OPERAÇÃO NASCER EM SEGURANÇA NO SNS
PLANO SAZONAL – VERÃO 2023
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, I.P. (DE-SNS), no âmbito da operação ‘Nascer em segurança no SNS’, comunica a decisão para os meses de junho a setembro de 2023, em todas as regiões do país.
Pelo impacto direto que tem nas grávidas, recém-nascidos e suas famílias, a rede de serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia merece atenção prioritária, sendo essencial salvaguardar os princípios da equidade, qualidade, prontidão, humanização e previsibilidade dos cuidados prestados no SNS. Os resultados deste plano estratégico serão avaliados pela DE-SNS e informarão as decisões para o futuro.
Portugal evidencia-se no panorama internacional pelas conquistas alcançadas em alguns indicadores de saúde ao longo dos últimos 40 anos, nomeadamente uma das mais baixas taxas de mortalidade perinatal do mundo. Tal realidade apenas foi possível graças à existência de um Serviço Nacional de Saúde que privilegiou, desde sempre, a segurança dos cuidados prestados às grávidas e crianças face ao número de locais onde, no passado, era aceitável a realização de partos.
O reforço do trabalho em rede entre as equipas de instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, assim como o planeamento estratégico atempado da resposta, é uma das missões centrais da Direção Executiva do SNS, organismo responsável por estabelecer a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade, segurança e confiança na utilização dos serviços de saúde, bem como uma utilização que maximize os recursos disponíveis e induza um melhor planeamento.
Desta forma, tendo em vista assegurar a previsibilidade e segurança do funcionamento dos Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e dos Serviços/Unidades de Neonatologia do SNS, pode obter mais informações:
Se necessitar de consultar o mapa Operação Nascer em Segurança no SNS de 1 de junho até 30 de setembro, clique aqui.
Consulte a deliberação.