Vencedores e Finalistas

Conheça os profissionais e equipas vencedoras e finalistas nas 17 categorias dos SNS Awards.

Vencedores

Colaboração Comunitária 

Programa Porta Aberta à Saúde Mental
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE – Serviço de Psiquiatria

Com o objetivo de promover o conhecimento sobre a saúde mental e a diminuição de atitudes estigmatizantes na comunidade escolar, o programa Porta Aberta à Saúde Mental (PASM) já envolveu cerca de 2.000 alunos. Através da articulação com as autarquias da Maia e de Valongo, bem como com os respetivos agrupamentos escolares, o PASM foi aplicado em 29 escolas.


PRÉMIO DE-SNS

Equipa de Psiquiatria Geriátrica
| Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE – Departamento de Saúde Mental

O distrito de Beja recebeu, em 2022, um projeto de intervenção comunitária que engloba a formação de cuidadores informais e de profissionais de Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI), bem como a realização de teleconsultas para utentes destas instituições e consultas presenciais com a deslocação da equipa clínica. A articulação com as autarquias e o setor social tem permitido a prestação de cuidados diferenciados a uma população vulnerável, evitando a elevada utilização de recursos hospitalares.

Trabalho em Rede

Banco de Leite Humano do Norte
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE

O Banco de Leite Humano do Norte, do Centro Hospitalar Universitário de São João, foi capaz, no seu primeiro ano de atividade, de agregar uma equipa multidisciplinar de neonatologistas, obstetras, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, em prol de um modelo funcional tecnicamente moderno e seguro, que angariou dadoras de leite humano em favor de recém-nascidos de risco internados em Unidades de Neonatologia do Norte de Portugal. Forneceu leite de dadora a cinco hospitais.

PRÉMIO DE-SNS

CHUA + proximidade
| Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE

O projeto CHUA + proximidade, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, consiste em consultas de pediatria uma vez por semana em Lagos e Aljezur, com o apoio da equipa de enfermagem pediátrica e em articulação com a equipa de enfermagem dos cuidados de saúde primários, que utilizam a viatura existente no município de Aljezur. As mães das crianças que nasceram nos últimos meses deslocam-se à viatura, onde a criança é observada e são administradas as vacinas adequadas.

Sustentabilidade Ambiental

Bloco Verde
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE

Através do projeto “Bloco Verde”, o Bloco Operatório Central (BOC) do Centro Hospitalar e Universitário de São João retomou o processo de separação de resíduos nas várias salas de operações, substituiu as batas cirúrgicas descartáveis por reutilizáveis e investiu em contentores cirúrgicos para a esterilização de instrumentais, descartando na quase totalidade o uso de tecido não tecido. Foi possível chegar à tonelada de papel separado para reciclagem, o que equivale à poupança de 30 árvores e de 760 kg de plástico.

Acesso

Via verde para Doenças Desmielinizantes-Neurologia: apoio ao doente com suspeita de surto
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE

O projeto “Via verde para Doenças Desmielinizantes-Neurologia: apoio ao doente com suspeita de surto”, em funcionamento desde 2023 no Centro Hospitalar Universitário de São João, evita que o doente, especialmente o que sofre de Esclerose Múltipla, numa fase de maior incapacidade e fragilidade, tenha de se deslocar ao serviço de urgência. O doente segue um circuito direcionado, onde é avaliado pela equipa de enfermagem e pelo neurologista. No mesmo espaço da consulta de enfermagem e da consulta médica, o doente tem acesso a uma sala de tratamento com os equipamentos necessários à administração de terapêuticas e monitorização clínica.

Humanização de Cuidados

Serviço de Oncologia Médica II do IPO Lisboa | Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE

O Serviço de Oncologia Médica do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa organiza o projeto “Música em Medicina” para trazer alegria, luz e cor aos “dias cinzentos” dos doentes que passam os seus dias no IPO. Uma companhia, uma música, um gelado ou um perfume são pequenos gestos que fazem toda a diferente, tão importantes como a terapêutica.

Cultura Organizacional

Equipa de Enfermagem de Saúde Mental Positiva
| Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE

A equipa de Enfermagem de Saúde Mental Positiva da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) iniciou, em 2018, um programa de promoção de saúde mental positiva, dirigido aos colaboradores da ULSM, cujo objetivo primário é promover a saúde mental dos colaboradores. A oferta de uma jornada orientada de autoconhecimento e de automotivação tem-se mostrado um catalisador para o aumento da felicidade organizacional.

Comunicação e Marca

SNS 24
| Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançou a campanha “Faça do SNS 24 um hábito saudável’, para promover os novos serviços digitais disponíveis no portal e na app SNS 24, assim como a sua acessibilidade enquanto serviço público. A campanha obteve os seguintes resultados: redução de 4 por cento em chamadas administrativas; aumento de utilizações da app SNS 24 e crescimento de 13 por cento das visitas ao portal SNS 24.

Jornalismo em Saúde

Liga Portuguesa Contra o Cancro | “Segundas de Conversa”
| Saúde + e TSF

“Segundas de Conversa” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, centrada na literacia em saúde na área da oncologia. Este projeto foi lançado em janeiro de 2020, com o objetivo de abordar várias temáticas e esclarecer dúvidas relacionadas com o cancro, em sessões que integram a comunidade não especialista. O programa é transmitido no canal televisivo Saúde+ e na TSF e respetivas plataformas de podcast.


