Conheça os profissionais e equipas vencedoras e finalistas nas 17 categorias dos SNS Awards.
Vencedores
Colaboração Comunitária
Programa Porta Aberta à Saúde Mental
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE – Serviço de Psiquiatria
Com o objetivo de promover o conhecimento sobre a saúde mental e a diminuição de atitudes estigmatizantes na comunidade escolar, o programa Porta Aberta à Saúde Mental (PASM) já envolveu cerca de 2.000 alunos. Através da articulação com as autarquias da Maia e de Valongo, bem como com os respetivos agrupamentos escolares, o PASM foi aplicado em 29 escolas.
PRÉMIO DE-SNS
Equipa de Psiquiatria Geriátrica
| Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE – Departamento de Saúde Mental
O distrito de Beja recebeu, em 2022, um projeto de intervenção comunitária que engloba a formação de cuidadores informais e de profissionais de Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI), bem como a realização de teleconsultas para utentes destas instituições e consultas presenciais com a deslocação da equipa clínica. A articulação com as autarquias e o setor social tem permitido a prestação de cuidados diferenciados a uma população vulnerável, evitando a elevada utilização de recursos hospitalares.
Trabalho em Rede
Banco de Leite Humano do Norte
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O Banco de Leite Humano do Norte, do Centro Hospitalar Universitário de São João, foi capaz, no seu primeiro ano de atividade, de agregar uma equipa multidisciplinar de neonatologistas, obstetras, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, em prol de um modelo funcional tecnicamente moderno e seguro, que angariou dadoras de leite humano em favor de recém-nascidos de risco internados em Unidades de Neonatologia do Norte de Portugal. Forneceu leite de dadora a cinco hospitais.
PRÉMIO DE-SNS
CHUA + proximidade
| Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE
O projeto CHUA + proximidade, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, consiste em consultas de pediatria uma vez por semana em Lagos e Aljezur, com o apoio da equipa de enfermagem pediátrica e em articulação com a equipa de enfermagem dos cuidados de saúde primários, que utilizam a viatura existente no município de Aljezur. As mães das crianças que nasceram nos últimos meses deslocam-se à viatura, onde a criança é observada e são administradas as vacinas adequadas.
Sustentabilidade Ambiental
Bloco Verde
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
Através do projeto “Bloco Verde”, o Bloco Operatório Central (BOC) do Centro Hospitalar e Universitário de São João retomou o processo de separação de resíduos nas várias salas de operações, substituiu as batas cirúrgicas descartáveis por reutilizáveis e investiu em contentores cirúrgicos para a esterilização de instrumentais, descartando na quase totalidade o uso de tecido não tecido. Foi possível chegar à tonelada de papel separado para reciclagem, o que equivale à poupança de 30 árvores e de 760 kg de plástico.
Acesso
Via verde para Doenças Desmielinizantes-Neurologia: apoio ao doente com suspeita de surto
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O projeto “Via verde para Doenças Desmielinizantes-Neurologia: apoio ao doente com suspeita de surto”, em funcionamento desde 2023 no Centro Hospitalar Universitário de São João, evita que o doente, especialmente o que sofre de Esclerose Múltipla, numa fase de maior incapacidade e fragilidade, tenha de se deslocar ao serviço de urgência. O doente segue um circuito direcionado, onde é avaliado pela equipa de enfermagem e pelo neurologista. No mesmo espaço da consulta de enfermagem e da consulta médica, o doente tem acesso a uma sala de tratamento com os equipamentos necessários à administração de terapêuticas e monitorização clínica.
Humanização de Cuidados
Serviço de Oncologia Médica II do IPO Lisboa | Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE
O Serviço de Oncologia Médica do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa organiza o projeto “Música em Medicina” para trazer alegria, luz e cor aos “dias cinzentos” dos doentes que passam os seus dias no IPO. Uma companhia, uma música, um gelado ou um perfume são pequenos gestos que fazem toda a diferente, tão importantes como a terapêutica.
Cultura Organizacional
Equipa de Enfermagem de Saúde Mental Positiva
| Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE
A equipa de Enfermagem de Saúde Mental Positiva da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) iniciou, em 2018, um programa de promoção de saúde mental positiva, dirigido aos colaboradores da ULSM, cujo objetivo primário é promover a saúde mental dos colaboradores. A oferta de uma jornada orientada de autoconhecimento e de automotivação tem-se mostrado um catalisador para o aumento da felicidade organizacional.
Comunicação e Marca
SNS 24
| Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançou a campanha “Faça do SNS 24 um hábito saudável’, para promover os novos serviços digitais disponíveis no portal e na app SNS 24, assim como a sua acessibilidade enquanto serviço público. A campanha obteve os seguintes resultados: redução de 4 por cento em chamadas administrativas; aumento de utilizações da app SNS 24 e crescimento de 13 por cento das visitas ao portal SNS 24.
Jornalismo em Saúde
Liga Portuguesa Contra o Cancro | “Segundas de Conversa”
| Saúde + e TSF
“Segundas de Conversa” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, centrada na literacia em saúde na área da oncologia. Este projeto foi lançado em janeiro de 2020, com o objetivo de abordar várias temáticas e esclarecer dúvidas relacionadas com o cancro, em sessões que integram a comunidade não especialista. O programa é transmitido no canal televisivo Saúde+ e na TSF e respetivas plataformas de podcast.
Prémio DE-SNS
Paula Rebelo | “Médicos que regressam. Especialista inova entre Estocolmo e Matosinhos” | RTP
Paula Rebelo, jornalista da RTP, elaborou a reportagem “Médicos que regressam. Especialista inova entre Estocolmo e Matosinhos”, exibida a 21 de maio de 2023, sobre o regresso de médicos portugueses ao Serviço Nacional de Saúde. A reportagem segue o percurso de um médico que regressa de Estocolmo e que traz inovação e experiência ao SNS.
Prémio DE-SNS
Alexandra Campos
| Jornal O Público
A jornalista do Público, Alexandra Campos, é especialista em jornalismo de saúde. Distingue-se pelo rigor, assertividade, isenção e conhecimento do setor da Saúde, um conhecimento transversal a todas as áreas do setor.
Qualidade e Excelência
Unidade de Queimados
| Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE
Em janeiro de 2023, a Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com uma equipa multidisciplinar altamente dedicada, foi certificada pela European Burns Association. Além da constatação in loco da estrutura e dos equipamentos, foram analisados os protocolos de tratamento, estatísticas e indicadores de qualidade.
Voluntariado
Voluntariado Hospitalar da Liga Portuguesa Contra o Cancro
| Liga Portuguesa Contra o Cancro
A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem origem no voluntariado, desempenhando um papel fundamental no apoio aos pacientes oncológicos, às suas famílias e cuidadores, nos hospitais com serviços de oncologia, por todo o país. Os 1.005 voluntários hospitalares de diferentes faixas etárias proporcionam apoio prático e emocional aos pacientes em ambulatório e internamento, acompanhando-os em consultas e tratamentos, oferecendo informação e conforto, contribuindo assim para a humanização e solidariedade no ambiente hospitalar.
Empreendedorismo e Criatividade
Programa de Medicina de Precisão em Oncologia do IPO Porto (POP-IPOP)
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
O Programa de Medicina de Precisão em Oncologia (PCM) foi lançado pelo IPO Porto e é pioneiro em Portugal. Este programa inclui a criação da Consulta de Grupo Multidisciplinar de Oncologia Molecular (Molecular Tumor Board, MTB), que permite discutir casos de pacientes de outras instituições do país, de forma a agilizar o acesso dos pacientes com cancro a terapias inovadoras em ensaios clínicos.
