesmo ano, altura em que cessou funções na EGA e assumiu exclusivamente as funções de gestão do SUB.
Em 2022, exerceu função de membro de júri de concurso para contratação de enfermeiros especialistas para o CHMA, EPE.
Em 2023 integrou o grupo de trabalho responsável pelo projeto “Agir para Cuidar”, um dos 3 vencedores da Bolsa de Capital Humano da APAH.
Em outubro de 2023 foi nomeada Enfermeira em funções de gestão no Serviço de Cirurgia de Ambulatório do CHMA, EPE, tendo tomado posse do título de Enfermeira Gestora a 01 de dezembro de 2023.

Luís Fernando Andrade Moniz
Naturalidade: Vila Nova de Famalicão.
Licenciatura em Direito, pela Universidade do Minho.
Curso de Especialização em Administração Hospitalar (XXXVIII CEAH), pela Escola Nacional de Saúde Pública — Universidade Nova de Lisboa.
PADIS — Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, da AESE.
Pós-Graduação em Direito do Trabalho, pela Universidade Católica Portuguesa. Mestrando em Direito Administrativo Especial, na Universidade do Minho.
Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., desde abril de 2016 até à corrente data.
Técnico Superior Jurista no Hospital Santa Maria Maior, E. P. E. (HSMM) (de 2007 a 2016), com funções de Diretor do Serviço de Gestão de Recursos Humanos; Coordenador do Gabinete Jurídico; Responsável pelo Acesso à Informação; Vice-Presidente da Comissão de Ética para a Saúde; Membro do Núcleo de Apoio às Crianças e Jovens em Risco; Membro da Equipa de Prevenção de Violência em Adultos.
Vereador na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Vice-Presidente da Mesa da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Ave — CIMAVE Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Young Executive Leader – 2022, pela International Hospital Federation. International Hospital Federation (IHF) YEL Ambassador for Europe – 2023.

10.     Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, E.P.E.
Carlos Manuel Pereira Andrade Costa.
Licenciatura em Direito;
Curso de Administração Hospitalar; Curso de Auditor de Defesa Nacional;
Pós-graduação em Gestão de Instituições sem Fins Lucrativos;
Programa Leadership in Healthcare, Nova School of Business & Economics. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira;
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, em três mandatos consecutivos;
Membro da Direção do Polo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas; Administrador-Delegado do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Alcoitão;
Membro do Conselho de Administração da Fundação Fé e Cooperação, Conferência Episcopal Portuguesa;
Administrador-Delegado do Hospital Ortopédico de Sant’Ana;
Professor de Direito da Saúde e de Gestão Estratégica em diversos Cursos de especialização; Diretor dos Serviços de Planeamento Financeiro e Programação e de Assuntos Bilaterais I, no Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros; Membro do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale Do Tejo;
Administrador-Delegado do Hospital Ortopédico José de Almeida;
Consultor do Diretor-geral da Saúde e Coordenador do Grupo das Tabelas de Nomenclatura, Ponderação e Custos de Atos Médicos do IGIF;
Membro de vários Grupos de Trabalho de iniciativa ministerial Administrador Hospitalar em diversos hospitais;

Maria Sofia Magalhães Loureiro dos Santos

Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Diretora Clínica do Hospital de Vila Franca de Xira, E. P. E.; Diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Vila Franca de Xira; Responsável pelo Registo Oncológico do Hospital Vila Franca de Xira; Diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, E. P. E.; Responsável pelo Registo Oncológico do Hospital Fernando Fonseca, E. P. E.; Chefe de Serviço de Anatomia Patológica no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, E. P. E.; Assistente Graduada de Anatomia Patológica no Hospital Garcia de Orta, E. P. E.; Assistente Hospitalar de Anatomia Patológica no Hospital Garcia de Orta, E. P. E.; Assistente Hospitalar de Anatomia Patológica no Hospital de Curry Cabral; Internato Complementar de Anatomia Patológica no Hospital de Curry Cabral; Internato Geral nos Hospitais Civis de Lisboa.

Sérgio Miguel Ribeiro Morais Medina do Rosário é licenciado em Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina de Lisboa (2006), pós-graduado em Medicina Desportiva (2010).
É atualmente assistente graduado de Medicina Geral e Familiar, com o grau de consultor (desde 2021), a exercer na Unidade de Saúde Familiar Villa Longa (desde 2012). É orientador de formação do internato médico de Medicina Geral e Familiar (desde 2015).
Desempenhou funções de coordenador na USF Villa Longa entre janeiro de 2018 e setembro de 2023. Foi ainda responsável pelo Centro de Vacinação contra a COVID-19 e Gripe Sazonal no ano de 2021, no concelho de Vila Franca de Xira.
É autor e coautor, de várias trabalhos e projetos de investigação médica, tendo publicação em revista científica da especialidade. Tem participado em vários eventos científicos de organizações nacionais e internacionais.

Ana Paula Ventura Eusébio
Licenciatura Enfermagem;
Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação;
Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração dos Serviços de Enfermagem; Mestrado em Comunicação em Saúde;
Doutoranda em Gestão dos Serviços de Saúde
PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde Enfermeira Diretora do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE Enfermeira Diretora do Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE Enfermeira Diretora do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão; Enfermeira Diretora da Unidade de Saúde Maria José Nogueira Pinto;
Enfermeira Adjunta da Enfermeira Diretora do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão;
Enfermeira Chefe de várias unidades de internamento do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão e na Obra Social do Pousal;
Enfermeira Responsável da Formação em Enfermagem do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão;
Membro de vários grupos de trabalho na área dos Sistemas de Informação;
Professora de Gestão em Enfermagem em diversos Cursos de especialização e consultora do
Instituto de Higiene e Medicina Tropical;
Membro do Conselho Científico Multidisciplinar da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia;
Membro de vários Grupos de Trabalho de iniciativa da Ordem dos Enfermeiros; Membro de vários Grupos de Trabalho de iniciativa da Associações Profissionais; Membro de Júri de Concursos da Carreira de Enfermagem;
Autora e co-autora de artigos na área de Enfermagem/Enfermagem de Reabilitação; Formadora na FENACERCI.

Susana Isabel da Costa Braz
Mestre em Gestão de Empresas. Licenciada em Gestão de Empresas.
Responsável do Serviço de Gestão de Recursos Humanos do Hospital de Vila Franca de Xira EPE (2022 – atualidade)
Responsável do Serviço de Gestão Financeira e Património do Hospital de Vila Franca de Xira EPE (2021 – atualidade)
Contabilista Certificada do Hospital de Vila Franca de Xira EPE (2021-atualidade)
Responsável do Serviço de Gestão Financeira do Centro Hospitalar do Médio Tejo EPE (2018- 2021) Contabilista Certificada Centro Hospitalar do Médio Tejo EPE (2018- 2021)
Técnica Superior Coordenadora da área de despesa do Centro Hospitalar do Médio Tejo EPE (2007- 2018)
Professor Convidado na Escola Superior de Gestão de Tomar na Pós-Graduação em Gestão da Saúde
Oradora nas III Jornadas de Fiscalidade e Contabilidade no Instituto Politécnico de Tomar Formadora Curso CEF Nível II módulos de Economia
Contabilista Certificado inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados com o n.º 91030.

