
O Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Dr. Álvaro Almeida, esteve presente, no passado dia 9 de abril, em Lisboa, na sessão de abertura das XXV Jornadas da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR).
Estas Jornadas, que assinalaram também o 30.º aniversário da A.N.D.A.R., reuniram especialistas e profissionais de saúde para debater a inovação e os desafios associados à Artrite Reumatóide, com enfoque na promoção de uma melhor qualidade de vida para os doentes que vivem com esta doença crónica.
Durante a sua intervenção, o Dr. Álvaro Almeida destacou o papel fundamental da A.N.D.A.R., sublinhando que “a Direção Executiva tem vindo a afirmar duas das suas prioridades centrais: a promoção da participação pública, através de mecanismos ativos de envolvimento dos cidadãos nas decisões que impactam a sua vivência com a doença, e a valorização da humanização dos cuidados de saúde. Ambas são concretizadas de forma estruturada, nomeadamente através da Comissão Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde, criada com o objetivo claro de garantir que a pessoa está no centro — não apenas da decisão clínica, mas de toda a experiência em saúde, do início ao fim do seu percurso no SNS.”
Reforçou ainda o compromisso com “a escuta ativa das expetativas dos cidadãos, promovendo a sua participação na avaliação e planeamento dos cuidados.”