Formação e Mentoria
Cardiologia de Gaia
| Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) é reconhecido a nível nacional e internacional como um local de excelência de formação no SNS. No último ano, deu formação a 126 médicos provenientes de 41 centros hospitalares. A atividade formativa e de mentoria estende-se ainda a enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais de saúde. A mentoria em formação alarga-se aos níveis pré e pós-graduado, fomentando o doutoramento dos seus profissionais (12 em curso).
Investigação Científica
Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP)
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
O Centro de Investigação do IPO Porto, criado em 2003, está organizado por cinco grupos de investigação que se dedicam à investigação translacional/pré-clínica, dois grupos à investigação clínica e um grupo dedicado à epidemiologia do cancro, resultados e qualidade de vida em Oncologia, assim como sustentabilidade dos sistemas de saúde e cuidados de saúde baseados em valor. Contabilizou, em 2022, 256 artigos revistos por pares (Pubmed e/ou Scopus). Foram ainda defendidas quatro teses de doutoramento e 24 dissertações de mestrado orientadas por investigadores do IPO Porto.
Inovação Digital e Tecnológica
Unidade de Medicina de Precisão de Serviço de Gastrenterologia
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O Centro Hospitalar Universitário de São João criou a Unidade de Medicina de Precisão de Serviço de Gastrenterologia, como resposta à crescente capacidade computacional e desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial para desenvolver algoritmos inspirados no córtex visual humano, as redes neurais convolucionais. Estas ferramentas permitem uma interpretação de imagens de alta eficiência.
JOVEM TALENTO
Filipa Fontes
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Filipa Pontes nasceu em 1985 e é enfermeira no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPOP) e professora auxiliar convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Licenciada em Enfermagem, mestre em Epidemiologia e doutorada em Saúde Pública, nos últimos 12 meses assumiu a coordenação da Unidade de Investigação em Enfermagem Oncológica (UIEO) do Centro de Investigação do IPOP, tendo promovido atividades de incentivo e promoção da investigação em enfermagem oncológica na instituição.
Liderança
Nelson Pereira
| Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
Conhecido do público em geral e pelos profissionais de saúde como “O Homem da Tenda”, fruto do trabalho desenvolvido durante a pandemia, o Dr. Nelson Pereira é o principal porta-voz do Centro Hospitalar Universitário de São João e tem sido, ao longo dos últimos 12 meses, um dos responsáveis pelo projeto piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, de reorganização dos serviços de urgência, dedicando-se ao SNS com um enorme espírito de missão e responsabilidade. Foi premiado por diversas ocasiões.
Inspiração
Maria Armanda dos Santos
| Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Vestiu a camisola do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto desde o seu primeiro dia. Maria Armanda dos Santos foi funcionária na tesouraria do IPO do Porto durante 49 anos, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria do Serviço de Gestão Financeira. Iniciou funções mesmo antes de o SNS existir. Só a aposentação a obrigou a deixar a instituição.
Finalistas
Acesso
- Equipa da Radiologia na Comunidade | Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve I – Central
O projeto “Radiologia na Comunidade”, da Administração Regional de Saúde do Algarve, promove o apoio às populações mais vulneráveis, como os utentes acamados ou com mobilidade reduzida, através da realização de exames radiológicos no domicílio ou em instalações como lares ou residências sénior. Com recurso à Inteligência Artificial, pré-identifica patologias pulmonares, acelera diagnósticos e tratamentos, elimina deslocações a hospitais e permite ainda uma maior articulação com a Saúde Pública na luta contra a tuberculose pulmonar.
- Ligue antes, salve vidas | Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, e Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto IV – Póvoa de Varzim/Vila do Conde
O SNS 24 criou um projeto-piloto, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto IV – Póvoa de Varzim/Vila do Conde, para marcação de consultas nos Cuidados de Saúde Primários, após triagem através da sua linha. Os utentes que recebem indicação de observação clínica procedem, de seguida, ao agendamento de consulta, agilizando-se, deste modo, o planeamento e a gestão de recursos. Implementado em 2023, já foram agendadas mais de 8.500 consultas, nas 24 horas seguintes ao contacto.
- Clínica de Atendimento do Serviço de Urgência (CASU) | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, EPE
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central criou a Clínica de Atendimento do Serviço de Urgência (CASU), um espaço e circuito para atendimento de urgência que consegue observar três a oito utentes por hora e que inclui a realização de teleconsulta para utentes com Doença Respiratória Aguda, evitando o recurso à Urgência Geral Polivalente (UGP). Nos primeiros cinco meses da sua implementação, a CASU realizou 7.749 atendimentos, 17,8% do total de admissões da UGP, garantindo 75% de cuidados atempados. Ajudou a diminuir a pressão sobre o sistema de saúde, a desorganização nos serviços e a desmotivação dos profissionais, resultando em tempos menos longos de atendimento e permanência dos utentes na urgência.
- Via verde para Doenças Desmielinizantes-Neurologia: apoio ao doente com suspeita de surto | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O projeto “Via verde para Doenças Desmielinizantes-Neurologia: apoio ao doente com suspeita de surto”, em funcionamento desde 2023 no Centro Hospitalar Universitário de São João, evita que o doente, especialmente o que sofre de Esclerose Múltipla, numa fase de maior incapacidade e fragilidade, tenha de se deslocar ao serviço de urgência. O doente segue um circuito direcionado, onde é avaliado pela equipa de enfermagem e pelo neurologista. No mesmo espaço da consulta de enfermagem e da consulta médica, o doente tem acesso a uma sala de tratamento com os equipamentos necessários à administração de terapêuticas e monitorização clínica.
- Equipa multidisciplinar de Urologia | Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE
O projeto “Consulta de Proximidade de Urologia”, no Centro de Saúde de Cinfães, surgiu da necessidade de dar resposta a uma população do interior do país com pouca disponibilidade de meios de transporte e que está a cerca de 50 Km do centro hospitalar mais próximo. O objetivo é proporcionar conforto e prestar cuidados de qualidade na área da Urologia aos utentes, evitando deslocações. No último ano, foi dada resposta a mais de mil episódios assistenciais, entre consultas de Urologia, consultas de enfermagem urológica, estudos urodinâmicos e colheitas de análises clínicas.
- Consulta DiverGENTE | Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP – Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências
A Consulta DiverGENTE foi criada em abril de 2020 para expandir os cuidados na área das substâncias psicoativas a pessoas LGBTQ que fazem trabalho sexual ou que praticam chemsex, termo utilizado para o uso de substâncias psicoativas durante o ato sexual. Desde então, mantém atendimento presencial e por videoconsulta, assegura seguimento em Psiquiatria, Psicologia, Psicoterapias e Terapia Ocupacional, dá apoio social e acesso aos programas de desabituação e de cessação do uso de drogas. Também constituiu uma rede de respostas em saúde sexual e mental, tratamento do VIH e Hepatites Virais, com apoio de organizações comunitárias e do SNS, a quem presta esclarecimento e formação.
Colaboração Comunitária
- Programa Porta Aberta à Saúde Mental | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE – Serviço de Psiquiatria
Com o objetivo de promover o conhecimento sobre a saúde mental e a diminuição de atitudes estigmatizantes na comunidade escolar, o programa Porta Aberta à Saúde Mental (PASM) já envolveu cerca de 2.000 alunos. Através da articulação com as autarquias da Maia e de Valongo, bem como com os respetivos agrupamentos escolares, o PASM foi aplicado em 29 escolas.