11.     Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, E.P.E.
José Miguel Dias Paiva e Costa. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1995. Concluiu a componente letiva do mestrado de Gestão de Serviços de Saúde no ISCTE em 2007 e a pós-graduação em Gestão e Administração Hospitalar na Universidade Portucalense em 2004. Completou o Curso de Auditores de Defesa Nacional 2018/2019, do Instituto de Defesa Nacional (IDN).
Frequentou abundante formação complementar na área da economia e gestão (especialmente na área da saúde), com destaque para o Programa Avançado em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE, o programa para gestores de saúde sobre políticas de saúde intitulado «Your Future in Health Care: Matching Costs and Benefits», na Universidade de Lausanne, Suíça, organizado pela Universidade de Lausanne e pela Harvard Medical International, o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, na AESE e o Curso de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva, do IDN, entre outros.
É, desde fevereiro de 2015, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, E. P. E., entidade do Serviço Nacional de Saúde responsável pela gestão dos Hospitais de S. Sebastião (S. M. da Feira), Hospital de S. João da Madeira e Hospital de S. Miguel (Oliveira de Azeméis), tendo coordenado a equipa que elaborou o Plano de Negócios e o Plano de Desenvolvimento Organizacional da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga.
Entre maio de 2014 e fevereiro de 2015 foi vogal executivo do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., entidade do Serviço Nacional de Saúde, onde teve responsabilidade na coordenação da atividade do Serviço de Recursos Humanos, de Instalações e Equipamentos, de Serviços Hoteleiros e Gestão de Risco, entre outras.
Entre novembro de 2013 e maio de 2014 foi consultor na AGS Consulting, onde realizou trabalhos de diagnóstico operacional, definição de planos estratégicos e de negócio, estruturações de negócios e elaboração de projetos de investimento.
Entre maio de 2005 e setembro de 2013 foi diretor do grupo ICIL – Instituto Clínico, Lda., tendo sido responsável pela gestão global de uma unidade clínica. Nesse âmbito tinha a seu cargo a gestão administrativa e financeira, de recursos humanos, de provisionamento, de manutenção e comercial ao nível da unidade, fazendo a competente articulação com os serviços centrais da empresa.
Entre junho de 2002 e maio de 2005 foi vogal do conselho de administração da Administração Regional de Saúde do Norte, entidade do Serviço Nacional de Saúde, com responsabilidades diretas na área de gestão de recursos humanos, na gestão regional dos programas de recuperação de listas de esperas cirúrgicas (PECLEC e SIGIC), na coordenação do trabalho da área de informática e sistemas de informação. Foi ainda secretário da mesa da assembleia geral da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, S. A., e do Hospital Padre Américo, S. A., e membro da Unidade de Gestão do PO Saúde XXI (vertente FSE) e da Comissão de Acompanhamento do PO Saúde XXI. Entre janeiro de 1995 e abril de 2002 foi diretor comercial e financeiro de J. Costa, Lda., tendo responsabilidades na angariação e gestão de uma carteira de clientes de exportação, dinamização da participação da empresa em feiras internacionais, na negociação de apoios financeiros com a banca e na definição de contratos de fornecimento com os principais fornecedores.
É fluente na língua inglesa, tanto na escrita como na fala. Tem bons conhecimentos nas línguas francesa e espanhola.

Carlos Manuel Ferreira de Carvalho
Licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto (1980 -1986). Ingressou na especialidade no Hospital Distrital de Aveiro (1989)
Em fevereiro 1989 e durante 18 meses cumpriu o serviço militar obrigatório. Após término continuou a sua especialidade no Hospital Geral de Santo António onde terminou em 1995.
Assistente hospitalar do quadro do Hospital Distrital de Mirandela (1995 -1998).
Assistente hospitalar do quadro do Hospital S. Sebastião, Santa Maria da Feira (1998 -2002). Assistente graduado sénior desde 2007.
Diretor de serviço ORL desde a abertura do Hospital (1998 – 2023).
Membro da comissão de avaliação médica do SIADAP 3, carreiras médicas no CHEDV (2014 -2018). Membro da Comissão de Informatização Clínica do CHEDV (2014 -2018).
MBA Executivo da Escola de Gestão do Porto — EGP — Univ. Porto (2007 -2008). Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE em colaboração c/ a Clínica Universitária de NAVARRA — 2005.
Perito convidado do IGIF — Instituto de Gestão e Informática Financeira — para atualização da tabela dos MCDT da Especialidade (2001-2013).
Colaborou como consultor clínico com o IGIF (Instituto de Gestão e Informática Financeira) — Porto — no desenvolvimento da vertente clínica e estatística clínica e SAM (Sistema de Apoio ao Médico) — 1999.
Coordenador clínico do Projeto PQUIP — Portuguese Quality Indicator Project (2000). Membro da Comissão de Qualidade do HSS (1999 -2001).
Codificador de codificação desde a abertura do Hospital (1999 -2001).
Vogal da direção da SPORL (Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia) na direção cessante (2016 -2019).
Nomeado em fevereiro 2020 membro executivo com funções de diretor clínico no conselho de administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E. P. E., entidade do Serviço Nacional de Saúde mantendo-se em funções até à data.
Enquanto membro do CA CHEDV para além da direção médica, tem o pelouro dos Sistemas de Informação, Centro de Estudos Clínicos, Serviços Sociais, Medicina de Trabalho, Psicologia e Grupo profissional dos TSDT.

Marisa de Fátima Lemos Carvalho, nascida a 13 de maio de 1971, na freguesia de Luanda, Angola, com a nacionalidade portuguesa.
Inscreveu-se na Secção Norte da Ordem dos Médicos a 18 de novembro de 1996 sob o número 7964, a que corresponde a cédula profissional número 36929.
Iniciou o Internato Geral a 2 de janeiro de 1997, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, que concluiu a 31 de julho de 1998, nessa instituição com aproveitamento.
Iniciou o Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar a 2 de janeiro de 1999 na Unidade de Saúde de Argoncilhe, que concluiu a 3 de julho de 2002, com a classificação final de dezanove valores vírgula uma décima.
Encontra-se inscrita no Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar desde 7 de janeiro de 2003. Inscrita na APMCG desde 1999 com o número 4617. Iniciou a prorrogação do seu contrato na Unidade de Saúde de Argoncilhe do Centro de Saúde da Feira em 28 de julho de 2002. Posteriormente colocada na Unidade de Saúde de São João de Ver até à data da sua colocação na sequência do Concurso Interno de Ingresso para Provimento de Lugares de Assistente de Clínica Geral, aberto pela Sub-Região de Saúde de Aveiro, conforme aviso publicado no DR número 175 de 25 de julho de 2002. Foi colocada no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira conforme publicado no despacho número 1331/2004 (2ª série) de 3 de fevereiro de 2004. Conforme publicado no apêndice número 38-II série número 70 de 23 de março de 2004 foi disponibilizada para exercer funções no Centro de Saúde de Castelo de Paiva, por um período de 2 anos. Regressou ao Centro de Saúde de Santa Maria da Feira em fevereiro de 2006, tendo sido colocada na Unidade de Saúde de Argoncilhe até outubro de 2006.
Em 23 de outubro de 2006 integrou a equipa que formou a USFFamilias na Unidade de Saúde de Lourosa, atualmente no ACES Feira/ Arouca, onde ainda exerce funções.
Frequência e conclusão de Pós-Graduação Gestão da Qualidade em Saúde no ano de 2012-2013, realizada na Universidade Católica.
Adquiriu grau de consultor da carreira de Medicina Geral e Familiar conforme o aviso nº 12203/2017 publicado no DR, 2ª série- nº197- 12 de outubro de 2017.
Coordenação de Programas e Outras Atividades
Coordenadora do Programa de Saúde Materna da USFFamilias desde 2006. Coordenadora da Consulta de Adolescentes do Centro de Saúde de Castelo de Paiva de abril de 2005 a janeiro de 2006.
Médica da Consulta de Tuberculose do Centro de Diagnóstico Pneumológico de Lamas desde 2007 até 2012.
Responsável pela elaboração, aplicação e apresentação dos resultados do Plano de Acompanhamento Interno elaborado na área da saúde materna da USFFamilias de 2011 a 2013.
Desde 27 agosto de 2015, exerce a função de Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Feira / Arouca, de acordo com Deliberação nº 1959/2015 publicada no DR, 2ª série-nº211- 28 de novembro.
Colaborou na qualidade de docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte, nos anos letivos de 1997/98 e 1998/99, em regime de prestação de serviços, com a categoria de Assistente Estagiária, tendo lecionado aulas práticas na cadeira de Patologia Médica, do Curso de Medicina Dentária, com horário semanal de 4,5 e 3 horas, respetivamente.
Orientadora desde 2007 de estágio de alunos do 6º ano de Medicina e de 1 Interno do Ano Comum no âmbito dos seus estágios em Cuidados de Saúde Primários.
Orientadora de Formação de cinco Internos do Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar desde 2008.
Participação em 5 Júris de Exame de Avaliação Final do Complementar de Medicina Geral e Familiar em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017.

