Ir para o conteúdo

Nomeado Conselho de Administração da Unidade Local De Saúde do Litoral Alentejano

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde nomeou o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), reconduzindo Catarina Arizmendi Filipe como Presidente do Conselho de Administração da unidade que abrange o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, e os centros de saúde dos concelhos de Alcácer do Sal, Sines, Odemira, Grândola e Santiago do Cacém.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) tem, desde o dia 17 de agosto, competências plenas para a designação dos órgãos de gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde, um processo que estava, até agora, na esfera de decisão do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças.
Atendendo a que os atuais membros do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. cessaram o respetivo mandato a 31 de dezembro de 2022, torna-se necessário proceder à designação dos membros deste órgão estatutário, para um mandato de três anos.

Assim, Catarina Arizmendi Filipe inicia um segundo mandato como presidente do Conselho de Administração da ULSLA, funções que exerce desde 2020. José Sousa e Costa é reconduzido como Diretor Clínico para a área hospitalar e Zaida Alves é a nova Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde primários. Pedro Ruas mantém-se como Vogal Executivo e Ana Palmeirinha é nomeada Enfermeira-Diretora.

A DE-SNS reconhece o empenho desta equipa e agradece o trabalho do membro que cessa funções, renovando o compromisso de consolidação da gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde e de defesa de um serviço público de saúde que responda às necessidades da população.

NOTAS CURRICULARES

Catarina Maria Alves Arizmendi Filipe é licenciada em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa, com uma Pós-Graduação em Administração Hospitalar pela Universidade Nova de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública e o curso PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE Business School. É presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano desde 25 de junho de 2020, tendo sido anteriormente Vogal Executiva do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Iniciou a carreira de administradora hospitalar no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde foi diretora da unidade de gestão de doentes.

José António Santana de Sousa e Costa é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, especialista em Medicina Interna e em Medicina Intensiva. Exerce, desde 2020, as funções de Diretor Clínico para a área dos cuidados hospitalares na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, tendo concluído no mesmo ano o curso PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde. Foi diretor do serviço de Medicina Interna da ULSLA, tendo promovido nessas funções a criação da Unidade Integrada de Gestão da Insuficiência Cardíaca e um projeto de Integração de Cuidados entre a Medicina Interna e os Cuidados de Saúde Primários da região.

Zaida Cristina da Conceição Leal Alves é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina Universidade de Lisboa e especialista em Medicina Geral e Familiar. É coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santiago do Cacém e diretora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar do Litoral Alentejano desde 2014. Desde 2010, é também orientadora de formação de Medicina Geral e Familiar.

Pedro Filipe Figueira Machado Ruas é licenciado Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), com uma pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, pela Faculdade de Direito de Lisboa, e doutoramento em Relações Internacionais e Ciência Política, pela Universidade Católica Portuguesa. É Vogal Executivo na ULSLA desde 2020, ano em que concluiu o PADIS. Foi adjunto e chefe do gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade entre 2015 e 2020, tendo exercido funções na Câmara Municipal do Montijo e no Governo Civil do Distrito de Setúbal.

Ana Paula Parreira Palmeirinha Pinto tem o curso geral de Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo, e a licenciatura em Enfermagem – opção de Geriatria/Gerontologia, pela Escola Superior de Enfermagem de Beja. Exerce funções como Enfermeira Gestora na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcácer do Sal e NO Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Alcácer do Sal desde 2006, tendo iniciado a carreira no Centro de Saúde de Grândola em 1988. Coordena a Equipa Coordenadora Local de Alcácer, no âmbito da RNCCI, desde 2007, tendo tido funções em diferentes grupos de trabalho da região ao longo dos anos.

 

Atualizado a 31  de agosto  de 2023