Prémio DE-SNS

Paula Rebelo | “Médicos que regressam. Especialista inova entre Estocolmo e Matosinhos” | RTP

Paula Rebelo, jornalista da RTP, elaborou a reportagem “Médicos que regressam. Especialista inova entre Estocolmo e Matosinhos”, exibida a 21 de maio de 2023, sobre o regresso de médicos portugueses ao Serviço Nacional de Saúde. A reportagem segue o percurso de um médico que regressa de Estocolmo e que traz inovação e experiência ao SNS.


Prémio DE-SNS

Alexandra Campos
| Jornal O Público

A jornalista do Público, Alexandra Campos, é especialista em jornalismo de saúde. Distingue-se pelo rigor, assertividade, isenção e conhecimento do setor da Saúde, um conhecimento transversal a todas as áreas do setor.

Qualidade e Excelência

Unidade de Queimados
| Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE

Em janeiro de 2023, a Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com uma equipa multidisciplinar altamente dedicada, foi certificada pela European Burns Association. Além da constatação in loco da estrutura e dos equipamentos, foram analisados os protocolos de tratamento, estatísticas e indicadores de qualidade.

Voluntariado

Voluntariado Hospitalar da Liga Portuguesa Contra o Cancro
| Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem origem no voluntariado, desempenhando um papel fundamental no apoio aos pacientes oncológicos, às suas famílias e cuidadores, nos hospitais com serviços de oncologia, por todo o país. Os 1.005 voluntários hospitalares de diferentes faixas etárias proporcionam apoio prático e emocional aos pacientes em ambulatório e internamento, acompanhando-os em consultas e tratamentos, oferecendo informação e conforto, contribuindo assim para a humanização e solidariedade no ambiente hospitalar.

Empreendedorismo e Criatividade

Programa de Medicina de Precisão em Oncologia do IPO Porto (POP-IPOP)
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE

O Programa de Medicina de Precisão em Oncologia (PCM) foi lançado pelo IPO Porto e é pioneiro em Portugal. Este programa inclui a criação da Consulta de Grupo Multidisciplinar de Oncologia Molecular (Molecular Tumor Board, MTB), que permite discutir casos de pacientes de outras instituições do país, de forma a agilizar o acesso dos pacientes com cancro a terapias inovadoras em ensaios clínicos.

Formação e Mentoria

Cardiologia de Gaia
| Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) é reconhecido a nível nacional e internacional como um local de excelência de formação no SNS. No último ano, deu formação a 126 médicos provenientes de 41 centros hospitalares. A atividade formativa e de mentoria estende-se ainda a enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais de saúde. A mentoria em formação alarga-se aos níveis pré e pós-graduado, fomentando o doutoramento dos seus profissionais (12 em curso).

Investigação Científica

Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP)
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE

O Centro de Investigação do IPO Porto, criado em 2003, está organizado por cinco grupos de investigação que se dedicam à investigação translacional/pré-clínica, dois grupos à investigação clínica e um grupo dedicado à epidemiologia do cancro, resultados e qualidade de vida em Oncologia, assim como sustentabilidade dos sistemas de saúde e cuidados de saúde baseados em valor. Contabilizou, em 2022, 256 artigos revistos por pares (Pubmed e/ou Scopus). Foram ainda defendidas quatro teses de doutoramento e 24 dissertações de mestrado orientadas por investigadores do IPO Porto.

Inovação Digital e Tecnológica

Unidade de Medicina de Precisão de Serviço de Gastrenterologia
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE

O Centro Hospitalar Universitário de São João criou a Unidade de Medicina de Precisão de Serviço de Gastrenterologia, como resposta à crescente capacidade computacional e desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial para desenvolver algoritmos inspirados no córtex visual humano, as redes neurais convolucionais. Estas ferramentas permitem uma interpretação de imagens de alta eficiência.


JOVEM TALENTO

Filipa Fontes
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE

Filipa Pontes nasceu em 1985 e é enfermeira no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPOP) e professora auxiliar convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Licenciada em Enfermagem, mestre em Epidemiologia e doutorada em Saúde Pública, nos últimos 12 meses assumiu a coordenação da Unidade de Investigação em Enfermagem Oncológica (UIEO) do Centro de Investigação do IPOP, tendo promovido atividades de incentivo e promoção da investigação em enfermagem oncológica na instituição.

Liderança

Nelson Pereira
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE

Conhecido do público em geral e pelos profissionais de saúde como “O Homem da Tenda”, fruto do trabalho desenvolvido durante a pandemia, o Dr. Nelson Pereira é o principal porta-voz do Centro Hospitalar Universitário de São João e tem sido, ao longo dos últimos 12 meses, um dos responsáveis pelo projeto piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, de reorganização dos serviços de urgência, dedicando-se ao SNS com um enorme espírito de missão e responsabilidade. Foi premiado por diversas ocasiões.

Inspiração

Maria Armanda dos Santos
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE

Vestiu a camisola do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto desde o seu primeiro dia. Maria Armanda dos Santos foi funcionária na tesouraria do IPO do Porto durante 49 anos, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria do Serviço de Gestão Financeira. Iniciou funções mesmo antes de o SNS existir. Só a aposentação a obrigou a deixar a instituição.




Finalistas

Acesso

Colaboração Comunitária 

Comunicação e Marca

Cultura Organizacional 

Empreendedorismo e Criatividade

Formação e Mentoria

Humanização de Cuidados

Inovação Digital e Tecnológica

Inspiração

Investigação Científica

Jornalismo em Saúde

Jovem Talento

Liderança

Qualidade e Excelência

Sustentabilidade Ambiental

Trabalho em Rede

Voluntariado

Atualizado a 17 de outubro de 2023