Sara Cristina da Silva Pereira
Licenciada em Enfermagem, Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia pela Escola Superior de Enfermagem Santa Maria.
MBA em Gestão de Organização em Serviços de Saúde – Universidade Fernando Pessoa, Porto. Formação Avançada em Gestão de Equipas – AESE Business School, Porto
Programa de Alta Direção de Instituições de saúde – AESE Business School, Porto
Pós-graduação em Administração e Gestão dos Serviços de Saúde pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis.
Prova Pública para obtenção de Título de Especialista na Área Científica de Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico de Beja.
Frequentou o Curso de Doutoramento em Enfermagem da Universidade Católica do Porto. Experiência Profissional:
Vogal Executiva com Funções de Enfermeira Diretora do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE, desde 20 fevereiro de 2015 à presente data.
Exercício de Enfermeira Especialista no Serviço de Obstetrícia Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga até 2015.
Membro da Direção do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance.
Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis (ESEnfCVPOA) onde coordenou os Cursos de Pós-Graduação em Administração e Gestão dos Serviços de Saúde, e de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, foi Vice-Presidente do Conselho Pedagógico, membro efetivo do Conselho Técnico Científico e Provedor do Estudante.
Integrou vários Júris de concursos de ingresso para a carreira de enfermagem.
Membro de Comissões Científicas e Organizadoras e vários eventos científicos e formativos; Coautora de publicações em revistas nacionais, e apresentou diversas comunicações orais e pósteres em eventos científicos da área da saúde.

Rita Manuela Lopes Moutinho
Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Acesso ao Grau de Mestre em Gestão Empresarial pela Porto Business School, Master in Business Administration Executive pela Porto Business School, Programa da Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) pela AESE Business School, Curso Pós-Graduado em Ensaios Clínicos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN) e Academia Militar, Curso de Certified Internal Auditor (parte I e II) pelo Institute of Internal Auditors, Curso de Auditoria Clínica pela Academia SUCH, frequência de diversas ações de formação nas áreas de gestão pública, saúde e gestão hospitalar, entre as quais: conferências promovidas pela DE-SNS e Ministério das Finanças, seminários promovidos pela AICIB, ENSP, AESE e pela Inspeção Geral das Atividades em Saúde (2017 a 2023), Controlo e responsabilidades inerentes à gestão pública pelo Tribunal de Contas, Curso de Liderança e Comunicação na Saúde pelo IPAS e Ação de Media Training pela APDH, entre outros.
Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar entre o Douro e Vouga, EPE, desde fevereiro de 2015, tendo à sua responsabilidade direta a coordenação de: na área de suporte e de gestão – Serviço de Gestão Financeira, Logística e Imobilizado, Planeamento e Apoio à Gestão (integra a área de codificação clínica), Compras (até junho de 2018), na área de apoio à prestação de cuidados clínicos – Serviço Farmacêutico (desde junho 2018) e na área de prestação de cuidados clínicos – Unidade de Gestão de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, Unidade de Gestão de Medicina Crítica que inclui a emergência, cuidados intensivos e anestesiologia (desde fevereiro 2020) e o centro de responsabilidade médico (até junho de 2018). Exerceu funções no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE, de 2008 até fevereiro de 2015, como diretora do serviço de auditoria interna, sendo responsável pela criação do serviço e pela implementação do sistema de gestão de risco (modelo de COSO), tendo participado na comissão de combate ao desperdício, na equipa de trabalho de elaboração do plano de viabilidade económico-financeira do novo hospital de Amarante e na equipa do projeto piloto do modelo de avaliação de desempenho dos conselhos de administração dos hospitais EPE; de 2004 até 2008, como diretora do serviço de planeamento e apoio à gestão, tendo participado no processo de acreditação pela Joint Commission International, na implementação do SIGLIC, na UHGIC e na elaboração do business plan para a criação do centro hospitalar. Exerceu funções na Deloitte, onde realizou trabalhos na área económico-financeira em empresas de diversos setores de atividade, incluindo o da saúde, de 1988 a 1991 no departamento de auditoria externa, e de 1991 a 2004 no departamento de consultoria de gestão, assumindo o cargo de senior manager desde 2000.
Outras atividades: Efetuou apresentações como convidada de diversas instituições, entre as quais: “Utilização da Codificação Clínica na Gestão em Saúde: exemplo de um hospital – CHEDV”, no workshop promovido pela ACSS e ENSP, e no encontro nacional do programa HOPE, em 2019; “O Assistente Técnico e a Criação de Valor para o Hospital”, nas II Jornadas dos Assistentes Técnicos do CHEDV, em 2019; “Governação: Caso do Setor Hospitalar”, no ISCAC da Coimbra Business School, em 2016; “Implementação da Gestão de Risco no CHTS”, no II Fórum Auditores Internos da Saúde, IPAI, em 2012; “O Papel dos Custos da Qualidade na Gestão da Qualidade”, no seminário promovido pela APQ e Ordem dos Farmacêuticos.

Paulo Filipe de Almeida e Silva Diz
Data de nascimento: 1979-08-05
Especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (2019), Mestre em Gestão pela Universidade de Aveiro (2013); Especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Aveiro (2004); Licenciado em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Aveiro — Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (2002).
Concluiu o Curso de Alta Direção em Administração Pública (2012) e o FORGEP — Diploma de Especialização em Gestão Pública (2011) no INA. No ano de 2007 frequentou o PADIS — Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE — Escola de Direção e Negócios.
Desempenha funções no SNS desde o ano de 2006: Diretor Executivo do ACeS Entre o Douro e Vouga II- Aveiro Norte, desde agosto de 2022, Vogal Executivo do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho E. P. E., de agosto de 2019 até agosto de 2022, Diretor dos Serviços Financeiros do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E. P. E., de fevereiro de 2012 até julho de 2019, Diretor dos Serviços Financeiros do Hospital Infante D. Pedro, E. P. E., de outubro de 2009 até fevereiro de 2012 e Responsável pelo Gabinete de Auditoria Interna do Hospital Infante D. Pedro, E. P. E., entre setembro de 2006 e setembro de 2009.
Professor Convidado (em acumulação de funções) no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) desde janeiro de 2022 e na Universidade Lusófona do Porto entre fevereiro de 2016 e março de 2017.
Entre 2002 e 2006 colaborou como auditor no processo de Revisão Legal das Contas na Sociedade de Revisores Oficiais de Contas Cravo, Fortes, Antão & Associado.

