A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde nomeou (DE-SNS) os membros do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E., com efeitos a partir do dia 1 de novembro, em que Alexandre José Lourenço Carvalho assume a presidência do Conselho de Administração.
Atendendo a que os atuais membros do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. cessaram o respetivo mandato a 31 de dezembro de 2022, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) procedeu à designação dos membros deste órgão estatutário, para um mandato de três anos.
A Direção Clínica do CHUC estará a cargo de Cláudia Margarida Carvalho dos Santos Nazareth, que será acompanhada dos Vogais Executivos Diogo Luís Casa Nova da Saudade Vieira e Fernando Elísio Pedrosa Cravo, que assumirá as funções de vogal financeiro. Áurea da Cruz Flamino Andrade manter-se-á como Enfermeira Diretora do CHUC.
O Conselho de Administração é nomeado de acordo com os valores de idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos, que são evidenciados nas respetivas notas curriculares e estará em funções no mandato 2023-2025.
A DE-SNS reconhece o empenho da equipa e agradece o trabalho da equipa que cessa funções, renovando o compromisso de consolidação da gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde e na defesa de um serviço público de saúde que responda às necessidades da população.
NOTAS CURRICULARES
Alexandre José Lourenço Carvalho é Administrador Hospitalar do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, desde 2014 e Professor Auxiliar convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) desde 2022. Foi também Administrador Hospitalar do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho EPE em 2008.
Com licenciatura em Biologia, em 2001, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, doutorou-se em Gestão pela Nova School of Business & Economics (NOVA SBE), UNL, em 2022. Possui Mestrado em Gestão da Saúde (2021), ENSP-UNL; Pós-graduação em Gestão de Cuidados de Saúde Primários (2007), ENSP-UNL e o Curso de Especialização em Administração Hospitalar (2006), ENSP-UNL. Possui vasta formação na área da Liderança e é consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as áreas de financiamento e organização de cuidados de saúde desde 2014. É Professor e Coordenador de Pós-graduação em Gestão de Instituições de Saúde no ISEG Executive Education desde 2020. É também o Co-Chair do Scientific Committee do World Hospital Congress (2023).
Cláudia Margarida Carvalho dos Santos Nazareth é licenciada em Medicina pela Universidade de Coimbra (2003) e especialista em Doenças Infeciosas (2011). Foi Assistente Hospitalar de Infeciologia no CHUC (SDI e GCL-PPCIRA) e no CMRRC-RP até 2020.
Coordenadora do GCL – PPCIRA do CHUC entre 2018 e 2023, mantém atividade assistencial no SDI do CHUC. É Diretora do Serviço de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos do CHUC desde 2023.
É membro dos corpos gerentes da Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, da qual é vice-Presidente da Direção desde 2021. Cláudia Nazareth integra ainda diversas Comissões e Grupos de Trabalho e frequentou cerca de 40 cursos de pós-graduação ou ações de formação.
Diogo Luís Casa Nova da Saudade Vieira é licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2003); tem o Curso de Especialização em Administração Hospitalar, pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa (2007), e Pós-Graduação em Direito e Prática da Contratação Pública, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (2013). Possui ainda Pós-Graduação em Direito e Prática da Contratação Pública (2018) pela mesma instituição de Ensino Superior.
Vogal Executivo do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, E.P.E., entre 2022-2023, foi Coordenador da Unidade de Aprovisionamento, Logística e Património da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P, entre 2018-2022.
Entre 2012 e 2018 foi Administrador Hospitalar na Administração Regional de Saúde do Centro, I.P e Interlocutor junto das Unidades Ministeriais de Compras (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. e Secretaria Geral do Ministério da Saúde) no âmbito de aquisições centralizadas;
Entre 2007 e 2012 foi Administrador Hospitalar do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. É Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, eleito para o triénio 2022-2025.
Fernando Elísio Pedrosa Cravo é licenciado em Gestão pela Universidade Internacional da Figueira da Foz (1992/1997) e possui Pós-graduação em Economia e Gestão em Organizações de Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2009/2010).
Concluiu MBA em Auditoria Interna pela Coimbra Business School (2017), Especialização em Auditoria Financeira pela RFA Academy (2019) e Master em Gestão Hospitalar pela mesma Instituição (2020).
É Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. desde maio de 2022 e foi vogal (em regime de substituição) do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P., entre outubro de 2020 a maio de 2022.
Diretor do Serviço de Auditoria Interna / Auditor Interno do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE (2012 a 2020), foi também diretor dos Serviços Financeiros do Centro Hospitalar de Coimbra, E.P.E. (maio 2009 até março 2012).
Técnico Superior de 1ª Classe – Gabinete de Gestão do Programa Operacional da Saúde (Saúde XXI) do 3º Quadro Comunitário de Apoio, a funcionar junto do Ministério da Saúde (dezembro 2000 a agosto 2007) e Técnico Superior do ICEP – Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal, a funcionar junto do Ministério da Economia – Direção Geral do Comércio e da Concorrência FEDER (janeiro 2000 a novembro 2000).
Áurea da Cruz Flamino de Andrade é licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto, com Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica e Pós-Graduada em Gestão de Serviços de Saúde pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Frequentou o Curso de Gestão para Executivos Hospitalares pelo Serviço de Formação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) e Mini-Programa da Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) AESE., Business School.
Exerceu múltiplos cargos de Gestão, nomeadamente Enfermeira Chefe do Bloco Operatório e Serviço de Urgência e Enfermeira Diretora do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo, Enfermeira Chefe do Serviço de Neurologia e Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, Equipa Coordenadora da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), Gestora da Qualidade, Gestão Intermédia – Enfermeira Gestora de um Conjunto de Serviços.
Vogal Executiva do Conselho de Administração, Enfermeira Diretora do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde 2017 e fundadora e atual Diretora do NEC – Notícias de Enfermagem do CHUC. É Membro do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Presidente da ADE, Associação dos Diretores de Enfermagem.