O Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, deslocou-se hoje, 30 de janeiro, à Região de Leiria, uma das zonas mais afetadas pelos efeitos da depressão “Kristin”.
A visita tem como objetivo acompanhar no terreno as medidas em curso para assegurar o acompanhamento operacional regular, bem como a ativação dos planos de emergência, garantindo a continuidade assistencial à população.
Desde o primeiro momento, a Direção Executiva do SNS tem estado em estreita articulação clínica e operacional com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Leiria, assegurando a ligação operacional ao exterior num contexto de limitações nas comunicações. Foi igualmente garantida a coordenação com os Serviços de Urgência Básica (SUB) de Alcobaça e Pombal, assegurando em permanência a prestação de cuidados urgentes.
Foram ainda reforçadas as orientações à população, com especial enfoque nos utentes em tratamento respiratório domiciliário. Nas áreas afetadas, estes utentes foram contactados pelas equipas de saúde, de modo a garantir a continuidade dos respetivos tratamentos.
No terreno encontram-se também equipas da Direção Executiva do SNS, que asseguram a proximidade operacional e o suporte direto às ULS afetadas, mantendo a monitorização permanente da situação resultante da depressão “Kristin”.