12.      Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, E.P.E.
Pedro Miguel Guimarães Marques da Cunha é Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e Doutorado em Medicina Clínica pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, tendo obtido a classificação final de “Muito Bom”. Completou com Mérito o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE Business School. É Médico do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães onde exerceu várias funções: Consultor e Assistente Hospitalar Graduado em Medicina Interna (2015) e Especialista Europeu em Hipertensão Arterial pela Sociedade Europeia de Hipertensão desde 2011. Coordena desde 2006 a Consulta de Hipertensão e Risco Vascular do Centro para a Investigação e Tratamento da Hipertensão Arterial, que viria a receber a distinção de Centro de Excelência Europeu em Hipertensão Arterial pela Sociedade Europeia de Hipertensão, em 2009. Implementou e Coordenou a Via Verde do AVC desde 2009. Entre 2018 e 2023 desempenhou as funções de Diretor Clínico Adjunto. É Diretor das Áreas de Gestão da Produção Clínica Médica e da Área de Produção de Gestão de Continuidade de Cuidados desde 2019; tem a seu cargo, nestas Áreas, 9 Serviços Clínicos, 2 Unidades Funcionais (a Unidade de AVC / Cuidados Intermédios de Medicina e a Unidade de Hospitalização Domiciliária) bem como a Equipa de Gestão de Altas, da Unidade Avançada de Reabilitação de Cabeceiras de Basto e a Equipa de Cuidados Paliativos. Foi Membro da Comissão de Acompanhamento da COVID19 do HSOG, (onde coordenou os esforços clínicos e de organização com as Autoridades Locais e Regionais, Universidade e uma Rede de Instituições de Saúde que incluiu 12 hospitais e 3 unidades de convalescença). Entre 2020 e 2021 foi Coordenador da Unidade de AVC e Unidade de Cuidados Intermédios Médicos do Serviço de Medicina Interna. Desde 2021 é Diretor do Serviço de Urgência Médico Cirúrgico. Participou e presidiu a vários júris de avaliação para atribuição dos Títulos de Especialista e Consultor em Medicina Interna. No âmbito académico desempenhou ainda as seguintes funções: Investigador no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s) – Laboratório Associado do Governo, e Professor Auxiliar Convidado na Escola de Medicina da Universidade do Minho, Portugal. Coordena o Centro Académico e de Formação do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG), onde atualmente 150 projetos de Investigação Clínica estão em curso. Esteve envolvido em vários projetos de Investigação (nacionais e internacionais) desempenhando funções de coordenação em 3 deles. Publicou 61 artigos e capítulos de livro, em revistas nacionais e internacionais indexadas e com revisão por pares. Editor Associado de 2 Revistas Internacionais e revisor convidado de várias outras. Foi Presidente do Working Group on Hypertension and Brain da European Society of Hypertension (2018-2022) e membro do Executive Committee da Artery Society (ocupando as funções de Vice-Presidente desde 2023). Foi fundador e Coordenador (2017-2021) da Rede de investigação Ibérica em Estrutura Arterial, Hemodinâmica Central e Neurocognição, envolvendo 18 centros académicos e clínicos. Foi Vice Presidente do Working Group on Vascular Structure and Function da European Society of Hypertension (2018-2020). É membro do Writing
Group of the Guidelines on Hypertension of the European Society of Hypertension. Preletor convidado em mais de 150 Conferências Científicas Nacionais e Internacionais. É orientador de alunos de Doutoramento e Mestrado e, desde 2022, Membro do Conselho Científico do Centro Clínico Académico de Braga, Universidade do Minho.
Foi Membro do Conselho Diretivo do Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos entre 2015 e 2023, tendo exercido a função de Presidente entre 2021 e 2023. Em 2004 foi o vencedor da Bolsa de Investigação Clínica da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, tendo com a mesma sido acolhido no Centre d’Investigations Cliniques do Hopital Européen Georges Pompidou em Paris, França (2005 / 2006), sob orientação do Prof. Michel Azizi. Em fevereiro de 2017 recebeu o Prémio Fernando Pádua da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Em maio de 2020 recebeu uma Bolsa de Investigação da Fundação Ciência e Tecnologia, no âmbito do Programa RESEARCH4COVID19. Participou em vários Júris de Doutoramento nacionais e Internacionais, como arguente ou arguente principal.
Clara Sofia Domingues Paz Dias
Grau de Consultor/Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria (2011); Atribuição da Subespecialidade de Nenatologia pela OM (2005);
Assistente Hospitalar de Pediatria/Neonatologia na Unidade de Neonatologia do Serviço de Pediatria do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães – HSOG (2000);
Grau de Especialista de Pediatria Médica (2000). Estágio pós-graduado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos, Perfil na Área de Cuidados Intensivos Neonatais (2000); Internato de Especialidade de Pediatria Médica no Hospital Maria Pia (1995-1999) com estágio pré- graduado em Cuidados Intensivos Neonatais no Hospital Universitari Materno-infantil Vall d’Hebron, UABarcelona;

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1992).
Como formação complementar, concluiu em 2020, a pós-graduação de Gestão em Saúde pela AESE Business School Porto, PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde.
Adjunta da Direção Clínica do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (desde 2018);
Diretora das Áreas de Gestão de Produção Clínica da Mulher e da Criança, da Saúde Mental, de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica e, Ambulatório;
Integrou de 2020 a 2022 a Comissão de Acompanhamento COVID-19 no HSOG; Diretora do Serviço de Neonatologia do HSOG desde 2020;
Responsável da Unidade de Neonatologia do Serviço de Pediatria do HSOG (2016-2020);
Colabora desde 2006 com a Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM) como Tutora e, lecionando aulas teóricas e teórico-práticas. A partir de 2008 tem orientado alunos de Medicina da UM e da Universidade da Beira Interior em Projetos de Opção/Teses de Mestrado;
Orientadora de Formação Especifica de Pediatria e do Estágio de Cuidados Intensivos Neonatais e de Neonatologia/Perinatologia;
Integrou Júris de Avaliação de Exame Final do Internato de Pediatria Médica;
Membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente – CQS do HSOG (desde 2019) com ativa participação no processo de Acreditação da Qualidade do Ministério da Saúde (ACSA, 2022); Participou no Projeto de Acreditação Joint Commission International (JCI) iniciado em 2004 com Certificação em 2008, pertencendo a uma das 13 equipas (GLD: Governance, Leadership and Direction);
Integra e/ou integrou outras Comissões e Grupos de trabalho no HSOG, dos quais destaca: Comissão de Farmácia e Terapêutica (que atualmente preside) Comissão Técnica Especializada de Interrupção Médica da Gravidez (desde 2010), Grupo de Gestão de Risco Clínico, Grupo Dinamizador da Qualidade;

No Hospital Maria Pia foi membro da Comissão de Humanização (1997-2000) e do Núcleo de Apoio à Criança Maltratada (1996-1997);
Foi instrutora da ENFART CIT – Centro Internacional de Treino da American Heart Association, ministrando cursos de Suporte Avançado de Vida Pediátrico em Portugal e Angola;
Foi Coordenadora Científica da Pós-Graduação de Cuidados Intensivos Neonatais para Enfermagem – na Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, ministrando também vários módulos teóricos;
Tem diversas publicações nacionais e internacionais, bem como apresentações na área da Pediatria/Neonatologia;
Integrou Comissão Científica e Comissão de Organização de vários Congressos e Jornadas Médicas, noutras colaborou como palestrante ou moderadora.

Domingos Carneiro de Freitas, Médico, licenciado pela Universidade do Porto, Especialista em Medicina Geral e Familiar e Medicina do Trabalho. Exerce atividade profissional no ACES Alto Ave como Médico Assistente Graduado com grau de consultor. Competência em Gestão de Unidades de saúde pela Ordem dos Médicos após formação ISCTE.

Alcina Maria Machado Pereira da Silva, nascida a 30/08/1959 em Guimarães.
Licenciatura em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Braga, concluída em 1981 Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica pela Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto, concluído em 1992.
Curso de Administração de Serviços de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto, concluído em 1998.
Frequência de vários cursos, congressos, simpósios e seminários sobre diversas temáticas relacionadas com a área da prestação de cuidados, gestão, administração, investigação e qualidade.

Em junho de 1981, assume as funções no Hospital Senhora de Oliveira como enfermeira nos Serviços de Obstetrícia Ginecologia e consulta Externa, e como enfermeira especialista no Serviço de Obstetrícia/Sala de Partos /Puerpério e Ginecologia Neonatologia.
Na área da gestão dos serviços de saúde, assumiu funções de Enfermeira-Chefe no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães desde 25 de março de 1996 dos serviços de Cirurgia A, Ginecologia, Bloco de Partos, Puerpério, Gravidez de Risco E Medicina de Reprodução (PMA), Consulta Externa. Exerceu até à data funções como Enfermeira Gestora no Serviço de Consulta Externa do Hospital da Senhora da Oliveira, função que ocupou desde 2016.

Exerceu funções de Adjunta da Direção de Enfermagem entre 2012 e 2014.
Nomeada como membro de júri de vários concursos para Enfermeiros e Enfermeiros Especialistas; membro da Comissão de Normalização de Consumos, Comissões de Escolha de Material e Grupos de Trabalho no Processo de Acreditação do Hospital Senhora da Oliveira.
Participou em grupos de auditorias internas realizadas pelo Gabinete da Qualidade.
Participou em vários simpósios, cursos, seminários, congressos, e jornadas, quer como palestrante quer como elemento de comissão organizadora, científica e moderadora de mesas.
Responsável pela orientação de vários alunos de Enfermagem, sobretudo em estágios da área da Especialidade e da administração em enfermagem.