- Equipa de Psiquiatria Geriátrica | Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE – Departamento de Saúde Mental
O distrito de Beja recebeu, em 2022, um projeto de intervenção comunitária que engloba a formação de cuidadores informais e de profissionais de Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI), bem como a realização de teleconsultas para utentes destas instituições e consultas presenciais com a deslocação da equipa clínica. A articulação com as autarquias e o setor social tem permitido a prestação de cuidados diferenciados a uma população vulnerável, evitando a elevada utilização de recursos hospitalares.
- UCC Chamusca/Golegã | Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria
O projeto “Comer e mexer para saúde ter” visa a promoção da literacia infantil acerca da importância de uma alimentação saudável e da atividade física. Enquanto projeto vencedor da Missão Continente, permitiu já a requalificação de diversos espaços escolares, que hoje são utilizados na dinamização de várias atividades físicas.
- Match Makers | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Nomeado duas vezes para o Grand Prize da World Marrow Donor Association (Grande Prémio da Associação Mundial de Doadores de Medula), o Serviço de Terapia Celular é crucial para a promoção da literacia acerca da dádiva de células e de medula óssea. Foram várias as atividades desenvolvidas no último ano, como a implementação de um projeto pioneiro em Portugal acerca dos outcomes e da qualidade de vida do dador e o design de uma aplicação para proteção do dador.
- Saúde+Próxima de Si | Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE
Perante as áreas vulneráveis identificadas pelo último Inquérito Nacional sobre Literacia em Saúde – Navegação no Sistema de Saúde e Saúde Digital –, a Unidade Local de Saúde do Nordeste deu início ao projeto “Saúde+Próxima de si”. Tendo como objetivo reduzir a iliteracia nestas duas áreas, o projeto está a ser desenvolvido através de dois processos – mobilização social e intervenção dos profissionais de saúde das unidades de cuidados da comunidade.
- UCC Integrar na Saúde | Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte
O projeto “Jovens Promotores de Saúde no SNS” tem como principal estratégia a utilização de uma metodologia de educação entre pares, capacitando um grupo de jovens com o intuito de promover a sua participação no processo de mudança. Dado o reconhecimento do sucesso da metodologia utilizada, o projeto foi implementado na Escola Secundária Vergílio Ferreira em dois anos letivos.
Comunicação e Marca
- São João – Serviço de Comunicação e Marca | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O Serviço de Comunicação e Marca do Centro Hospitalar Universitário São João considera crítico implementar estratégias de comunicação e marketing integradas. Defende que há uma enorme oportunidade para que as instituições de saúde possam elevar a sua marca para criar escolha, ligar e conectar corporações, diferenciar a sua organização e atrair um diversificado conjunto de stakeholders.
- Serviço de Comunicação e Imagem | Hospital de Braga, EPE
O Serviço de Comunicação e Imagem do Hospital de Braga dinamizou, nos últimos 12 meses, 42 eventos, produziu 273 divulgações internas, publicou 118 artigos de prevenção nos jornais locais e promoveu 390 publicações nas redes sociais do hospital. Destaque para duas campanhas de sensibilização: a campanha antitabágica “Onde não há fumo, há saúde!” e a campanha de prevenção da violência no setor da saúde “Braga Respeita quem cuida!”
- Rui Neves Moreira, Assessor de Imprensa | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
Rui Neves Moreira, assessor de imprensa do Centro Hospitalar Universitário de São João, reflete uma imagem positiva dos profissionais de saúde, trabalho reconhecido pelas equipas. Profissional da comunicação, é um estratega fortemente empenhado na defesa do SNS e do sistema de saúde em geral em Portugal.
- SNS 24 | Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE
A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançou a campanha “Faça do SNS 24 um hábito saudável’, para promover os novos serviços digitais disponíveis no portal e na app SNS 24, assim como a sua acessibilidade enquanto serviço público. A campanha obteve os seguintes resultados: redução de 4% em chamadas administrativas; aumento de utilizações da app SNS 24 e crescimento de 13% das visitas ao portal SNS 24.
- Gabinete de Comunicação e Imagem | Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
O Gabinete de Comunicação e Imagem do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho lançou a campanha “SU Responsável – Ser Utente Responsável”, divulgada nas redes sociais institucionais, que permitiu promover o acesso responsável aos Serviços de Urgência e contribuir para a literacia em saúde da população. No conjunto de todas as plataformas, os conteúdos publicados obtiveram um alcance superior a 216 mil impressões e mais de 2500 reações.
- Jaime Manuel Ribeiro Soares | Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães EPE
Jaime Manuel Ribeiro Soares, do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, apresentou a tese de doutoramento “A abordagem da dimensionalidade do mediatismo da comunicação em contexto da pandemia de Covid-19”, que analisa a forma como se manifestou a comunicação sobre a pandemia, comparando o framing de entidades oficiais e dos órgãos de comunicação social. A investigação pretende contribuir para uma comunicação mais eficaz e responsável durante crises de saúde global.
Cultura Organizacional
- Gabinete de Comunicação | Centro Hospitalar de Leiria, EPE
O Gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar de Leiria lançou o “Orçamento Partilhado”, um projeto pioneiro em Portugal, que envolve os colaboradores do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). Consiste na apresentação de propostas que contribuam para a comunidade hospitalar, atribuindo uma verba para a execução da ideia mais votada pelos colaboradores. No ano de 2023 concorreram cinco projetos em diferentes áreas do CHL, tendo vencido o projeto de requalificação do polidesportivo da Casa do Pessoal do CHL.
- Unidade de Cuidados Intensivos de Neurocríticos | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
A equipa médica da Unidade de Cuidados Intensivos de Neurocríticos do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), que alia a excelência clínica e científica à humanização de cuidados, representa na perfeição a cultura organizacional do #somossãojoão. A Unidade apresenta um exemplo de proximidade com os doentes, bem como das famílias, que é encarado como parte importante do tratamento.
- Centro de Responsabilidade Integrado de Tratamento de Obesidade | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Tratamento de Obesidade do Centro Hospitalar Universitário São João aumentou a produção cirúrgica em contexto de especial carência de meios, usando a agilidade esperada dos CRI – proposta de cirurgias aos domingos, voluntárias e limitadas (outubro – dezembro 2022). Teve como resultado mais 63 cirurgias, num total de 854 (+ 41% do que em 2021), consolidando a liderança nacional, com mobilização global da instituição.
- Equipa de Enfermagem de Saúde Mental Positiva | Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE
A equipa de Enfermagem de Saúde Mental Positiva da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) iniciou, em 2018, um programa de promoção de saúde mental positiva, dirigido aos colaboradores da ULSM, cujo objetivo primário é promover a saúde mental dos colaboradores. A oferta de uma jornada orientada de autoconhecimento e de automotivação tem-se mostrado um catalisador para o aumento da felicidade organizacional.
- Direção da CPHG | Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE – Casa do Pessoal
A Direção da Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães (CPHG), com mais de 30 anos de ação, apresenta o projeto “Cuidamos de quem cuida”, com atividades promovidas junto da comunidade hospitalar, contribuindo de forma significativa para o bem-estar do quadro de pessoal do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães. Destaque para a “Bolsa de Estudo Fernando Teixeira”, de apoio ao ensino superior, e para a iniciativa “Running for a dream” – participação na maratona do Porto.
