O vogal do Conselho de Gestão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Enf.º Hélder de Sousa, esteve presente na cerimónia de compromisso do projeto “Infeção do Trato Urinário em Cuidados Continuados Integrados – ITUCCI”, um projeto-piloto que resulta de uma parceria entre a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O objetivo principal deste projeto é promover uma mudança estrutural na forma como o país previne as infeções do trato urinário associadas ao cateter vesical na população sénior institucionalizada na RNCCI.
No seu discurso, Hélder Sousa afirmou que “a Direção Executiva do SNS vê a segurança do utente não como um requisito isolado, mas como um eixo estruturante de um sistema completo que acompanha o utente do hospital ao domicílio, do centro de saúde à Unidade de Cuidados Continuados Integrados”.
Concluiu acrescentando que “quando unimos ciência, formação, humanização, compromisso e trabalho em rede, conseguimos prevenir infeções, evitar sofrimento, reduzir o uso de antibióticos e, acima de tudo, salvar vidas num ecossistema de saúde robusto e sustentável.”