João Manuel Gonçalves Miranda
PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde pela AESE – Business School (2020);
Pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde pela Universidade Lusíada (2017);
Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2013);
Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação pela universidade do Minho (2009).
Liderança Orientada Para Resultados – Católica Lisboa Business School (2023)
“Deciding from the C-Suite”, AESE – Business School (2019);
“Liderança, Comunicação e Inovação em Saúde”, AESE – Business School (2019);
Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação conforme a Norma ISO/IEC 20000, Associação Portuguesa para a Qualidade, APQ (2015);
Análise Financeira de Empresas, Universidade do Minho – Executive Business Education (2014);
ISO 27001:2013 – Requisitos para Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, APQ (2013).
Certificação “Information Technology Infrastructure Library (ITIL) V3 Foundation”, pelo Examination Institute for Information Science – Holanda (2010);
De setembro de 2016 até ao presente, Vogal do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG);
De março de 2016 até setembro de 2016, diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação (SGTSI) do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG);
De 2006 até março de 2016, técnico coordenador do SGTSI do HSOG, onde desempenhou também as funções de técnico entre 1992 e 2005;
De 2015 até setembro de 2016, coordenador da Comissão de Informatização Clínica do HSOG;
De 2010 até setembro de 2016, membro do grupo “Gestão da Comunicação e da Informação” no processo de acreditação do HSOG;
– De setembro de 2023 até dezembro 2023, docente convidado na pós-graduação em “Engenharia e Gestão de Operações Hospitalares Lean Healthcare”, na Universidade do Minho;
De 2010 até 2016, docente na pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde e na licenciatura de Secretariado Clínico, no Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave;
Em 2015, docente na pós-graduação “Executive Master in Health Management and Administration”, na CESPU – Angola (Benguela);
Foi membro da Assembleia Geral do Movimento Associação de Sistemas de Informação em Saúde (E-MAIS);
Entre janeiro de 2004 e dezembro de 2020, integrou a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, tendo desempenhado o cargo de Vice-Presidente da Direção entre janeiro 2015 e dezembro de 2017, e de Presidente entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020.

13.     Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, E.P.E.
 Joaquim Filomeno Duarte Araújo
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica (1987) e Pós-graduação em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública (1994).
Atualmente Presidente do Conselho de Administração (Despacho Conjunto do Ministro de Estado e das Finanças e Ministra da Saúde n.º 3728/2020, de 17/03)
Vogal Executivo no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, P.E., (RCM n.º 68/2017, de 01/06). Anteriormente, ocupou as mesmas funções (Despacho5118/2012, de 11/04 e Resolução n.º 10/2015, de 17/02);
Vogal Executivo no Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém E.P.E., (Despacho n.º 10 545/2009, de 16/04);
Vogal Executivo no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, P.E. (Despacho n.º 6 426/2007, de 01/03);
Vogal Executivo no Conselho de Administração dos Hospitais de Portalegre e Elvas (Despacho n.º 16 603/2005, de 08/07);
Administrador Hospitalar na Agência de Contratualização Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do (Despacho de 15/06/2005 do Presidente do Conselho Diretivo);
Administrador Hospitalar, no Departamento de Recursos Humanos da Saúde do Ministério da Saúde na Divisão de Planeamento e Estudos em janeiro de
Diretor do Projeto de Saúde (Cargo equivalente a Presidente do Conselho de Administração) a partir de 01/2001, no Hospital Central de Cabinda e Hospitais Provincial do Zaire e Municipal do Soyo – Províncias de Cabinda e do Zaire em Angola
Membro do Grupo de Trabalho da Task-Force Ano 2000 (Despacho º 10150/99 de 29/04);
Assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Saúde (Despacho º 4390/99 de 29/01);
Membro do  Grupo  de  Trabalho  Sub-Task Force  Ano  2000  (Despacho  03/06/1998)  e  em  1998/1999, Consultor no Banco Mundial para apoio ao Ministério da Saúde da República da Arménia;
Administrador Hospitalar (4º grau) no Hospital de Curry Cabral (Despacho de 23/09/1996);
Integrou o Grupo de Trabalho para a Elaboração da Carta de Equipamentos de Saúde (Despacho n.º 170/96, de 02/05);
Administrador Hospitalar de 4º Grau em 1995, no regime tutelado no Hospital de Pedro em Vila Real, (Concurso Externo de Ingresso – DR n.º 126, II série de 31/05/1995);
Administrador Hospitalar de Área no Hospital de Curry Cabral (08/08/1994) e no Grupo de Trabalho do Projeto Europeu COSTAIM, na ARS de Lisboa e Vale do Tejo (01/06/1994).
Na área do ensino politécnico e universitário, Assistente Convidado desde o ano letivo de 2015/2016 (Iº semestre), 2018/2019   (2º   semestre),  2019/2020,   2020/2021,  2021/2022   e   2022/2023,   no   Instituto Politécnico de Portalegre.

Vera Maria Sargo Escoto
Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna.
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciência médicas da Universidade Nova de Lisboa, Pós- graduação em Gestão Estratégica de Unidades de Saúde, Curso de migração da ICD – 9 para ICD – 10 (2016), Competência em Codificação Clínica, Dimensão Comportamental em Auditoria e Especialização em Gestão de Unidades de Saúde;
Diretora Clínica da ULSNA – EPE nomeação publicada em D.R. nº 612020, serie II de 2020-03-26 até à presente data
Responsável pela coordenação do plano de contingência da ULSNA nas jornadas mundiais da juventude.
Diretora Clínica dos cuidados hospitalares da ULSNA-EPE, nomeação publicada em D.R.nº106, Série I de 2017-06-01 a 25-03-2020 2017
Responsável da Unidade Funcional da Hospitalização Domiciliária, em funções desde. 2019 (Deliberação do Conselho de Administração de 18.04.2019)
Diretora de Departamento das Especialidades Médicas da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E de 2015 a 2017 (Deliberação do Conselho de Administração de 19.08.2015), bem como Diretora dos Serviços de Medicina Interna dos Hospitais de Portalegre e Elvas da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., 2015 – 2017;
Adjunta da Direção Clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E. de 2012/ 2014(Deliberação do Conselho de Administração de 20.04.2012) e Auditora Interna da Codificação Clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., 2007 assim como .Diretora do Serviço de Urgência, SUB Elvas Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., 2009 a 2015. (Deliberação do Conselho de Administração de 30.01.2009) bem como Auditora Interna da Triagem de Manchester, de 2009 até à data atual.
Adjunta da Direção Clínica para a Área da Urgência do Hospital de Elvas, 2000 – 2002, como também Diretora do Serviço de Urgência do Hospital de Elvas, 1999 – 2002
Competência em codificação clínica dada pela Ordem dos Médicos em 2016.
Curso de Pós Graduação de Gestão Estratégica de Unidades de Saúde pela Universidade de Évora em 2015/2016 – PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – 2018.
Formadora em codificação clínica- ICD 10 (11/2016), Formadora da ACSS/Universidade Nova de Lisboa, Formadora do Curso de Suporte Imediato de Vida, Orientadora de estágios de Internos de Formação Específica de Medicina Interna, e integrou o grupo do Estudo Nacional dos Eventos Adversos em Hospitais Portugueses, da E.N.S.P;
Membro da Ordem dos médicos (28832), Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar, Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais (sócia fundadora), Sociedade Extremeña de Medicina Interna