- Área Funcional de Saúde Ambiental | Agrupamento de Centros de Saúde Cascais – Unidade de Saúde Pública
A equipa da Área Funcional de Saúde Ambiental, da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Cascais, estabeleceu um Team Charter (2023), documento que define as diretrizes da cultura organizacional positiva da equipa e promove a excelência nos cuidados de saúde. A adoção do Team Charter promove a satisfação e o bem-estar da equipa, com impacto positivo na qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Empreendedorismo e Criatividade
- Equipa de Enfermagem da Saúde Escolar de Santiago do Cacém | Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE
A equipa de enfermagem da saúde escolar de Santiago do Cacém criou o projeto “Hospital dos Brinquedos” para reduzir o medo das crianças em relação aos cuidados de saúde e fortalecer o relacionamento com as equipas médicas. Este projeto de baixo custo envolveu colaboração interdisciplinar e reutilização de materiais.
- Equipa Educativa do CHUSJ | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O projeto Doctor Dog tem como objetivo utilizar a relação entre crianças e cães para ajudar na adaptação à doença e ao ambiente hospitalar. As visitas dos cães, acompanhadas pela Equipa Educativa, reduziram a perceção de dor dos pacientes, especialmente em momentos de sofrimento emocional.
- Programa de Medicina de Precisão em Oncologia do IPO Porto (POP-IPOP) | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
O Programa de Medicina de Precisão em Oncologia (PCM) foi lançado pelo IPO Porto e é pioneiro em Portugal. Este programa inclui a criação da Consulta de Grupo Multidisciplinar de Oncologia Molecular (Molecular Tumor Board, MTB), que permite discutir casos de pacientes de outras instituições do país, de forma a agilizar o acesso dos pacientes com cancro a terapias inovadoras em ensaios clínicos.
- iSIMTAD – Centro de Simulação Interprofissional de Trás-os-Montes e Alto Douro | Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE
O iSIMTAD, um centro de simulação ligado ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, desenvolveu um projeto focado na melhoria da segurança do doente, identificando e resolvendo riscos latentes no sistema de saúde. Utiliza uma metodologia inovadora baseada em exercícios tabletop, envolvendo todos os profissionais de saúde.
- Via Verde Saúde Almada-Seixal | Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal
A Via Verde Saúde Almada-Seixal, sob gestão do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Almada-Seixal, atende 368.000 utentes, incluindo 70.000 sem médico de família. Para abordar essa lacuna, foram lançados os projetos Via Verde Saúde Seixal e Almada, em janeiro de 2022, que procuram oferecer cuidados de saúde de qualidade através de um modelo de organização alternativo, assente numa equipa fixa de médicos e enfermeiros que coordena profissionais de saúde adicionais.
- 3D Cardiosolutions | Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, e Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE
A iniciativa 3D Cardiosolutions, realizada em parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, utiliza a impressão 3D para aprimorar o tratamento de doenças cardíacas. Isso inclui a criação de modelos 3D personalizados de estruturas cardíacas para planeamento de tratamento e o desenvolvimento de simuladores para treinar equipas médicas em procedimentos de cateterismo cardíaco.
Formação e Mentoria
- APCEF-SNS | Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE, e mais 25 unidades de saúde do SNS
Criada em 2022, a Associação Portuguesa dos Centros de Formação do Serviço Nacional de Saúde (APCEF-SNS) reúne 26 Centros de Formação de 26 unidades do SNS e dos Serviços Regionais de Saúde. Tem o grande objetivo de harmonizar as políticas e práticas de formação adotadas pelas unidades de saúde, através da melhoria das metodologias e processos formativos, bem como do intercâmbio de informação, difusão de boas práticas e parcerias internacionais.
- António Carlos Megre Eugénio Sarmento | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O Prof. Doutor António Sarmento é uma referência na formação e mentoria em medicina, com uma carreira de quatro décadas exclusivamente dedicadas ao SNS, através do ensino, investigação e prática clínica, nas áreas de infeciologia, medicina intensiva, farmacologia e bioética. O seu papel na resposta à COVID-19 no Centro Hospitalar Universitário de São João e a nível nacional valeu-lhe uma medalha de mérito da Ordem dos Médicos em 2021.
- Cardiologia de Gaia | Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) é reconhecido a nível nacional e internacional como um local de excelência de formação no SNS. No último ano, deu formação a 126 médicos provenientes de 41 centros hospitalares. A atividade formativa e de mentoria estende-se ainda a enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais de saúde. A mentoria em formação alarga-se aos níveis pré e pós-graduado, fomentando o doutoramento dos seus profissionais (12 em curso).
- Miguel Castelo-Branco | Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, EPE
O Professor Miguel Castelo-Branco tem um longo percurso dedicado ao ensino de profissionais de saúde do SNS e gestão hospitalar, com grande impacto na fixação destes no interior do país. É diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, onde ensina e inspira centenas de médicos, farmacêuticos e biomédicos do país. Coordena o Serviço de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, onde tem promovido diversas formações de treino interdisciplinar, simulações in situ e ações para a população.
- Dioscope | Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, e Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora
A Dioscope é um projeto de educação médica, liderado por profissionais do SNS, para democratizar o acesso à formação e informação de qualidade. Tem parceria com 15 instituições do SNS, que representam mais de trinta hospitais e quarenta centros de saúde. Nos últimos 12 meses, foram já organizados dez cursos, o último com a participação de mais de 1100 médicos do SNS. Para 2024, estão previstos mais 15 cursos.
- Equipa do Serviço de Gestão do Conhecimento | Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE
O Centro de Formação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos promove a formação eficaz, adaptada às necessidades dos colaboradores, para aumentar as suas competências e motivação, criando um sistema de vinculação e de melhoria dos processos de humanização. Formação Técnica, para a Cidadania, “Nós” e Comunidade são as suas quatro áreas de formação.
Humanização de Cuidados
- Serviço de Oncologia Médica II do IPO Lisboa | Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE
O Serviço de Oncologia Médica do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa organiza o projeto “Música em Medicina” para trazer alegria, luz e cor aos “dias cinzentos” dos doentes que passam os seus dias no IPO. Uma companhia, uma música, um gelado ou um perfume são pequenos gestos que fazem toda a diferente, tão importantes como a terapêutica.
- ONConsigo | Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães, EPE
ONConsigo é uma iniciativa do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, que pretende alargar a hospitalização domiciliária ao Hospital de Dia de Oncologia, fomentando a humanização, interdisciplinaridade e capacidade instalada. Os resultados demonstraram apetência e segurança do modelo, bem como elevado nível de satisfação de doentes em inquéritos e testemunhos.
- Cuidar a Informar – Projeto “iURGÊNCIA” | Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE – Hospital de São José – Serviço UGP
O projeto “iURGÊNCIA” reflete o trabalho da Urgência Geral Polivalente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, com foco na qualidade do atendimento dos utentes. Informação, proatividade e proximidade são as características que se pretende promover para uma redução da ansiedade dos utentes e da família associada à admissão na urgência.
- Equipa de Enfermagem da Medicina Interna unidade D – CHUC | Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE
O envelhecimento, na sociedade atual, é uma realidade inevitável, devido à queda da natalidade e maior longevidade, tornando os idosos vulneráveis a doenças e hospitalizações. 2022 foi um ano de dedicação, compromisso e muito trabalho da equipa de Enfermagem de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para desenvolver e implementar projetos que contribuíssem para esta humanização e excelência. Surgiram, então, os projetos “MIMA” e “Empower65+”.
- Equipa Unidade Mais Sentido | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE – Hospital Pulido Valente
“Mais Sentido” é uma unidade de insuficiência cardíaca, com uma equipa multidisciplinar, que visa responder às necessidades individuais e holísticas de cada doente. Inserida num Serviço de Cardiologia, esta unidade pretende destacar-se nas sessões de ambulatório, no atendimento telefónico 24 horas, na visita domiciliária e num plano de atuação individualizada para cada doente, nunca esquecendo o cuidador e a família.
