O Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, participou no 28.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, numa sessão sobre a “Reforma da Governação do SNS”, onde foram discutidos os modelos de governação, a eficiência na decisão em saúde, a autonomia hospitalar e a responsabilidade institucional, bem como a necessidade de uma visão estratégica para as políticas públicas.
Na sua intervenção, Álvaro Almeida defendeu que o SNS deve garantir resultados iguais para todos os doentes, mas explicou que isso não significa tratá-los de forma idêntica, pois cada pessoa parte de um ponto diferente.
Destacou ainda que “uma boa governação exige uma gestão que reflita essa diversidade” e enumerou as virtudes do modelo de financiamento por capitação, que incentiva a gestão eficiente dos recursos para alcançar resultados. No entanto, alertou que esse modelo não poderá ser aplicado de forma uniforme em todo o SNS. “Para sermos equitativos nos resultados, é necessária uma diferença de meios para garantir resultados iguais.”