Ana Maria Briosa da Mota Antunes
Assistente Graduada Sénior de Medicina Geral e Familiar.
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa e Curso Avançado em Metodologia de Investigação (organizado pelo Instituto de Clínica Geral da Zona Sul – novembro de 1995 a maio de 1996) e Formação de “Líderes em aspetos clínicos e organizativos em Cuidados Continuados (da responsabilidade do Ministério da Saúde e organizado pela Gesaworld, que decorreu em Barcelona em julho de 2006) e em 2023 – PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, AESE Business School, Lisboa.
Atualmente Coordenadora e Responsável da UCSP e Centro de Saúde de Alter do Chão, – Deliberação de 10/04/2023 do Conselho de Administração da ULSNA, EPE;
Atualmente Coordenadora e Responsável da UCSP e Centro de Saúde do Crato, – Deliberação de 09/03/2022 do Conselho de Administração da ULSNA, EPE, – Circular Informativa n.º 12/2022, de 11/02;
Médica Especialista integrando, em 07/01/2016, a Equipa de Apoio ao Coordenador Nacional para a Reforma do SNS na área de Cuidados Integrados e Médica Especialista em MGF colocada no Centro de Saúde de Crato – Deliberação de 23/08/2012 do Conselho de Administração da ULSNA, EPE;
Diretora Executiva do ACES de S. Mamede, por fusão dos dois agrupamentos dos centros de saúde
– ACES Caia e ACES de S. Mamede – Deliberação de 17/05/2012 do Conselho de Administração da ULSNA, EPE, Circular Informativa n.º 25/2012, de 17/05/2012;
Assessora da Presidente do Conselho de Administração para a área dos Cuidados de Saúde Primários
– Deliberação de 17/05/2012 do Conselho de Administração da ULSNA, EPE, – Circular Informativa n.º 26/2012, de 17/05/2012.
Diretora do Centro de Saúde de Portalegre, em acumulação com a Direção Executiva do ACES de S. Mamede – Deliberação de 04/06/2010 do Conselho de Administração da ULSNA, EPE, – Circular Informativa n.º 48/2010, de 14/06/2010.
Chefe de Serviço de Clínica Geral, deixando de exercer funções no Centro de Saúde de Portalegre e passando a exercer no Centro de Saúde de Marvão – Deliberação do Conselho de Administração da ULSNA, EPE, precedendo concurso para a categoria a partir de 01 de setembro de 2009 e Médica Especialista, membro da Equipa Regional de Cuidados Continuados Integrados da Região Alentejo, desde 27/9/2006.
Orientação de Estágios Clínicos de alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa na área de MGF de 2002 a 2006.
Assistente Graduado de Clínica Geral no Centro de Saúde de Portalegre, nomeada por tempo indeterminado – Deliberação de 24/01/2001 do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Alentejo – Apêndice n.º 35, DR, II, n.º 70, de 23/03/2001;
Progressão na carreira médica de clínica geral, para a categoria de Assistente Graduado, com efeitos a 05 de março de 1998, data em que adquiriu o grau de Consultor de Clínica Geral – Despacho de 12/01/1999 do Coordenador Sub-Regional de Saúde de Portalegre da Administração Regional de Saúde do Alentejo – Apêndice n.º 39/99, DR, II, n.º 77/99, de 1 de abril de 1999;
Assistente da Carreira Médica de Clínica Geral do quadro de pessoal do Centro de Saúde de Arronches da Sub-região de Saúde de Portalegre, aprovado pela Portaria n.º 772-B/96, de 31 de dezembro. – Deliberação de 29/04/1998 do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Alentejo, – DR, II, n.º 233, Apêndice n.º 127/98, de 09/10/1998 e Assistente da Carreira Médica de Clínica Geral, após conclusão 7.º programa de Formação especifica – Despacho de 28/09/1995 do Coordenador Sub-Regional de Saúde de Portalegre. – Apêndice n.º 81/95, DR, II, n.º 280, de 05/12/1995;
Clínico Geral em regime de prestação eventual de serviço, para o Centro de Saúde de Arronches na Administração Regional de Saúde de Portalegre – Despacho de 20/12/1985 da Ministra da Saúde, DR, II, n.º 191, de 21/08/1986 e Clínico Geral, no Centro de Saúde de Arronches – Despacho de 25-10-1995, do Ministro da Saúde, em lugar de mapa de pessoal da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Sub-Região de Saúde de Portalegre. – DR, II, n.º 287/95, de 14/12/1995;
Na área do ensino politécnico e universitário, Assistente Convidado na Escola Superior de Enfermagem de Portalegre, do Instituto Politécnico de Portalegre, de 1986 a 1991.

Jorge Manuel Ramos Lourenco Marques
Enfermeiro desde dezembro de 1990, licenciado em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Portalegre. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Escola Superior de Saúde de Setúbal (2012). Frequentou o IV Mestrado em Bioética da Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo concluído a parte curricular. Curso de Especialização em Gestão de Unidades de Saúde (DEGESTUS) pelo INA. Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) pela AESE. Atualmente e desde Março de 2020, Enfermeiro Diretor e Vogal Executivo no Conselho de Administração da ULSNA, EPE (com a área da gestão hoteleira e do gabinete de garantia e promoção da qualidade). Responsável na Unidade de Gestão do Risco (desde 3/2003), coordenou a elaboração, implementação e auditoria dos planos de Emergência e de intervenção em situação de catástrofe da ULSNA (dois hospitais e 16 centros de saúde). Coordenador da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM (de 3/2007 até 3/2023), responsável pela implementação do serviço nesta unidade. Colaborou no INEM nas equipas médicas de helitransporte (10/2012 até 3/2020). Responsável e co-criador da plataforma interna de notificação de incidentes, membro da Comissão da Qualidade e Segurança, membro do grupo local do plano de contingência de Saúde Sazonal. De 15/11/2017 até 3/2020, membro da Direção de Enfermagem da ULSNA, EPE por eleição da Comissão de Enfermagem. Na Comissão de Controlo de Infeção entre 1/2005 e 8/2010. De 9/2005 até 7/2008 responsável pelo Gabinete de Comunicação do HDJMG. Até 4/2000 exerceu no SU do HDJMG e desde essa data até 10/1/2005 no Serviço de Medicina Homens, foi responsável pela formação em serviço de 2002 a 2005. Formador na ULSNA nas áreas da emergência, prevenção de incêndios e evacuação, suporte básico de vida, colabora na formação em Suporte Avançado de Vida. Assessor da Direção de Enfermagem de 3/2010 a 3/2012. Membro dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, desde 1992, em diversos postos, no corpo ativo e no comando. Formador da Escola Nacional de Bombeiros (desde 1995), na formação inicial em emergência médica (TAT, TS e RTAT, SBV DAE). Colabora com instituições do Ensino Superior, quer na área da emergência médica, quer na que respeita ao Controlo de infeção (CTesp e Licenciaturas), bem como no Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica no referente ao planeamento em emergência e catástrofe.

Sócio de diversas associações, destaca-se a APEGEL (Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança) e a APEMERG (Associação Portuguesa de Enfermeiros e Médicos de Emergência). É presidente da Assembleia Municipal de Marvão.
De 1/1 e 20/2/2008, integrou a convite do INEM, a equipa médica destacada com a GNR em Timor-Leste, tendo prestado assistência ao Presidente Ramos Horta no atentado que sofreu a 11/2/2008. Distinguido: Louvor Exma. Sr.ª Ministra da Saúde, Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde grau prata, Medalha de Mérito “Liberdade e Segurança na União Europeia” Exmo. Sr. Ministro da Administração Interna, Medalha de Mérito Municipal grau prata, Município de Portalegre e Medalha de Mérito Municipal, Município de Marvão, Medalha de Mérito da Presidência da República de Timor-Leste e Louvor Coletivo do Exmo. Sr. Ministro da Saúde de 21/12/2012.