- Práticas inclusivas e afirmativas de género no Serviço de Pediatria | Hospital Garcia de Orta, EPE
O Hospital Garcia de Orta assina um projeto para criar oportunidades de sensibilização dos profissionais, contribuindo para a humanização, equidade e acessibilidade nos cuidados de saúde, independentemente da identidade de género e orientação sexual. Assim, a equipa de médicos e enfermeiros do Serviço de Pediatria uniu forças para promover a literacia em saúde da comunidade LGBTI.
Inovação Digital e Tecnológica
- IN STEP (savINg liveS fighTing nEonatal sePsis) | Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE
O projeto “IN STEP” pretende desenvolver um modelo de previsão de morte por SEPSIS tardia ou complicações graves, baseado na monitorização de vários parâmetros da criança pré-termo, durante o internamento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do Hospital São Francisco Xavier. Este estudo e os seus resultados podem ser replicados tanto em prematuros como em adultos.
- Unidade de Medicina de Precisão de Serviço de Gastrenterologia | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O Centro Hospitalar Universitário de São João criou a Unidade de Medicina de Precisão de Serviço de Gastrenterologia, como resposta à crescente capacidade computacional e desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial para desenvolver algoritmos inspirados no córtex visual humano, as redes neurais convolucionais. Estas ferramentas permitem uma interpretação de imagens de alta eficiência.
- Projeto Gentil – Text Mining | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Projeto Gentil – Text Mining é uma iniciativa do Instituto Português de Oncologia do Porto, com o objetivo de promover o suporte à decisão clínica em contexto de tratamento oncológico. Através de uma ferramenta com modelos analíticos de inteligência artificial, os resultados obtidos demonstram que é uma ajuda na melhoria e definição de planos terapêuticas do corpo clínico.
- Equipa iTeams | Instituto Nacional de Emergência Médica, IP
O iTeams é o Registo Clínico eletrónico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que prediz a gravidade do doente e identifica possíveis Vias Verdes através da emissão de alertas. Pretende-se também expandir esta ferramenta para a versão smartphone, com o objetivo de expansão a todos os parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica.
- Rede Nacional de Medicina Intensiva
A COVID-19 colocou o SNS sob pressão, tendo a Rede Nacional de Medicina Intensiva assegurado a resposta às suas formas mais graves. Neste sentido, surge a necessidade da criação de uma plataforma informática para o desenvolvimento de estudos clínicos colaborativos e a gestão da rede de cuidados críticos. A Rede Nacional de Medicina Intensiva constitui-se um passo pró-ativo para assegurar a capacidade da Medicina Intensiva do SNS para se adaptar às circunstâncias atuais e se preparar para os desafios futuros.
- Glaucoma Portugal Screening Trial (Glaucoma PoST) | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE
Com data de março de 2023, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte iniciou o projeto de rastreio populacional mundial do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível. A solução para evitar a perda visual é a deteção precoce, pelo que a implementação de circuitos de rastreio nos Cuidados de Saúde Primários tornou-se primordial.
Inspiração
- Luís Costa | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE
Luís Costa, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, é, aos olhos de pares e doentes, uma figura incontornável na sua área de excelência. É graças às suas características pessoais que Portugal vai ter muito em breve um dos três centros de ensaios clínicos de Fase I em oncologia (START).
- Daniel Sampaio | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE – Hospital Santa Maria
Daniel Sampaio, do Hospital de Santa Maria, é uma referência nacional e internacional na área da saúde mental, com um vasto currículo de investigação, intervenção e divulgação, que merece ser reconhecido pelo seu trabalho e compromisso com o SNS.
- António de Quinhones Levy Gomes | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE – Hospital Santa Maria
António de Quinhones Levy Gomes é um nome reconhecido na Pediatria portuguesa e no Hospital de Santa Maria, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Aos 70 anos, criou a associação “As Crianças de Santa Maria” e as jornadas do seu departamento e ainda faz urgências de 24 horas como “qualquer membro jovem” do departamento.
- Ana Maria Alves Cardoso Lopes | Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE
Ana Lopes mudou o paradigma do tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) no Algarve, deu um novo fôlego à Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e, ainda, reuniu profissionais de saúde para capacitar o CHUA com o regime de internamento. Pode parecer tarefa fácil, mas, perante a escassez de recursos humanos e mesmo constrangimento de espaço físico, foi sempre o otimismo e engenho na busca de soluções que fizeram com que a Dr.ª Ana Lopes liderasse este processo e motivasse os que a rodeavam.
- Maria Armanda dos Santos | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Vestiu a camisola do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto desde o seu primeiro dia. Maria Armanda dos Santos foi funcionária na tesouraria do IPO do Porto durante 49 anos, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria do Serviço de Gestão Financeira. Iniciou funções mesmo antes de o SNS existir. Só a aposentação a obrigou a deixar a instituição.
- José Carlos Alvarenga Coelho da Silva | Equipa de Apoio e Acompanhamento do Norte
José Carlos Alvarenga Coelho da Silva é uma referência na defesa dos Cuidados de Saúde Primários e dos utentes que estes servem. Foi uma figura central na reforma dos cuidados de saúde primários em todos o país, particularmente na região norte. Contribuiu para a abertura de 279 unidades de saúde familiar, acompanhando a transição de 186 delas para modelo B, bem como para a abertura de 103 unidades de cuidados na comunidade na região norte.
Investigação Científica
- Equipa EX-BRAIN | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE, Ipatimup e i3S
O projecto EX-Brain tem colocado o Centro Hospitalar Universitário São João, em conjunto com o Ipatimup/i3S, na vanguarda da medicina de precisão, tendo como objetivo criar organoides ex-vivo 3D, que se constituam como ferramenta de testagem de fármacos, de forma a identificar aqueles que são mais eficazes e que têm menos efeitos secundários.
- Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
O Centro de Investigação do IPO Porto, criado em 2003, está organizado por cinco grupos de investigação que se dedicam à investigação translacional/pré-clínica, dois grupos à investigação clínica e um grupo dedicado à epidemiologia do cancro, resultados e qualidade de vida em Oncologia, assim como sustentabilidade dos sistemas de saúde e cuidados de saúde baseados em valor. Contabilizou, em 2022, 256 artigos revistos por pares (Pubmed e/ou Scopus). Foram ainda defendidas quatro teses de doutoramento e 24 dissertações de mestrado orientadas por investigadores do IPO Porto.
- Mamede de Carvalho | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE – Serviço de Neurologia
Mamede de Carvalho é um neurologista português, fundador da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que tem contribuído enormemente para o cuidado e tratamento destes doentes, nos últimos 20 anos. Os seus estudos neurofisiológicos foram fundamentais para o diagnóstico e avaliação da progressão da doença, bem como para o desenvolvimento de ensaios clínicos, tendo sido, ainda, galardoado com inúmeros prémios, entre eles o prémio carreira Forbes Norris da International Alliance of ALS Associations, e integra o top 5 mundial de autores com mais publicações em neurofisiologia clínica na ELA.
