A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) promoveu, esta sexta‑feira, dia 23 de janeiro o Workshop de Boas Práticas em Gestão dos Cuidados de Saúde, um fórum de discussão dos desafios atuais e as estratégias de melhoria na governação dos sistemas de saúde.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Gonçalves, do Diretor Regional da Organização Mundial de Saúde para a Europa, Hans Kluge, e do Diretor Executivo do SNS, Álvaro Almeida, que destacaram a importância da cooperação institucional e do reforço da eficiência na gestão pública da saúde.
Ao longo da manhã, o workshop integrou várias apresentações técnicas. O Presidente do Conselho de Administração da ULS Entre Douro e Vouga, Miguel Paiva, abordou o tema da contratualização no SNS, referindo que as organizações existem para servir os cidadãos e para isso é necessário assegurar dois pressupostos que são a boa organização dos recursos e envolvimento dos profissionais no serviço público. Seguiu‑se a intervenção do Presidente da ULS de Matosinhos, António Taveira Gomes, que destacou a relevância da Governação e Integração de Cuidados na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
O tema dos recursos humanos na saúde, considerado uma das áreas mais críticas do setor, foi aprofundado por Fernando Pereira, Vogal do Conselho de Gestão da DE-SNS, que salientou a importância da capacitação técnica, do aumento da atratividade e retenção dos profissionais, bem como da aposta na inovação na prestação de cuidados para uma utilização mais eficiente dos RH e das novas tecnologias.
O Diretor Nacional dos Hospitais de Angola, Benedito Quinta, apresentou os desafios e oportunidades na gestão dos cuidados de saúde em Angola, destacando a importância da capacitação técnica dos profissionais e o desenvolvimento de um sistema de comunicação institucional que concorra para uma melhor tomada de decisões.
Durante o evento, os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar a sede da Direção Executiva do SNS, com foco na Sala de Situação, o centro de comando estratégico do trabalho assistencial do SNS.
A tarde foi dedicada a uma visita à Unidade Local de Saúde de Santo António.
O workshop reforçou a aposta da DE-SNS na partilha de boas práticas, no intercâmbio internacional e no desenvolvimento de modelos de gestão capazes de responder aos desafios emergentes dos sistemas de saúde modernos.