Raul Alberto Carrilho Cordeiro
-Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde – Desenvolvimento Humano e Social pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2012); Pós-doutoramento em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil, (2022), Mestrado em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2003); Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende (1995). Estudante de Pós-doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (desde 2021).
-PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, AESE Business School, Lisboa (2021);
-Curso de Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade – Instituto Politécnico de Portalegre (2011);
-Curso de Liderança para a Mudança /Leadership for Change, International Council of Nurses / Ordem dos Enfermeiros (2010).
Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, P.E. com as áreas de: Instalações, Transportes e Equipamentos, Formação, Investigação, Biblioteca e Documentação, Gestão de Recursos Humanos e Projetos e Investimentos (desde 18/03/2023) e Gestão Financeira em substituição entre março e setembro de 2021.
Enfermeiro de cuidados gerais, Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Gestor de Enfermagem do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Doutor José Maria Grande de Portalegre (De dezembro de 1988 a setembro de 2003).
Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre – Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde (De setembro de 2003 a março de 2020).
Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre– Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde (desde março de 2020).
Membro das Unidades de Investigação acreditadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: CHRC – Comprehensive Health Research Centre, Portugal (Membro Integrado); CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – Universidade do Porto (Membro Colaborador);
Professor Convidado em várias IES em Portugal e no Estrangeiro, Regente de várias unidades curriculares em vários ciclos de estudos de Licenciatura, Mestrado e Pós-graduação na área da Gestão em Saúde)
Vice-presidente do Centro Académico Clínico do Alentejo (Portaria º 127/2022 de 25/03/2022).
Autor de vários livros e artigos científicos em publicação de fator de impacto
Participante em vários projetos e eventos científicos

Ana Amélia Rocha Branco Ceia da Silva Tavares
Administradora Hospitalar.
. Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (07/2007);
. Pós-Graduação/Especialização em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (05/2013);
. PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE Business School (2018);
. Curso “Contratação Pública – Aquisição de Equipamentos e Serviços” – Associação Portuguesa dos Contratos Públicos – APCP (11/2022)
Atualmente Vogal Executiva do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., por proposta da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, nomeado por Despacho Conjunto do Ministro de Estado e das Finanças e Ministra da Saúde n.º 3728/2020, de 17 de março, publicado no Diário da República, IIª Série, n.º 61, de 26 de março, com a responsabilidade de direção, gestão e administração da empresa, garantindo o cumprimento dos desígnios da ULSNA, E.P.E., nomeadamente nas áreas de Aprovisionamento e Logística, Gestão Financeira, Gestão de Utentes, Planeamento e Controlo para a Gestão e Sistemas e Tecnologias de Informação.
Vogal Executiva do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., por proposta da Administração Regional de Saúde do Alentejo, integrou por Resolução n.º 68/2017, de 30 de março, do Conselho de Ministros, publicado no Diário da República, Iª Série, n.º 106/2017, de 01 de junho, com a responsabilidade de direção, gestão e administração da empresa, garantindo o cumprimento dos desígnios da ULSNA, E.P.E., nomeadamente nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Aprovisionamento e Logística, Formação e Investigação, Biblioteca e Documentação, Planeamento e Controlo para a Gestão (De 1 de abril de 2017 a 16 de março de 2020);
Adjunta para a gestão do Departamento dos Cuidados de Saúde Primários e do Departamento da Mulher e da Criança da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E. (De abril de 2015 a 31 de março de 2017 por Deliberação de 14 de maio de 2015 do Conselho de Administração da ULSNA, E.P.E.);
Membro do Grupo de Trabalho do Observatório Regional de Saúde e Observatório Local de Saúde da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E. (Desde julho de 2014);
Responsável da Unidade de Apoio à Gestão do Agrupamento de Centros de Saúde S. Mamede da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., após a unificação dos dois Agrupamentos de Centros de Saúde existentes até então – o ACES Caia e o ACES S. Mamede (17 de maio de 2012); Responsável da Unidade de Apoio à Gestão do Agrupamento de Centros de Saúde S. Mamede da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E. (17 de março de 2010);
Elemento do Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., durante este período desempenhou funções de Gestora de Área no Departamento de Medicina, no Departamento da Mulher e da Criança e de alguns Serviços de Apoio, nomeadamente o Serviço de Esterilização, o Serviço Social e a Equipa de Gestão de Altas – RNCCI. (11 de junho de 2011);
Estágio Profissional na Empresa de Contabilidade Azul Conta, Lda. no Crato. (março 2008); Colaboradora da Empresa Prisma Consultores de Gestão, Lda. de Lisboa para a realização de questionários sobre as atividades económicas a empresas do Distrito de Portalegre. (2007).

14.   Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO), E.P.E.
Maria Margarida Torres de Ornelas, nasceu no Porto, a 1 de abril de 1973.
Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1996. Curso de Administração Hospitalar, Escola Nacional de Saúde Pública – UNL, 1996-98; Curso de Formação Profissional de Qualificação de Auditores Internos da Qualidade, 2010; XVIII Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, AESE, setembro a dezembro de 2013.
Iniciou funções como administradora hospitalar no Hospital de São Sebastião, Santa Maria da Feira, tendo, entre 15 de julho de 1998 e janeiro de 1999, preparado a abertura deste hospital. Integrou a Direção do Centro de Responsabilidade Médico do hospital, de 4 de janeiro de 1999 a 16 de dezembro de 2002, sendo, ainda, responsável por vários Serviços de Gestão e Logística. Em 17 de dezembro de 2002 passou a exercer funções de Direção no Centro de Responsabilidade Cirúrgico e responsável do Serviço de Esterilização. Colaborou no processo de constituição do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE. Foi Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de 29 de março de 2012 a 24 de junho de 2018. Até 19 de fevereiro de 2015 funções de Direção do Centro de Responsabilidade Cirúrgico, Coordenação da Unidade Hospitalar de Gestão de Inscritos para Cirurgia, responsável pelos: Gabinete de Apoio Jurídico, Serviços de Aprovisionamento, Higiene e Limpeza e Esterilização. Representante do Conselho da Comunidade do ACES entre o Douro e Vouga II Aveiro Norte. De 20 de fevereiro de 2015 a 24 de junho de 2018, coordenou e realizou a gestão dos Centros de Responsabilidade Cirúrgico, de Anestesia, Emergência e Cuidados Intensivos e dos Serviços de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Doentes e Arquivo Clínico. Coordenadora da Unidade Local de Gestão do Acesso e do Grupo de Gestão da Atividade do Bloco. Representante do Conselho da Comunidade do ACES Baixo Vouga e do Acompanhamento Geral do Hospital S. João da Madeira. Desde 25 de junho de 2018, é Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE, com a Gestão dos Serviços de Recursos Humanos, Planeamento e Controlo de Gestão e da Auditoria Interna, Gabinete do Cidadão, Gabinete Jurídico e Registo Oncológico.
Outras atividades: foi membro de Comissão de Ética; membro de Grupo de Trabalho para análise, revisão e implementação da Carreira de Administração Hospitalar e de Grupo para o desenvolvimento do Código de Ética dos administradores hospitalares. Membro da Comissão Negociadora como representante dos Hospitais EPE no processo de negociação coletiva das carreiras do regime geral e de Comissão Paritária. Interlocutora do Programa de Intercâmbio HOPE. Docente convidada. Formadora em diversas ações. Orientadora de estágios e trabalhos e arguente de projeto de investigação. Realizou diversas apresentações e participou em várias ações, conferências e seminários relacionados com a área da saúde.

Ana Filipa Horta de Oliveira Cardoso Pais, nasceu em Coimbra, em 29 de dezembro de 1975.
Habilitações:
Programa Leadership in Healthcare Delivery da Universidade Nova SBE em 2022.
Curso de Especialização em Gestão e Direção em Saúde da Universidade de Coimbra em 2019. Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde em 2017.
“Certificate of Competence in Breast Cancer Programme” da Universidade de Ulm e da European
School of Oncology em 2016.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2000. Experiência profissional:
Diretora Clínica do Instituto Português de Oncologias de Coimbra Francisco Gentil, EPE (IPOCFG, EPE) desde 2018. Adjunta da Direção Clínica do IPOCFG, EPE de 2015 a 2018.
Membro do Policy Group do National Cancer Hub desde 2022.
Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão da Qualidade e Segurança e da Unidade Local de Gestão do Acesso do IPOCFG, EPE, desde 2018.
Consultoria de Oncologia Médica desde 2018. Assistente de Oncologia Médica de 2009 a 2018. Internato Complementar de Oncologia Médica no IPOCFG, EPE.
Coordenadora do Grupo de Auditoria Clínica do IPOCFG, EPE de 2016 a 2018. Membro do Grupo para a Auditoria à Qualidade dos Registos do IPOCFG, EPE de 2008 a 2016. Curso de Auditor de Normas Cínicas da Ordem dos Médicos (OM)/Direção-Geral da Saúde.
Membro do Grupo para a Profilaxia do Tromboembolismo Venoso do IPOCFG, EPE desde 2014. Responsável pela Investigação Clínica no serviço de Oncologia Médica do IPOCFG, EPE de 2009 até 2018.
Membro do Conselho Diretivo do Colégio de Oncologia Médica da OM nos triénios 2018-2020, 2015-2017 e 2012-2014. Membro do Conselho Nacional da Auditoria e Qualidade da OM de 2013 a 2014.
Sócia fundadora e Presidente do Grupo de Estudos de Cancro e Trombose de 2014 a 2017. Coautora das Recomendações Nacionais para a Profilaxia do Tromboembolismo Venoso no doente oncológico.
Membro de júris de avaliação final do internato médico de Oncologia Médica. Orientadora de formação do internato médico de Oncologia Médica. Orientadora de estágios de Oncologia de internos de outras especialidades médicas.
Investigadora principal e co-investigadora de ensaios clínicos.
Palestras e moderação de mesas em reuniões do âmbito da Oncologia. Atividade formativa em diferentes cursos e formações.