- Grupo de Oncogenética do Centro de Investigação do IPO Porto | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
O Grupo de Oncogenética do Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) trabalha em colaboração estreita com o Serviço de Genética Laboratorial do IPO Porto em investigação de translação e clínica com grande impacto clínico para os doentes oncológicos do IPO Porto e das suas famílias, nomeadamente no âmbito do estudo da predisposição hereditária para cancro. Apresenta a concurso um conjunto de 5 publicações científicas em revistas internacionais indexadas com revisão por pares, em que todas têm como primeiro autor e autor sénior membros do Grupo de Oncogenética do CI-IPOP e/ou do Serviço de Genética Laboratorial do IPO Porto, mas que incluem colaborações nacionais e internacionais.
- Mapeamento das Doenças Mentais nos hospitais públicos portugueses | Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE, e Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O mapeamento das Doenças Mentais nos hospitais públicos portugueses é o principal objetivo do projeto de investigação desenvolvido por uma equipa constituída por três médicos que desempenham funções clínicas na especialidade de Psiquiatria no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e no Centro Hospitalar Universitário de São João. Dedicaram-se, ao longo dos últimos anos, à análise das doenças mentais mais graves nos hospitais públicos portugueses.
- Unidade de Ensaios Clínicos de Phase Precoce | Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
A Early Phase Clinical Trials Unit (EPCTU), criada em abril de 2023, é a primeira e única infraestrutura em instituições do SNS totalmente dedicada à realização de ensaios clínicos de fase precoce com internamento, que suporta o desenvolvimento de medicamentos e dispositivos inovadores através da sua avaliação, pela primeira vez, no homem, e que implementou já cinco ensaios clínicos, avaliou 31 doentes, com um volume de faturação superior a 150.000 euros. Já alcançou o break-even face ao investimento inicial.
Jornalismo em Saúde
- Alexandra Campos | Jornal O Público
A jornalista do Público, Alexandra Campos, é especialista em jornalismo de saúde. Distingue-se pelo rigor, assertividade, isenção e conhecimento do setor da Saúde, um conhecimento transversal a todas as áreas do setor.
- Paula Rebelo | “Médicos que regressam. Especialista inova entre Estocolmo e Matosinhos” | RTP
Paula Rebelo, jornalista da RTP, elaborou a reportagem “Médicos que regressam. Especialista inova entre Estocolmo e Matosinhos”, exibida a 21 de maio de 2023, sobre o regresso de médicos portugueses ao Serviço Nacional de Saúde. A reportagem segue o percurso de um médico que regressa de Estocolmo e que traz inovação e experiência ao SNS.
- Sofia Neves | “Luana nunca foi a casa. Vive na enfermaria desde que nasceu — já lá vão quase dois anos” | Jornal O Público
Sofia Neves, jornalista do Público, assinou a peça “Luana nunca foi a casa. Vive na enfermaria desde que nasceu – já lá vão quase dois anos”, publicada a 6 de maio de 2023. O artigo destaca uma história de superação, com o trabalho em rede entre duas instituições do SNS como pano de fundo: o Hospital de Braga e o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto.
- Miriam Alves | “Vírus que tratam” | SIC
Miriam Alves, jornalista da SIC, assina a grande reportagem da SIC “Vírus que tratam “, que reflete o trabalho desenvolvido pela investigadora Joana Azeredo, médicos e doentes, no acesso à terapia fágica, demonstrando a importância da entreajuda entre investigadores e médicos de diferentes países e a relevância, para o SNS, da implementação do modelo belga.
- Liga Portuguesa Contra o Cancro | “Segundas de Conversa” | Saúde + e TSF
“Segundas de Conversa” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, centrada na literacia em saúde na área da oncologia. Este projeto foi lançado em janeiro de 2020, com o objetivo de abordar várias temáticas e esclarecer dúvidas relacionadas com o cancro, em sessões que integram a comunidade não especialista. O programa é transmitido no canal televisivo Saúde+ e na TSF e respetivas plataformas de podcast.
- Cristina Lai Men | “Mulher, jovem e não fumadora? Esteja atenta ao cancro do pulmão” | TSF
Cristina Lai Men, jornalista da TSF, assina a reportagem “Mulher, jovem e não fumadora? Esteja atenta ao cancro do pulmão”, sobre o aumento da incidência de cancro de pulmão em mulheres jovens e fumadoras passivas, um alerta deixado pelo Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão. A reportagem acompanha a história de Teresa Jesus, uma paciente a quem foi diagnosticado cancro de pulmão.
Jovem Talento
- Firmino Machado | Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
Firmino Machado é um jovem talentoso, médico especialista em Saúde Pública, tendo desempenhado funções no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Porto Ocidental e ACeS Espinho – Gaia, na Administração Regional de Saúde do Norte e, como consultor, na Organização Mundial da Saúde – Centro Europeu para o Ambiente e a Saúde. Concluiu o mestrado em estatística, pós-graduação de Gestão de Unidades de Saúde e Doutoramento em Saúde Pública. Possui vasta experiência como formador e docente, sendo investigador do ITR – Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional, com 41 artigos publicados e 9 prémios em congressos científicos. Liderou uma das maiores equipas de resposta à COVID-19 do país. Criou e lidera a Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.
- Diana Aguiar Dias de Sousa | Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE – Serviço de Neurologia
Diana Aguiar Dias de Sousa é neurologista da Unidade de Doenças Cerebrovasculares do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, professora auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto de Medicina Molecular. Orientadora de teses de mestrado e doutoramento, professora no mestrado e doutoramento em Neurociências, é também membro dos comités de implementação do Plano de Ação Europeu do Acidente Vascular Cerebral (AVC), Investigação Clínica da Academia Americana de Neurologia, comissão executiva da Organização Europeia do AVC (ESO), Guideline Board da ESO, comissão organizadora do ESO Early Career Investigators WS e da direção da Sociedade Portuguesa do AVC. Participou em múltiplos ensaios clínicos internacionais e recebeu diversos prémios e bolsas, nomeadamente o prémio de tese João Lobo Antunes.
- Miguel José da Quinta e Costa de Mascarenhas Saraiva | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
Miguel José da Quinta e Costa de Mascarenhas Saraiva é um médico gastrenterologista focado nos múltiplos desafios e oportunidades da inteligência artificial (IA) na saúde digestiva, sendo o fundador e coordenador da unidade de Medicina de Precisão do serviço de Gastrenterologia do Hospital São João e responsável pela IA de hospitais de relevância mundial: NYU Langone Health, Hospital Paris Saint Joseph e Hospital Universitário de La Princesa Madrid. Foi premiado com mais de cinquenta prémios nacionais e internacionais das mais relevantes sociedades médicas, nomeadamente o prémio de melhor trabalho científico do Congresso Americano de Gastrenterologia (ACG 2022) e o prémio nacional de Gastrenterologia (SPG).
- Tomás Rebelo Pessoa e Costa | Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
Tomás Pessoa e Costa tem 32 anos, é dermatologista no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e professor convidado na Nova Medical School, tendo fundado, em 2018, o projeto de educação médica “Perguntas da Especialidade”, pelo qual foi considerado, em 2020, um dos Jovens Inovadores Europeus do Ano pela WSA, iniciativa que decorre no âmbito das Nações Unidas. Em 2020 alargou o seu projeto educativo, criando uma plataforma de educação médica contínua que tem trabalhado com o SNS para democratizar o acesso à formação médica de qualidade, a “dioscope”.
- Filipa Fontes | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Filipa Pontes nasceu em 1985 e é enfermeira no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPOP) e professora auxiliar convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Licenciada em Enfermagem, mestre em Epidemiologia e doutorada em Saúde Pública, nos últimos 12 meses assumiu a coordenação da Unidade de Investigação em Enfermagem Oncológica (UIEO) do Centro de Investigação do IPOP, tendo promovido atividades de incentivo e promoção da investigação em enfermagem oncológica na instituição.
