Ir para o conteúdo

Concentração do serviço assistencial de ginecologia/obstetrícia e de neonatologia do Hospital Santa Maria no Hospital São Francisco Xavier

Assinalou-se hoje – 1 de agosto – o primeiro dia da transferência da atividade assistencial de urgência, consultas e internamento de Ginecologia/Obstetrícia e Neonatologia do Hospital de Santa Maria no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. Trata-se do movimento de colaboração interhospitalar de maior profundidade e envergadura de que há memória na história do Serviço Nacional de Saúde, seguindo o planeado na ‘Operação Nascer em Segurança no SNS’.

O Diretor-Executivo do SNS, Fernando Araújo, e as presidentes dos Conselhos de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, E.P.E. (Hospital Santa Maria), Ana Paula Martins e do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E. (Hospital de S. Francisco Xavier), Rita Perez, visitaram o Centro Materno Infantil, para dar as boas vindas a todos os profissionais e equipas que agora trabalham em conjunto.

O dia de hoje representa o culminar de um trabalho colaborativo que teve início em abril de 2023, sob a égide da DE-SNS, em que os profissionais e responsáveis das áreas de ginecologia/obstetrícia  e de neonatologia, trabalharam em rede para reforçar recursos humanos e equipamentos, de forma a acomodar o aumento da procura e providenciar uma resposta em prontidão às necessidades, com qualidade e segurança.

Desta articulação, resultaram protocolos de integração de equipas e culturas, sistemas de informação, equipamentos e infraestruturas, procedimentos e a devida informação à população. A manutenção de capacidade de resposta adequada às necessidades de maior complexidade e diferenciação da rede de Ginecologia/Obstetrícia do SNS na Região de Lisboa e Vale do Tejo é o objetivo major que move todas as equipas envolvidas neste projeto de integração.

Este momento vem demonstrar que o espírito do SNS, enquanto rede de instituições e profissionais que, independentemente do local físico ou instituição onde prestam serviço habitualmente, continua a ser regido pela ética profissional por um valor maior: o serviço aos utentes e a resposta a quem mais precisa, no local onde é necessário.

No âmbito do protocolo estabelecido entre as duas unidades, a formação pré e pós-graduada da Ginecologia/Obstetrícia e Neonatologia ficará também garantida, através dos recursos e infraestrutura conjunta, mantendo a capacidade formativa na sua totalidade.

A unidade dedicada à área materno-infantil do Hospital de São Francisco Xavier foi construída há poucos anos, projetada para 4.500-5.000 partos, e possui excelentes condições de humanização e segurança, com circuitos dedicados. O Hospital de S. Francisco Xavier, que encerrava de forma rotativa aos fins-de-semana, a partir de hoje, 1 de agosto, volta a funcionar de forma ininterrupta 7 dias/semana, sem períodos de contingência.

Requalificação e expansão Hospital de Santa Maria

A área materno infantil do Hospital de Santa Maria (HSM) irá beneficiar de amplas obras de requalificação e expansão, num investimento de cerca de seis milhões de euros, uma das maiores fatias de investimento do programa de apoio à requalificação de 33 blocos de partos dos hospitais do SNS (total de 27 milhões de euros). Dos 6 milhões de euros, três milhões correspondem à linha de financiamento da Direção Executiva do SNS (DE SNS) e a outra metade do valor advém do plano de investimentos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte.

A nova maternidade terá 12 salas de parto, 2 blocos operatórios com recobro e uma sala de observações (SO), num total de cerca de 1000 m2 quadrados de área nova a ser construída.

Está também prevista a remodelação da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia (piso 2 do HSM) e das instalações da ecografia obstétrica (piso 6, onde funciona o atual bloco de partos), a renovação e ampliação do internamento de pós-parto (piso 5) e a expansão do Serviço de Neonatologia (piso 7 da Pediatria). Estas obras de requalificação decorrerão em simultâneo e a sua data de conclusão está prevista para o final do primeiro trimestre de 2024.

 

Atualizado a 01  de agosto  de 2023