António João Mendes Moreira nasceu a 30 de agosto de 1968, em Coimbra.
Habilitações académicas e profissionais: Curso de Enfermagem Geral; Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem Comunitária; Curso de Mestrado em Enfermagem – Especialização em Gestão de Unidades de Cuidados, tendo concluído em 30/04/2018, com a classificação final de 18 valores; Competência acrescida avançada em gestão atribuída pela Ordem dos Enfermeiros.
Experiência profissional: Iniciou funções no IPOCFG, E.P.E., em janeiro de 1990, como enfermeiro, tomando posse como enfermeiro especialista em fevereiro de 2000. Desde agosto de 2007 até junho de 2018 exerceu funções de chefia de enfermagem no serviço de oncologia médica, por nomeação do conselho de administração.
Enfermeiro diretor e vogal do conselho de administração do IPOCFG, E.P.E., desde junho de 2018 até à presente data, assumindo a responsabilidade direta pela direção de enfermagem. Em dezembro de 2018, foram-lhe delegadas as competências relativas ao pelouro do serviço de esterilização.
Informações complementares:
Integrou os órgãos sociais da Associação de Diretores de Enfermagem (ADE), exercendo o cargo de Secretário Efetivo do Conselho Disciplinar, no mandato 2021/2023.
Foi elemento dos órgãos sociais da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP), tendo sido eleito 2.º secretário efetivo da assembleia geral, em 2017.
Foi elemento efetivo dos corpos sociais do Núcleo Regional de Coimbra, da Sociedade Portuguesa de Enfermagem Oncológica (SPEO), com a função de vogal do conselho fiscal.
Em 2016/2017, no âmbito das funções de chefia de enfermagem, colaborou no projeto de ampliação e remodelação estrutural do serviço de oncologia médica.
Participou em várias ações de formação no âmbito do seu desempenho profissional, como formando e como formador, tendo como objetivo melhorar o desempenho e a qualidade dos cuidados de enfermagem.
Membro de comissão organizadora e científica de diversos eventos científicos na área de enfermagem. Integrou várias comissões ou grupos de trabalho do IPOCFG, E.P.E., tais como: membro da comissão da qualidade e segurança do doente; auditor interno ao sistema de classificação de doentes, baseado em níveis de dependência de cuidados de enfermagem; membro do grupo para auditoria à qualidade dos registos; elemento constituinte da Comissão Transfusional; elemento constituinte da Comissão de Escolha Permanente, colaborando em diversas comissões de escolha de materiais; presidente do conselho coordenador de avaliação do desempenho dos enfermeiros; presidente e membro integrante do júri em vários concursos para contratação de recursos humanos; elemento constituinte da Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho.

Luís Miguel Santos Filipe, nascido a 07 de agosto de 1972
Habilitações literárias e profissionais: Licenciatura em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1996); Pós-Graduação em Gestão.COM pelo INDEG/ISCTE Lisboa (2001) e MBA em Gestão de Empresas pelo ISCTE Lisboa (2002).
Experiência profissional: Estagiou em Itália no Departamento Financeiro da Assicurazioni Generali. De 06/1997 a 12/1997 foi formador de informática no Centro de Estudos do Norte. De 01/1998 a 03/2002 foi Diretor de Marketing da empresa Larus – mobiliário urbano. De 10/2002 a 12/2005 foi Financeiro no Departamento de Sistemas de Informação da REN – Rede Elétrica Nacional. De 12/2005 a 07/2007 foi Vogal do Conselho de Administração da FDTI – Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, tendo sido peloureiro do Departamento Administrativo e Financeiro, do Departamento de Sistemas de Informação, do Programa de Prospeção e Negócios e do Programa Qualidade. De 08/2007 a 12/2008 foi Presidente do Conselho de Administração da FDTI, tendo sido peloureiro do Departamento Administrativo e Financeiro, do Programa Prospeção e Negócios, do Programa Comunicação e Imagem e do Programa Rede. De 12/2018 a 12/2010 foi Vogal do Conselho Diretivo do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, tendo sido peloureiro do Departamento de Sistemas de Informação, do Gabinete de Auditoria e do Gabinete de Inovação e Qualidade. De 01/2011 a 07/2012 foi Assessor na Direção de Contabilidade e Serviços Administrativos da REN Serviços (serviços partilhados do Grupo) acompanhando os processos concursais de aquisição de serviços. De 07/2012 a 06/2018 foi responsável pela Área de Serviços Gerais da REN Serviços assegurando a gestão da carteira de seguros, frota automóvel, comunicações móveis, contrato de resíduos valorizáveis, secretaria geral e arquivo. Desde 06/2018 que é Vogal Executivo do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, sendo peloureiro do Serviço de Gestão Financeira e do Serviço de Instalações e Equipamentos; tendo sido até 01/2021 também peloureiro do Serviço de Aprovisionamento e da Farmácia Hospitalar.

Catarina Raquel Jorge Lopes Monteiro, nasceu em Coimbra, a 11 de abril de 1969. Licenciada em Direito, Universidade de Coimbra, 1994. Em 1998 concluiu Curso de Administração Hospitalar, ENSP-UNL; em 2010, Curso de Formação Profissional de Qualificação de Auditores Internos da Qualidade; em 2018, Curso de Pós-Graduação em Contratação Pública, CEDIPRE (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra). Iniciou funções de administradora hospitalar no Hospital de São Sebastião em julho de 1998, no período que antecedeu a abertura do Hospital. Nesta fase participou ativamente no processo de recrutamento e seleção de pessoal de diferentes categorias profissionais, na definição do sistema de remunerações dos colaboradores e na aquisição de equipamento, produtos farmacêuticos, material de consumo clínico e fornecimentos e serviços. Integrou a direção do Centro de Responsabilidade Emergência/Cuidados Intensivos/Anestesia e Centro de Responsabilidade MCDT, e foi responsável do Arquivo Clínico, entre janeiro de 1999 e 28 de março de 2012, tendo colaborado no processo de criação do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E., em 2009. Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro
Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E., entre março de 2012 e fevereiro de 2015. Exerceu as funções de administradora hospitalar do Centro de Responsabilidade Emergência/Cuidados Intensivos/Anestesia e Centro de Responsabilidade MCDT e responsável do Arquivo Clínico, do Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga, E.P.E., de fevereiro de 2015 a março de 2016.
Exerceu funções no Hospital Distrital da Figueira da Foz, E.P.E., de abril de 2016 a agosto de 2018, assessorando o Conselho de Administração, tendo colaborado com o Serviço de Aprovisionamento na elaboração de procedimentos pré-contratuais e com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos na implementação de um programa de Gestão de Horários. Exerceu funções no IPO de Coimbra, E.P.E., de setembro de 2018 a janeiro de 2021, tendo sido nomeada administradora hospitalar dos serviços de prestação de cuidados da área médica e dos serviços de Radioterapia, Imagiologia e Medicina Nuclear. Desde janeiro de 2021 exerce funções de Vogal Executivo do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, sendo responsável pelos seguintes serviços: Hotel de Doentes, Aprovisionamento, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão e Informação ao Utente, Gestão Hoteleira. Colaborou como docente em várias instituições; participou como formadora em várias ações de formação; participou em inúmeras ações de formação e congressos relacionados com a área da saúde; participou como orientadora de estágios, orientadora de campo/projeto, e como arguente de projetos de investigação alunos do Curso de Especialização em Administração Hospitalar.

Atualizado a 04  de janeiro  de 2024