- Francisco Ferreira e Silva | Via Verde Saúde Seixal
Francisco Ferreira e Silva é recém especialista de Medicina Geral e Familiar, trabalhando atualmente na Via Verde Saúde Seixal e na USF Amora Saudável. É médico do Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT), realizando consultas de saúde sexual dirigidas a homens que têm sexo com homens, trans, migrantes e trabalhadores sexuais. Criou também o Rastreio do Cancro do Colo do Útero por Autocolheita, o primeiro em Portugal, na Via Verde Saúde Seixal. Implementou ainda uma Consulta de Saúde Sexual e, durante o surto do vírus Monkeypox (MPOX), fez parte da task force da Organização Mundial da Saúde / Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças contra o MPOX, tendo sido coautor de um artigo recentemente publicado sobre a dinâmica de transmissão do MPOX em Portugal.
Liderança
- Nelson Pereira | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
Conhecido do público em geral e pelos profissionais de saúde como “O Homem da Tenda”, fruto do trabalho desenvolvido durante a pandemia, o Dr. Nelson Pereira é o principal porta-voz do Centro Hospitalar Universitário de São João e tem sido, ao longo dos últimos 12 meses, um dos responsáveis pelo projeto piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, de reorganização dos serviços de urgência, dedicando-se ao SNS com um enorme espírito de missão e responsabilidade. Foi premiado por diversas ocasiões.
- Alexandre Valentim-Lourenço | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE – Hospital Santa Maria
O Dr. Alexandre Lourenço, atual diretor do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, teve um papel profissional de extremo relevo, contribuindo para a resolução das dificuldades de gestão de recursos humanos na urgência no período de colaboração com o Hospital São Francisco Xavier, sob condições de extrema dificuldade e grande tensão.
- Elisa Maria Pereira de Oliveira Cardoso | Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE
A Dr.ª Elisa Cardoso, assistente graduada sénior de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, fez um enorme esforço pessoal e profissional, assegurando vários turnos de urgência e colocando todo o seu empenho, energia e dedicação em garantir o funcionamento do serviço e o apoio à população pediátrica servida por esta unidade hospitalar.
- Maria Paula Correia Ribeiro da Costa e Silva | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
A Dr.ª Paula Silva, consultora da carreira médica hospitalar, com competência em Medicina Paliativa, lidera, desde 2021, a equipa do Serviço de Cuidados Paliativos (CP), tendo integrado em 2007 e mantido atividade, em simultâneo, na Unidade de Estudos e Tratamento da Dor até 2012. Trouxe melhorias impactantes na atividade do serviço, como a reestruturação da consulta com redução do tempo de espera em 50%, criação de consulta telefónica e de consulta de controlo de sintomas e afetação de médico a tempo inteiro à Equipa Domiciliária de CP. Em simultâneo, trabalhou a motivação da sua equipa, desenvolvendo estratégias de comunicação e interação entre os seus membros.
- Ana Paula Martins | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE
A Professora Ana Paula Martins lidera pelo exemplo, respeita os limites e acredita no trabalho coletivo, reconhecendo o mérito, com respeito pelas características de todas as classes profissionais, nunca deixando de tomar decisões.
- Rita Sofia da Silva Veloso | Centro Hospitalar Universitário de Santo António, EPE
A apresentação da candidatura à categoria “Liderança”, submetida pela Equipa do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, tem como objetivo realçar o estilo de liderança notável e inspirador da Dr.ª Rita Sofia da Silva Veloso em todo o seu percurso profissional no SNS e a sua influência na satisfação e no desempenho profissional da equipa que lidera.
Qualidade e Excelência
- Equipa Multidisciplinar, envolvendo Obstetrícia, Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica, Neonatologia, Cuidados Intensivos Pediátricos e Otorrinolaringologia | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE
O Hospital Santa Maria realizou pela terceira vez um procedimento Exit, uma intervenção rara e complexa que permitiu concretizar uma intubação orotraqueal com o bebé ainda ligado à placenta. Às 34 semanas de gestação, o bebé Simão tinha um teratoma de 200 gramas que o impediria de respirar depois de nascer. A Equipa Multidisciplinar do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte envolveu Obstetrícia, Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica, Neonatologia, Cuidados Intensivos Pediátricos e Otorrinolaringologia.
- Unidade de Queimados | Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE
Em janeiro de 2023, a Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com uma equipa multidisciplinar altamente dedicada, foi certificada pela European Burns Association. Além da constatação in loco da estrutura e dos equipamentos, foram analisados os protocolos de tratamento, estatísticas e indicadores de qualidade.
- USF Valongo | Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III – Maia/Valongo
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Valongo renovou em 2021 a classificação de “Ótimo” na acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), nível que havia atingido em março de 2016, tornando-se a primeira e única unidade de cuidados de saúde primários na Península Ibérica com essa distinção.
- Centro de Responsabilidade Integrado de Tratamento Cirúrgico da Obesidade | Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE – Hospital Curry Cabral
A equipa multidisciplinar do Centro de Responsabilidade Integrado de Tratamento Cirúrgico da Obesidade (CRI-TCO), do Hospital Curry Cabral, otimizou o percurso assistencial do utente com a criação da Clínica do Tratamento Cirúrgico da Obesidade, um conceito “all-in-one – todos os cuidados num local só”, onde decorrem todas as consultas do programa TCO, com ligação ao local onde são internados para cirurgia. A equipa cirúrgica é ainda pioneira na cirurgia robótica no SNS.
- Equipa de Suporte ao Doente Crónico Complexo | Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE
A Equipa de Suporte aos Doentes Crónicos Complexos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, com quase oito anos de atividade, presta cuidados integrados a doentes crónicos complexos, caracterizados pela multimorbilidade, polifarmácia e uso excessivo de serviços de saúde, tendo acompanhado até ao momento 507 utentes, com redução de 62,8% dos episódios de urgência e 59,4% dos dias de internamento.
- Centro de Responsabilidade Integrado de Patologia Mamária | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O CRI-Patologia Mamária (Centro de Mama), do Hospital de São João, é a única unidade de mama do SNS com certificação europeia de qualidade clínica. Esta certificação de qualidade foi atribuída em 2017 e tem sido sucessivamente renovada.
Sustentabilidade Ambiental
- Bloco Verde | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
Através do projeto “Bloco Verde”, o Bloco Operatório Central (BOC) do Centro Hospitalar e Universitário de São João retomou o processo de separação de resíduos nas várias salas de operações, substituiu as batas cirúrgicas descartáveis por reutilizáveis e investiu em contentores cirúrgicos para a esterilização de instrumentais, descartando na quase totalidade o uso de tecido não tecido. Foi possível chegar à tonelada de papel separado para reciclagem, o que equivale à poupança de 30 árvores e de 760 kg de plástico.
- SIE – CHULN | Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte implementou, no âmbito de um projeto de financiamento aprovado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no valor de 15 milhões de euros, um conjunto de medidas de Eficiência Energética no Hospital de Santa Maria: substituição de milhares de lâmpadas, instalação de painéis fotovoltaicos e de um sistema centralizado de produção de fluído térmico e substituição de vãos envidraçados por soluções com caixilharia com corte térmico.
- Anestesia Sustentável | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
Com o projeto “Anestesia Sustentável”, o Grupo de Sustentabilidade do Centro Hospitalar de São João desenvolveu um protocolo de Anestesia de Baixos Fluxos para sensibilizar os profissionais e promover a utilização responsável com vista à redução do consumo. Seis meses após a formação e implementação do protocolo, verificou-se uma redução de 46% no fluxo de gases utilizado e uma diminuição de 49,4 toneladas de CO2.
