A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde nomeou o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste E.P.E., em que reconduz Carlos Alberto Vaz como Presidente do Conselho de Administração da unidade que abrange três hospitais – Hospital Distrital de Bragança, S. A., o Hospital Distrital de Macedo de Cavaleiros e o Hospital Distrital de Mirandela e 14 Centros de Saúde que servem a população do distrito de Bragança.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) tem, desde o dia 17 de agosto, competências plenas para a designação dos órgãos de gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde, um processo que estava, até agora, na esfera de decisão do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças.
Atendendo a que os atuais membros do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), E.P.E. cessaram o respetivo mandato a 31 de dezembro de 2021, torna-se necessário proceder à designação dos membros deste órgão estatutário, para um mandato de três anos.
Duarte da Silva Soares é nomeado Diretor Clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares e Filipa Sofia Guedes Faria, Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde primários. Paulo José Castro Rogão, que irá exercer funções com o pelouro financeiro, e Sandra Cristina Mendo Moura, indicada pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, são nomeados vogais executivos. Urbano José Castilho Rodrigues é também reconduzido como Enfermeiro Diretor.
A DE-SNS reconhece o empenho desta equipa e agradece o trabalho dos membros cessantes, renovando o compromisso de consolidação da gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde e de defesa de um serviço público de saúde que responda às necessidades da população.
NOTAS CURRICULARES
Carlos Alberto Vaz é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e frequentou o XIV Curso de Administração Hospitalar, na Escola Nacional de Saúde Pública. Iniciou a sua atividade profissional no Hospital Distrital de Bragança, tendo desempenhado funções como presidente do Conselho de Administração dos Hospitais Distritais de Mirandela (1990 e 1993), do Hospital Distrital de Bragança (1996 e 2002). Foi também nomeado presidente do Conselho de Administração dos Centros Hospitalares de Vila Real/Peso da Régua (2005) e do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro E.P.E. (2007 e 2010).
Três anos mais tarde, assume a presidência do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa E.P.E. até 2016.
Duarte da Silva Soares é licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Santiago de Compostela.
Frequentou o Mestrado de Cuidados Paliativos, no King’s College London e exerce funções como Assistente Hospitalar de Medicina Interna, desde 2016, na Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Foi membro da Direção do Colégio da Competência em Medicina Paliativa, pela Ordem dos Médicos (2017 a 2020). Foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, entre 2017 e 2020 e reconhecido com a “Cruz Vermelha de Dedicação”, em maio 2021, pela Cruz Vermelha Portuguesa, depois de ter assumido a Direção da Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, entre 2020 a 2023.
Filipa Sofia Guedes Faria, é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Especializou-se em Medicina Geral e Familiar na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Mirandela, tendo criado o núcleo de formação dessa mesma unidade, assim como o seu manual de acolhimento. Exerce funções no Centro de Saúde de Mirandela, da Unidade Local de Saúde do Nordeste, onde é diretora e coordenadora desde agosto de 2021.
É interlocutora da Unidade Local de Saúde do Nordeste para a Promoção da Robótica e Tecnologias Inovadoras da Saúde, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde desde maio de 2019.
Paulo José Castro Rogão é licenciado em Direito, com Especialização em Administração Autárquica.
Desempenhou vários cargos de direção nas Câmaras Municipais de Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães, tendo assumido o cargo de vereador do Município de Macedo de Cavaleiros (2021), com vários pelouros onde se destacam as áreas dos Assuntos Jurídicos; Finanças Municipais e Património; Planeamento e Gestão Urbanística.
Sandra Cristina Mendo Moura é licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget Nordeste (Macedo de Cavaleiros). Enfermeira especialista em enfermagem comunitária e médico-cirúrgica, com competência avançada em Gestão e diferenciada em Emergência Extra-Hospitalar.
Mestre em Gestão das Organizações (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança) e em Enfermagem Médico-cirúrgica (Escola Superior de Saúde de Bragança).
Enfermeira Coordenadora do Gabinete de Gestão de Qualidade da Unidade Local de Saúde do Nordeste entre 2010 e 2013 e Enfermeira responsável de serviço da Urgência Básica de Mogadouro de 2013 a 2017. Desempenhou funções como perita da Comissão de Enfermagem Extra-Hospitalar entre os anos 2018-2019.
Urbano José Castilho Rodrigues é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Bragança e Mestre em Gestão das Organizações, Especialização em Gestão de Unidades de Saúde.
Especialista em Enfermagem de Reabilitação, com a categoria de Enfermeiro Gestor. Possui a competência Avançada em Gestão de Serviços de Saúde pela Ordem dos Enfermeiros.
Enfermeiro Diretor desde abril de 2017, com a Coordenação técnico-científica da atividade de enfermagem da Unidade Local de Saúde do Nordeste E.P.E., exerceu múltiplas responsabilidades ao nível da gestão intermédia na ULSNE, E. P. E. (Enfermeiro Coordenador do Departamento de Medicina, Enfermeiro Gestor dos Serviços de Urgência, de Cuidados Intensivos, de Nefrologia e de Cirurgia).
É Secretário do Conselho Fiscal da Associação dos Enfermeiros Diretores de Enfermagem desde 2017.