
O Diretor Executivo do SNS, Álvaro Almeida, inaugurou um posto da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas instalações do Hospital de Santo André, em Leiria. Este posto da PSP, estrategicamente localizado na zona central das urgências, representa mais um passo na promoção de um ambiente seguro e tranquilo para todos os que recorrem a este hospital.
No local, Álvaro Almeida fez declarações nas quais expressou a posição da Direção Executiva relativamente à questão da segurança no SNS:
“Sabemos que, nos últimos tempos, se tem verificado um aumento — ou, pelo menos, uma maior perceção — de insegurança por parte dos profissionais. É nosso dever garantir-lhes um ambiente de trabalho sereno e seguro, que lhes permita exercer plenamente a sua missão de cuidar da população, sem preocupações relacionadas com a sua própria segurança.
Na Direção Executiva, dispomos de um gabinete de segurança dedicado à análise destas questões. Em abril, o Governo procedeu à alteração da legislação, reforçando a proteção dos profissionais de saúde em situações de violência no exercício da sua atividade. Todas as medidas que avancem nesse sentido serão sempre bem-vindas — como é o caso da criação deste posto da PSP no Hospital de Leiria —, pois reforçam, tanto para os profissionais como para a população, a presença da autoridade e a perceção de maior segurança.”
Esta iniciativa resulta de um protocolo assinado entre o Conselho de Administração da ULS da Região de Leiria e a Polícia de Segurança Pública — Comando Distrital de Leiria —, com o objetivo de reforçar a segurança, a proximidade e a capacidade de resposta às necessidades dos profissionais de saúde, utentes e visitantes.