- CHEDV – Amigo do Ambiente | Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE
Através do projeto “CHEDV – Amigo do Ambiente”, e no âmbito dos Hospitais Verdes, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga foi o primeiro hospital português a instalar o sistema CONTRAfluran® em todos os seus aparelhos de anestesia, o qual é capaz de capturar e reciclar gases anestésicos voláteis, reduzindo significativamente as emissões de CO2.
- Instalação de painéis solares fotovoltaicos | Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho instalou 2027 painéis solares fotovoltaicos de 455 W de maneira a produzir energia elétrica a partir do sol, no âmbito de um projeto com financiamento aprovado do POSEUR. A sua concretização vai permitir diminuir a fatura energética na ordem dos 200 mil euros por ano, bem como reduzir significativamente as emissões de CO2, para as quais se prevê um decréscimo anual de 300 toneladas.
- Olga Castro, Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor | Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE
Da autoria da Enf. Olga Castro, do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães (HSOG), este projeto consiste em plantar uma árvore por cada bebé nascido no HSOG, a partir de março de 2022, através da conversão dos resíduos hospitalares em “Toneladas de Ajuda”. Desde o início do projeto até ao final de 2022, foram plantadas 1400 árvores. Foram valorizadas 72 toneladas de material reciclável do HSOG (resíduos de papel e cartão) em troca de contrapartida financeira (6.100 €).
Trabalho em Rede
- Grupo resolução High Users | Hospital Garcia de Orta, EPE, e Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal
O Grupo resolução High Users, do Hospital Garcia de Orta e do Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal, estudou a população de utilizadores muito frequentes (HU) do Serviço de Urgência e adotou uma estratégia com respostas adequadas às necessidades, tanto de saúde como sociais, que rentabilizam os recursos existentes, constituindo alternativas a essa utilização excessiva e acrescentando valor em saúde.
- Banco de Leite Humano do Norte | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
O Banco de Leite Humano do Norte, do Centro Hospitalar Universitário de São João, foi capaz, no seu primeiro ano de atividade, de agregar uma equipa multidisciplinar de neonatologistas, obstetras, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, em prol de um modelo funcional tecnicamente moderno e seguro, que angariou dadoras de leite humano em favor de recém-nascidos de risco internados em Unidades de Neonatologia do Norte de Portugal. Forneceu leite de dadora a cinco hospitais.
- Programa PROTECT | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
O PROTECT é um programa que prepara os doentes cirúrgicos frágeis para enfrentarem, com segurança, cirurgias exigentes. Combina o exercício, o controlo de doenças crónicas, otimização terapêutica, o apoio psicológico e nutricional no mesmo programa, que é realizado no domicílio do doente. Nasceu no Instituto Português de Oncologia do Porto, com a colaboração da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e do i3S.
- PBM-TIPS: Tailoring the Implementation in the Portuguese Health System | Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE, Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, e Hospital de Braga, EPE
O projeto “PBM-TIPS: Tailoring the Implementation in the Portuguese Health System”, desenvolvido pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, em colaboração com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Unidade Local de Saúde do Alto Minho e Hospital de Braga, visa estender a implementação do PBM (Patient Blood Management) a serviços médicos e cirúrgicos, através de uma abordagem prática, tailor made e concretizável do PBM, com partilha de experiências, obstáculos e soluções, facilitando a tarefa de cada uma das instituições.
- Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos no Alto Tâmega e Barroso | Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE
A Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos no Alto Tâmega e Barroso garantiu a cobertura de cuidados à população vulnerável da área de influência do Hospital de Chaves, adotou um novo modelo organizativo e funcional e articulou-se com os cuidados de saúde primários, autarquias, Instituto da Segurança Social, instituições particulares de solidariedade social, Centro de Respostas Integradas e Cuidadores Formais e Informais, tendo apresentado uma redução de 20% do número de dias de internamento e uma redução de 10% no número de episódios de urgência.
- CHUA + proximidade | Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE
O projeto CHUA + proximidade, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, consiste em consultas de pediatria uma vez por semana em Lagos e Aljezur, com o apoio da equipa de enfermagem pediátrica e em articulação com a equipa de enfermagem dos cuidados de saúde primários, que utilizam a viatura existente no município de Aljezur. As mães das crianças que nasceram nos últimos meses deslocam-se à viatura, onde a criança é observada e são administradas as vacinas adequadas.
Voluntariado
- Unidade do Jovem | Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
A “Horta do Jovem” é um projeto destinado a jovens com patologia psiquiátrica, realizado no Hospital de Dia do Jovem do Serviço de Psiquiatria, com o apoio da Associação de Voluntariado do Hospital de São João. O projeto promove a reabilitação e reintegração dos jovens, através de um espaço de criação, uma horta, espaço de terapia e socialização, reduzindo o uso de medicamentos e melhorando a qualidade de vida dos jovens.
- CurArte | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
“Arte no Hospital” é um projeto do grupo CurArte da AEFML – Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, que tem vindo a humanizar diversos espaços do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte através da arte, sob a forma de pinturas, ilustrações, fotografias e pequenos contos e poemas.
- Voluntariado Hospitalar da Liga Portuguesa Contra o Cancro | Liga Portuguesa Contra o Cancro
A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem origem no voluntariado, desempenhando um papel fundamental no apoio aos pacientes oncológicos, às suas famílias e cuidadores, nos hospitais com serviços de oncologia, por todo o país. Os 1.005 voluntários hospitalares de diferentes faixas etárias proporcionam apoio prático e emocional aos pacientes em ambulatório e internamento, acompanhando-os em consultas e tratamentos, oferecendo informação e conforto, contribuindo assim para a humanização e solidariedade no ambiente hospitalar.
- USF Valongo | Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III – Maia/Valongo
O projeto “VoluntariaMente” surge como resposta à crescente prevalência de doenças psiquiátricas e visa unir os setores da saúde e social para atender às necessidades dos pacientes com problemas de saúde mental. A Unidade de Saúde Familiar (USF) Valongo, em parceria com a Escola de Voluntariado “Pista Mágica”, procura, desde janeiro de 2023, melhorar a qualidade de vida desses pacientes, através do voluntariado. A participação em atividades nas quais desempenham papéis sociais valiosos traduz-se na melhoria dos sintomas de depressão e ansiedade.
- Hemato Pa Bô | Hospital Garcia de Orta, EPE, e Laboratório Manuel Pimenta
O projeto sem fins lucrativos Hemato Pa Bô atua na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, focando-se na melhoria da capacidade laboratorial e especialização em diagnóstico clínico-laboratorial. O seu principal objetivo é capacitar profissionais de saúde através de programas de formação abrangentes, conectando a teoria e a prática, para aprimorar habilidades e conhecimentos. O projeto já realizou missões presenciais na Guiné-Bissau e oferece formação online em Vilankulos, tendo missões futuras planeadas para Bissau e São Tomé e Príncipe.
- Associação Voluntária do HDS | Hospital Distrital de Santarém, EPE
A Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém (AVHDS) foi fundada em novembro de 2021 e conta com 72 voluntários e 90 sócios que colaboram em diversas atividades no hospital, desde eventos festivos ao apoio diário aos utentes. Atualmente, está a realizar formação aos voluntários para que possam dar suporte direto nas refeições dos pacientes internados e, ainda, no processo de remodelação de uma sala para a criação de um cabeleireiro para os pacientes internados.
Atualizado a 17 de outubro de 2023